Últimas

Cursos de graduação ajudam a formar empresários de sucesso

Confira as dicas de cursos para cada perfil


Nos últimos dois anos, o Brasil passa por uma situação econômica preocupante com um número alto de desempregados. Mas o cenário pode melhorar para aqueles que, como alternativa, buscam novas oportunidades, como a abertura de um negócio próprio. Ao contrário do que acontecia antigamente, as pessoas estão investindo, cada vez mais, em uma preparação de qualidade para que tenha mais chances de prosperar. Para se ter ideia de como isso é importante, basta acompanhar os dados da última pesquisa Demografia das Empresas 2014, realizada pelo IBGE, que mostra que de cada dez empresas, seis não sobrevivem após cinco anos de atividades, e é claro que isso tem a ver com a qualificação profissional.

Pensando nisso, algumas pessoas decidem ingressar no Ensino Superior, optando por cursos que ajudam na visão de economia e mercado, além de desenvolver habilidades de gestão necessárias para ser um empreendedor de sucesso. Atualmente, no mundo educacional, algumas universidades e faculdades estão introduzindo metodologias de ensino e aprendizagem dando foco nas práticas de gestão empresarial, com base nas diretrizes curriculares dos cursos da área de administração, contabilidade e ainda com o novo catálogo de cursos superiores de tecnologia, que ofertam cursos práticos de curta duração na modalidade a distância ou presencial, para atender as demandas de novos empreendedores.

São várias opções de cursos de graduação que ajudam nessa empreitada, e para descobrir qual a mais indicada para cada perfil, o professor Dr. Koffi Amouzou, da faculdade Unyleya, gestor de ensino superior há mais de 15 anos, dá algumas dicas.

Segundo ele, entre os cursos que possuem relação com o empreendedorismo estão: Administração, Marketing, Logística, Recursos Humanos e Gestão Ambiental.

Confira como cada um desses cursos podem ajudar para quem pretende abrir ou já possui uma empresa e/ou diversificar serviços:

Administração:

O curso oferece um leque de oportunidade bem completo na formação do aluno, com base em três pilares do sucesso para abrir o próprio negócio: conhecimento, habilidade e competências de gestão com abordagem: nas áreas de finanças, produção e logística, plano de marketing, comércio exterior e o e-commerce. O aluno poderá abrir uma empresa em diferentes ramos de atuação.

Logística:

Com esse curso o aluno aprende e domina conceitos de aquisição, recebimento, armazenagem, distribuição e transporte de bens e serviços da empresa. Podendo abrir empreendimento de prestação de serviços na área de logística, uma vez que domina os processos de planejamento e coordenação e movimentação física, e de informações sobre as operações multimodais de transporte, para proporcionar fluxo otimizado e de qualidade para peças, matérias-primas e produtos.

Marketing:

Com o curso de marketing o aluno se transforma em um profissional em serviços especializados de elaboração de estratégias de vendas, atraindo e mantendo clientes para seu negócio. Além de desenvolver habilidades para estudo de mercado e seu ambiente socioeconômico, tendo a possibilidade de criar produtos ou serviços e promover os mesmos para sua empresa, assim como habilidades de desenvolver modelos de comunicação para o negócio próprio.

Gestão de Recursos Humanos

No curso de Recursos Humanos de algumas faculdades há possibilidade de, na conclusão, criar uma empresa de serviço de consultoria para planejamento, gerenciamento dos subsistemas de gestão de pessoas, tais como: recrutamento, treinamento, cargos e salários, benefícios, gestão de carreiras e sistemas de informação de RH. Hoje no mercado têm muitas empresas que terceirizam seus serviços de folha de pagamento o aluno pode criar um negócio para atender estas empresas.

Gestão ambiental

Esse curso dá a base para se montar uma empresa de consultoria às indústrias, e empreendimentos de médios e grandes portes, no desenvolvimento de programas de controle e conservação ambiental com um grande domínio dos conceitos de gestão de resíduos sólidos, de sistema de controle do meio ambiente e do domínio dos mecanismos de implantação do ISO 9001 e da obtenção dos selos de responsabilidade social ambiental.

Nenhum comentário