Últimas

BrazilLAB - programa de inovação para discutir empreendedorismo e governo

Inscrições estão abertas e vão até 5 de julho pelo site oficial do programa

BrazilLab em BH - foto Divulgação
Estão abertas as inscrições para o BrazilLAB – um programa de inovação que acelera ideias e conecta empreendedores com o poder público. A startups interessadas podem se inscrever até o dia 05 de julho. Com o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, na última semana aconteceu o lançamento da 2ª edição do BrazilLAB em BH e contou a presença do presidente da Prodabel, Leandro Garcia, do secretário municipal de Desenvolvimento, Daniel Nepomuceno, da diretora da Endeavor Brasil, Marcela Zonis, e do fundador AppProva, embaixador Endeavor Brasil, empreendedor do BrazilLAB, João Gallo”.

O programa é aberto para empreendedores que ofereçam soluções aos desafios mais complexos da sociedade brasileira e que tenham ideias inovadoras voltadas ao setor público ou com interesse em trabalhar com o governo. Nesta edição, os projetos inscritos devem ser relacionados a uma das três áreas: equilíbrio fiscal, agricultura urbana e comunicação.

O programa

O BrazilLAB selecionará 10 startups de todo o Brasil para participarem do laboratório. Serão quatro ciclos de atividades presenciais que vão de agosto a dezembro, incluindo mentoria especializada, workshops, networking, visitas em campo e participação em rodada com investidores. Ao final do programa, os três finalistas receberão o investimento de R$ 50 mil e o primeiro lugar ganhará um curso de duas semanas no Vale do Silício na Draper University. Além disso, eles terão todo o apoio na aproximação com a poder público para a implantação dos seus projetos nas prefeituras.

Na última edição, foram mais de 600 projetos inscritos, sendo 11 selecionados para participarem de laboratório.

Challenges

Neste ano, empreendedores devem apresentar soluções para três áreas diferentes: agricultura urbana, equilíbrio fiscal e comunicação.

Equilíbrio fiscal: o Brasil vem enfrentando um período de recessão. Os impactos espalharam-se pelo país, e os municípios foram pegos em cheio. O desafio proposto é o de promover soluções que auxiliem na redução de despesas dos municípios e incentivem o papel fiscalizador do cidadão sobre as contas das prefeituras.

Agricultura urbana: mantendo-se o ritmo de crescimento populacional, em 2050, o mundo terá 9 bilhões de pessoas - sendo que 70% viverão em centros urbanos. Será necessário produzir alimentos em locais mais próximos de onde as pessoas moram e vivem. Como a tecnologia pode fomentar esta prática? Como soluções inovadoras podem conectar agricultores urbanos e cidadãos?

Comunicação: No ranking de e-participation da ONU, que mede a interação entre o poder público e os cidadãos, o Brasil ocupa a 37ª posição. No desafio de comunicação, as startups devem propor soluções que orientem prefeitos e o setor público na utilização de canais digitais e mídias.

Sobre o BrazilLAB


É um programa do Centro de Liderança Pública (CLP), patrocinado pelo Bank of America Merrill Lynch, E.Bricks e Instituto Betty e Jacob Lafer. Entre os parceiros, conta com instituições como Fundação Brava, Comunitas, Endeavor Brasil, Start-Up Chile e Microsoft.

A inspiração para o programa de aceleração do BrazilLAB veio de iniciativas internacionais, como o Solve/MIT e o Mayors Challenge/Bloomberg Philanthropies. Esses programas estimulam a inovação, o intercâmbio e o diálogo entre acadêmicos, setor privado, empresários e setor público, visando à promoção de um espaço eficiente que permita o envolvimento da sociedade na busca de soluções.

O objetivo é estimular no Brasil uma cultura voltada para inovação na área pública. A iniciativa dá apoio a empreendedores engajados em soluções para os desafios mais complexos vividos pela sociedade atualmente.

Sobre a Endeavor

A Endeavor é uma organização global e sem fins lucrativos que existe para multiplicar o número de empreendedores de alto impacto e criar um ambiente de negócios melhor para o Brasil. Para isto, seleciona e apoia empreendedores inovadores, que sonham grande e transformam os setores em que atuam; compartilha suas histórias e aprendizados; e promove estudos para direcionar o ecossistema empreendedor brasileiro. Mais informações: https://endeavor.org.br/

Nenhum comentário