Como a música pode ajudar no aprendizado de crianças *Por Amanda Cunha
Especialista explica como a música pode ajudar
no aprendizado de um outro idioma e dá dicas de como utilizá-la
Já reparou que, às vezes, você escuta uma música uma única vez e ela fica o dia todo na sua mente? Pois bem, com as crianças o processo é o mesmo. Por esse motivo, temos músicas para quase tudo nesse processo de aprendizagem. As crianças, aprendem com música desde muito cedo, seja em canções de ninar ou para brincar mesmo.
Aprender com música é muito efetivo, pois estimula a função cognitiva, o corpo, emoção e audição do aluno. A música é uma forma lúdica de aprendizagem que sempre foi parte da vivência humana. Por isso, não é incomum que pessoas de todas as idades, jovens ou adultas, a apreciem enquanto trabalham ou estudam. A utilização dela no ensino se torna mais fácil, principalmente quando se acredita que a tradução não é necessária para transformar informações em conhecimentos de forma significativa.
Com crianças pequenas, por exemplo, esse recurso é mais largamente utilizado, pois elas ainda não possuem o domínio da escrita e precisam recorrer à memorização. A música auxilia nesse processo e pode ser utilizada para criar um ambiente acolhedor para o aprendizado e para desenvolver a compreensão auditiva, além de servir de material para discussão, aperfeiçoamento da pronúncia, expansão do vocabulário e ampliação do conhecimento cultural. É uma experiência que enrique e colabora com a socialização das crianças, já que estimula também seu repertório.
A música deve ser parte do repertório de ferramentas pedagógicas utilizadas no processo de aprendizagem, já que possui uma linguagem autêntica, aspectos culturais e se utiliza de letras de fácil memorização, de forma que as crianças percebem o uso imediato dessa linguagem, consolidando o aprendizado. O interessante é que elas acompanhem a canção com a letra, ouçam e leiam ao mesmo tempo, em uma forma divertida e eficaz de associar a forma escrita e a pronúncia.
Estimule as crianças a procurarem palavras que elas desconheçam em um dicionário para ter certeza de seu significado naquele contexto. Isso irá fazer com que elas tenham mais atenção, inclusive na pronúncia. Uma vez memorizada, elas podem repetir a letra várias vezes, como as canções de lanchar.
Músicas são uma fonte muito divertida de prática por repetição, pois as crianças cantam o refrão várias vezes, o que as leva a assimilar a linguagem, assim como a pronúncia, de forma lúdica. A repetição auxilia no processo de consolidação, ou seja, permite que itens de linguagem sejam realmente aprendidos, e posteriormente, utilizados em diferentes situações de comunicação, pois quanto mais a usamos, mais rapidamente conseguimos acessá-la na hora de falar, o que permite uma comunicação mais fluida, sem grandes pausas.
Além de estimular a atuação do cérebro da criança, você irá estimular o aprendizado de um outro idioma de seu filho que irá acompanhá-lo e beneficiá-lo para a vida toda.
*Amanda Cunha é coordenadora pedagógica do Centro Britânico Idiomas
Nenhum comentário