Últimas

Florianópolis incentiva cultura digital nas escolas

Tecnologias educacionais serão abordadas durante o 2º Congresso Catarinense de Cidades Digitais que acontece nesta semana em Bombinhas

O uso de tecnologias educacionais nas escolas públicas não envolve somente a disponibilização de tablets, notebooks e internet. Para o secretário de Educação de Florianópolis, Maurício Fernandes Pereira, que fala sobre o tema a gestores na sexta-feira (23) durante o 2º Congresso Catarinense de Cidades Digitais, em Bombinhas, é preciso reconstruir o plano de ensino a partir das novas mídias.

Para ele, além de infraestrutura tecnológica, inovar no processo pedagógico passa pela capacitação dos profissionais da área e a criação de uma cultura digital. “Isso não tem volta”, afirma. Na capital do Estado, diversas iniciativas e aplicativos têm surgido nas escolas. O município disponibiliza, além de equipamentos, ambientes virtuais e cursos online para os professores, aulas de robótica nas 36 unidades básicas de ensino. “Cada escola tem a sua dinâmica. Enquanto rede, damos as condições, incentivando a trabalhar com as novas mídias. As escolas tem vida própria e fazem acontecer”, destaca o secretário.

Itajaí – O projeto Erúdio e os resultados da informatização na gestão escolar em Itajaí será outro exemplo apresentado no 2º Congresso Catarinense de Cidades Digitais que começa nesta quinta-feira (22), no Centro de Eventos Vila do Farol, em Bombinhas. A iniciativa é da Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Bombinhas e visa estimular a modernização e desenvolvimento dos municípios do Estado.

As inscrições são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo redecidadedigital.com.br. O Congresso irá reunir prefeitos, gestores e vereadores de mais de 100 localidades para tratar de soluções, políticas públicas e iniciativas para Segurança, Turismo, Saúde, Turismo, Finanças, Comunicação, entre outras.

O 2º Congresso Catarinense de Cidades Digitais tem o patrocínio master da ENW e da GOVBR, ouro da Exati Tecnologia, prata do BRDE, bronze da Unicesumar e o apoio estratégico da Agência de Desenvolvimento São João da Boa Vista e da Paradigma. A iniciativa conta com o apoio institucional do Ministério da Ciência, Tecnologia Inovações e Comunicações, Federação Catarinense de Municípios (Fecam), CIASC, União dos Vereadores de Santa Catarina (UVESC), das Associações de Municípios AMARP, AMAUC, AMEOSC, AMFRI, AMMVI, AMREC, AMUNESC, AMURES e AMVALI, Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática (ABEPREST) e da Associação Brasileira de Internet (ABRANET).

Serviço:

2º Congresso Catarinense de Cidades Digitais
22 e 23 de Junho, em Bombinhas
Inscrições gratuitas para servidores públicos
http://redecidadedigital.com.br
Informações pelo congresso@redecidadedigital.com.br ou pelo (41)3015-6812

Nenhum comentário