Últimas

Entrega de Equipamentos e Veículos às Cooperativas do Distrito Federal marca o início da segunda fase do projeto Reviravolta



Na última sexta-feira (26/05), foi realizada a Solenidade de entrega de Equipamentos para quatro Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis do Distrito Federal. A iniciativa é do projeto Reviravolta, uma parceria entre a Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis - ANCAT e a Coalizão de Empresas do Setor de Embalagens, cujo objetivo é apoiar a estruturação das organizações de catadores para fomentar a sua inserção no sistema de logística reversa.

Segundo o presidente da ANCAT e um dos Coordenadores Nacionais do MNCR - Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, Roberto Laureano da Rocha, o momento marca o início da segunda fase do projeto, que prevê o investimento direto em 40 organizações de catadores, distribuídas por doze estados. “Esta é a execução de uma das principais metas do Reviravolta, que pretende fortalecer as organizações de catadores para que elas participem da implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos”, afirma Rocha ao completar que a Cooperativa Renove recebeu uma Pá Carregadeira, a Cooperativa Recicla Brasília um Caminhão da marca Kia e dois automóveis, para dar suporte ao trabalho, foram entregues as Cooperativas Cataguar e APCORC.



“ Além dos equipamentos que estão sendo entregues às 40 organizações de catadores beneficiadas pelo Projeto, elas já receberam o apoio técnico da ANCAT, que disponibilizou um profissional que as assessorou durante um ano”, completa Rocha.

Estiveram presentes na solenidade de entrega o secretário de meio ambiente do Distrito Federal, André Lima; a presidente da Central das Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis do Distrito Federal e Entorno - CENTCOOP, Aline Souza, e os presidentes das cooperativas beneficiadas.

Sobre o Reviravolta

O Projeto Reviravolta é desenvolvido por meio de uma parceria realizada entre a ANCAT e a Coalizão de Empresas do Setor de Embalagens e executa uma pequena parte (menos de 10%) dos recursos que estão sendo investidos em organizações de catadores no âmbito da logística reversa. A Coalizão de Empresas, por meio das Associações e Empresas que a compõem, possui diversas parcerias sendo desenvolvidas, de forma independente da ANCAT, diretamente com organizações de catadores e organizações não governamentais, para onde são destinados a maior parte dos recursos (pelo menos 90%) investidos no apoio as organizações de catadores, no âmbito da logística reversa. Em relação a estas outras parcerias desenvolvidas pela Coalizão de Empresas, a ANCAT não possui qualquer participação ou ingerência.

Já o Projeto Reviravolta tem como finalidade avançar na construção de estratégias de inserção dos catadores de materiais recicláveis nas oportunidades geradas pela política nacional de resíduos sólidos, seja na sua dimensão relacionada aos serviços públicos de coleta, que dá preferência as organizações dos catadores para realização da coleta seletiva, seja naquilo que estabelece enquanto obrigação do setor privado, mais especificamente nas possibilidades abertas pela logística reversa.

Uma das principais estratégias do Projeto é a identificação de oportunidades de mercado que permitam os catadores de materiais recicláveis avançarem na cadeia produtiva da qual fazem parte, aproveitando-se para isso da ampla base de cooperativas que compõem o MNCR e construído arranjos de negócio que tragam para o campo econômico a pujante capacidade de articulação social que tem sido o motor principal dos avanços dos catadores de materiais recicláveis do Brasil.

Para além dos projetos que desenvolve, a ANCAT tem se dedicado, em conjunto com o MNCR, a construir estratégia que favoreçam o processo de organização dos catadores que atuam nas ruas, de forma individual, e aqueles que ainda desenvolvem suas atividades em lixões.

Nenhum comentário