Últimas

Eficiência energética: thyssenkrupp conquista certificação ISO 50001

Criada para auxiliar as empresas a implementar um sistema de gestão focado no aumento da eficiência energética, norma internacional visan reduzir custos e impactos ambientais 

A fábrica de componentes automotivos da thyssenkrupp em Campo Limpo Paulista (SP) acaba de ser certificada na norma ISO 50001, pela qual se estabelecem padrões para a implementação de um sistema de gestão de energia. Emitida pelo Bureau Veritas Certification, a certificação atesta que a thyssenkrupp Metalúrgica Campo Limpo cumpre os requisitos de uma política de gestão de energia, cujo objetivo é melhorar a eficiência da planta por meio da identificação sistemática de áreas críticas e oportunidades de melhorias.

“A conquista da ISO 50001 coroa um projeto de mais de um ano que trará enormes benefícios à nossa operação”, diz José Carlos Cappuccelli, CEO da thyssenkrupp Metalúrgica Campo Limpo. “O ganho em eficiência aumenta a nossa competitividade, visto que mantemos o mesmo ritmo de produção e qualidade de nossos produtos ao mesmo tempo em que reduzimos custos operacionais e minimizamos ainda mais os impactos no meio ambiente e a utilização de recursos naturais”, complementa.

Para adequar a operação da fábrica à norma ISO 50001, diversas medidas foram estabelecidas internamente. Primeiramente, um comitê multidisciplinar foi criado a fim de estabelecer metas e diretrizes, além de mapear os principais consumidores de energia dentro da fábrica. Após essa etapa, a medição e o controle rigoroso dos indicadores da fábrica possibilitaram a avaliação dos processos produtivos, incentivando os grupos de trabalho a buscarem melhorias de seu desempenho.

Paralelamente, uma série de ações internas de conscientização foi estruturada, de modo que os mais de 2 mil colaboradores da planta tivessem autonomia para identificar e reportar pontos de desperdício de energia.

“O comprometimento de todos pela busca de melhorias e a eliminação de focos de desperdício de energia reforça a cultura de melhoria contínua da empresa”, enfatiza Cappuccelli.

Segundo pesquisa recente da ISO (2016), em todo o mundo já foram emitidos cerca de 12 mil certificados ISO 50001. No Brasil, contudo, o número de empresas certificadas ainda é pequeno, o que posiciona a thyssenkrupp Metalúrgica Campo Limpo como uma das pioneiras na implementação de um sistema de gestão de energia certificado pela ISO 50001.

Sobre a thyssenkrupp Components Technology

Empregando cerca de 30.000 pessoas em todo o mundo, a área de negócios Components Technology da thyssenkrupp produz componentes de alta tecnologia embarcada para o setor automotivo e para o setor de maquinário. Para a indústria automotiva, os produtos fabricados incluem eixos de comando de válvula, virabrequins, sistemas de direção e de amortecimento, molas e estabilizadores, bem como a montagem de módulos de eixo. Para o setor de maquinário, a thyssenkrupp fornece componentes para a construção de equipamentos, turbinas eólicas e para diversas aplicações de engenharia.

Sobre a thyssenkrupp

A thyssenkrupp é uma empresa industrial diversificada com ampla tradição no mercado de materiais e participação crescente no setor de bens de capital e serviços. Visando sempre o progresso sustentável, a empresa conta com mais de 156.000 colaboradores, em cerca de 80 países, que atuam com paixão e experiência tecnológica no desenvolvimento de produtos de alta qualidade, bem como em processos e serviços inteligentes para a indústria. No ano fiscal de 2015/2016, a thyssenkrupp obteve o faturamento global de aproximadamente 39 bilhões de euros.

Desenvolvendo negócios no Brasil desde 1837, a thyssenkrupp emprega aproximadamente 12 mil colaboradores em todas as regiões do país nos segmentos automotivo, energia, infraestrutura, mineração, cimento, construção civil, química, petroquímica, defesa e siderurgia.

Nenhum comentário