Best Practice Day se consolida no calendário de eventos Lean no País
Com cerca de 400 participantes em dois dias, divididos entre workshops, palestras e treinamentos práticos, segunda edição da Conferência Internacional de Lean Management se torna referência no mercado de Melhoria Contínua.
A segunda edição do Best Practice Day Brasil – Conferência Internacional de Lean Management, promovida pela Staufen Táktica, que aconteceu nas últimas quarta e quinta-feira, 7 e 8 de junho, no Centro de Convenções do SENAC Santo Amaro, consolidou o evento como uma das maiores oportunidades para troca de conhecimentos, tecnologia e networking entre grandes executivos, CEO’s, gerentes, diretores e gestores de empresas nacionais e multinacionais, distribuídas entre diversos ramos de atividade e áreas de atuação.
Estiveram presentes, entre as empresas de destaque e gigantes do mercado, equipes gestoras da Embraer, Siemens, thyssenkrupp Campo Limpo, BOSCH, Caterpillar, AGCO, ZF do Brasil, Marcopolo, SCHOTT, SABÓ, Pollux, BASF e Staufen.Digital Neonex.
O Best Practice Day é um evento desenvolvido pela Staufen já há 14 anos em Darmstadt, na Alemanha. No continente europeu, a conferência se destaca pelo forte portfólio de empresas parceiras e profissionais convidados. No Brasil, a segunda edição superou todas as expectativas da organização e também dos participantes, que se disseram surpresos com a densidade dos conteúdos e novidades apresentados pelos palestrantes e facilitadores. “Participar novamente deste grande evento está sendo uma agradável surpresa para nós da thyssenkrupp. O Best Practice Day se agigantou desde a sua primeira edição aqui no Brasil e, desta vez, trouxe muito mais trocas de experiências significativas para nós participantes e palestrantes. Todos estamos aprendendo muito aqui hoje. É impossível sair deste evento sem uma nova referência, uma nova ideia, algo que possamos colocar em prática no nosso ambiente de trabalho”, elogiou José Carlos Cappuccelli, CEO da metalúrgica thyssenkrupp Campo Limpo.
De acordo com o autor francês e especialista Lean, Michael Ballé, grande destaque desta edição, eventos como este são de extrema importância para troca de experiências e atualização de quem pratica Lean no dia-a-dia da empresa. “O Lean está em constante mudança. Não se pode aprender algo hoje e parar por aí. É preciso sair daqui, colocar em prática, testar, medir, melhorar e compartilhar para que surjam novas ideias sempre. Nós precisamos começar a aplicar o Lean em nós mesmos, para depois aplicarmos em nossa equipe e criarmos um modelo sustentável e eficiente de melhoria contínua. E tudo isto nasce desta troca. Ela é fundamental”, avaliou Ballé, que ainda participou de uma noite de autógrafos de suas principais obras durante coquetel promovido pela Staufen Táktica no dia 7.
Outros grandes CEO’s do mercado brasileiro se juntaram a Ballé para falar de processos de melhoria contínua, desafios e apresentar cases de sucesso. Valter Pieracciani, sócio diretor da Pieracciani Desenvolvimento, abordou na ocasião os desafios da indústria brasileira e mundial. Enquanto o CEO da Marcopolo, Francisco Gomes Neto, contou a experiência da Marcopolo na Transformação Lean através de Kaizen. Eduardo Lorenzo Castro, da Embraer, abordou o programa global sustentável de Lean Enterprise.
A Liderança Lean, os conceitos de Lean 4.0, a Excelência Operacional e o futuro da indústria também estiveram entre os destaques do evento, apresentados sob a ótica dos gestores da BOSCH, Caterpillar, Siemens, BASF e ZF do Brasil. Cada sessão consistiu em duas apresentações de cases de sucesso, seguida de discussão entre os participantes.
Já na quinta-feira (8), a conferência sediou diversos workshops simultâneos, distribuídos entre São Paulo, São Bernardo do Campo, Itupeva e Mogi das Cruzes, sobre temas como a Transformação Lean com Sustentabilidade, o Desdobramento de Metas, Toyota Kata, Shop floor Management, Lean Administration e Lean 4.0, ministrados por especialistas de renome da área e grandes gestores, como o próprio Michael Ballé; Paulo Lima e Dário Spinola, gerentes gerais da Staufen Táktica; Flávio Rosso, diretor da ZF do Brasil; e Peter Stephan, da Staufen.Digital Neonex.
De acordo com o general manager da Staufen Táktica, Dário Spinola, o Best Practice Day alcançou, após esta segunda edição, o nível de excelência e credibilidade que já acompanham há tantos anos o evento europeu. “Tenho certeza de que chegamos onde gostaríamos e, daqui para frente, vamos zelar para manter a qualidade desta troca de experiências e conhecimentos e fazer com que cada vez mais empresas nacionais tenham acesso às ferramentas Lean, a fim de transformarem seus negócios ao eliminar desperdícios, aumentar os lucros e focar esforços nas estratégicas corretas. Este é o nosso grande objetivo e estamos no caminho certo”, finalizou Spinola.
Nenhum comentário