Últimas

Enem: estudantes se preparam com antecedência

O segredo para se dar bem na prova é treinar a inteligência: atenção, memória e raciocínio lógico podem garantir bom desempenho 


Todos os anos, milhares de alunos dedicam horas e mais horas estudando para realizar um sonho em comum: entrar na faculdade. Atividades preparatórias como simulados e revisões são regras básicas para enfrentar a prova. Mas o que muitos estudantes estão fazendo agora para conquistar um diferencial é treinar o cérebro.

A estimulação cognitiva aumenta a capacidade e a agilidade de nosso cérebro. Como? Por meio de desafios variados, constantes e gradativos, potencializamos nosso cérebro que passa a responder com maior rapidez e consistência aos desafios postos em nosso dia-a-dia.

A prática está fundamentada na neurociência, no conceito de neuroplasticidade cerebral. “Esta é a capacidade que o nosso cérebro tem de se modificar de acordo com os estímulos, criando novas conexões entre os neurônios”, explica Solange Jacob, Diretora Pedagógica do Método Supera, uma rede de escolas de ginástica para o cérebro presente em 200 unidades no Brasil.

Ela completa dizendo que esta é uma condição, e não uma habilidade do cérebro. Portanto, é possível aprender e desenvolver o cérebro durante toda a vida, e não apenas até a fase adulta.

Prova disso é o aluno Mathias Blanco, de 15 anos, que treina o cérebro no SUPERA Passo Fundo (RS). “Meu raciocínio lógico melhorou depois que comecei a fazer SUPERA. Além disso, meu pensamento está mais rápido e sinto mais facilidade para aprender”, declara.

Assim como ele, Gustavo Muraishi também relata que a ginástica cerebral o ajudou nos estudos. No caso do estudante, que fez o curso do SUPERA em Ribeirão Preto (SP), a prática foi decisiva para o ingresso na faculdade.

“Estudo para medicina há quatro anos e sempre fiz cursinho pré-vestibular. Como a minha mãe já conhecia o SUPERA, achamos que poderia contribuir para os meus estudos. Fiz quase um ano de SUPERA e fui aprovado em medicina na FAMP, em Goiás. Com o SUPERA, eu pude me concentrar melhor nos estudos. As distrações não me tiravam atenção e eu conseguia ficar mais tempo estudando”, conta o aluno.

TREINE SEU CÉREBRO

Cuidar da saúde está indo muito além dos exercícios físicos e da boa alimentação. As pessoas agora estão preocupadas em treinar o cérebro, para mantê-lo saudável e operando no máximo de sua capacidade.

Com os neurônios em plena atividade, todo mundo consegue atingir seus objetivos. Todo cérebro pode aprender com facilidade e ter boa memória

A ginástica cerebral, quando praticada com a supervisão de um bom treinador e de forma regular – assim como a ginástica para o corpo – tem resultados comprovados cientificamente.

No SUPERA, os alunos treinam o cérebro com ferramentas como o ábaco, jogos online e de tabuleiro, dinâmicas em grupo, apostilas com exercícios cognitivos e neuróbicas (atividades que funcionam como exercício aeróbico para os neurônios).

Os principais resultados estão ligados às capacidades cognitivas dos alunos, como foco, concentração, memória, raciocínio lógico e criatividade. As aulas também treinam habilidades socioemocionais (autoconfiança e relacionamento interpessoal) e aliviam o estresse.

Nenhum comentário