Últimas

Festival promove resgate a brincadeiras antigas

Nos dias 20 e 22 de junho, a Associação Mineira de Reabilitação (AMR) vai promover atividades lúdicas adaptadas para seus pacientes 

Esporte Terapia/cred Aline Silmara
A Associação Mineira de Reabilitação (AMR) realiza, no dia 20 de junho, das 14h às 17h, e no dia 22, das 9h às 12h, o Festival de Atividades Lúdicas, na quadra da instituição. O evento, que pretende promover um resgate das brincadeiras antigas e contagiar os presentes, faz parte da Esporterapia, atividade que atualmente é custeada com recurso incentivado do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de Belo Horizonte (FMDCA/BH).

Durante o festival, serão realizadas várias brincadeiras adaptadas, entre elas: coelhinho sai da toca, morto-vivo, estátua, mãe da rua, corre cutia, pegador, bambolê, dança da cadeira e polícia e ladrão. “Atualmente, os jogos eletrônicos e on-line estão supervalorizados e o que foi criado há um mês já é considerado ultrapassado. Por isso é interessante mostrar para as novas gerações como seus avós e pais se divertiam”, explica o coordenador de Esportes da AMR, Guilherme Sette.

Ele acrescenta que o festival vai ser ainda uma forma de aproximar e fortalecer mais os laços entre os pacientes da instituição e seus familiares. “Queremos trazer músicas e brinquedos que façam com a plateia participe ativamente das atividades, cantando, dançando e se divertindo conosco”, enfatiza.

Esportes adaptados

A Esporteterapia reúne uma série de atividades coletivas, que inclui esportes adaptados, além de danças e ritmos variados, para promover interação entre as crianças. A ação é conduzida por profissionais formados em Educação Física. Eles adaptam as várias especialidades esportivas conforme a deficiência de cada criança. Para engajar a participação de todos são promovidos durante o ano diversos eventos esportivos, como: amistosos, treinos, campeonatos, olimpíadas e copas.

Hoje os participantes praticam capoeira, basquete, goalbal (futebol adaptado), atletismo, trilha e outras atividades rítmicas. Em breve novos esportes serão incluídos, inclusive alguns radicais.

Associação Mineira de Reabilitação

Criada há 52 anos, a AMR é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que atende cerca de 500 crianças e adolescentes com deficiência física e em situação de vulnerabilidade e risco social.

A associação oferece serviços de assistência à saúde, principalmente na área de reabilitação, promovendo a inclusão social da criança por meio de um trabalho qualificado e inovador. A AMR é referência no atendimento multidisciplinar de reabilitação motora em Minas Gerais e conta com profissionais especializados nas áreas de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Psicologia, Musicoterapia, Esporteterapia, Odontologia, Serviço Social, Neurologia, Ortopedia e Cirurgia Ortopédica. O atendimento da entidade abrange Belo Horizonte e mais 22 municípios da região metropolitana.

Nenhum comentário