Na próxima quarta-feira (28/06), a academia Mineira de Letras recebe o acadêmico Edmar Bacha para palestra "Henriqueta, Alaíde, José Carlos e Lourenço: um roteiro afetivo"
DIA 28 DE JUNHO, ÀS 20H, PELO PROGRAMA UNIVERSIDADE LIVRE
Edmar Bacha - Divulgação |
Baseada em seu texto "Os Lisboa: Fragmentos de Memória", Edmar Bacha aborda a história de sua família materna, a começar pelos seus seus avós Sinhá Lisboa e João Lisboa, que foi deputado estadual em Minas Gerais e deputado federal, falecido em 1947 como presidente do Conselho Administrativo de Minas Gerais, e seus nove filhos.
Três dos filhos dos Lisboa, tios de Edmar, foram respeitáveis membros da Academia Mineira de Letras, os quais o autor foca sua palestra e discorre sobre a importância dessas personalidades ao longo de sua vida e na sua eleição para a Academia Brasileira de Letras. São eles: a poeta Henriqueta Lisboa, que foi a primeira escritora eleita integrante da AML; o espanista José Carlos Lisboa; a pedagoga Alaíde Lisboa de Oliveira, autora dos clássicos infantis “Bonequinha Preta” e “Bonequinho doce”; e o latinista José Lourenço de Oliveira, um dos fundadores da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), da UFMG.
Sobre o palestrante:
Edmar Lisboa Bacha nasceu em Lambari, Minas Gerais, de uma família de escritores, políticos e comerciantes. É economista, fundador e diretor do Instituto de Estudos de Política Econômica/Casa das Garças, um centro de pesquisas e debates no Rio de Janeiro. Concluiu a Faculdade de Ciências Econômicas na Universidade Federal de Minas Gerais e, em seguida, obteve o Ph.D. em Economia na Universidade de Yale, EUA. Foi professor de economia em diversas universidades no Brasil e no exterior. No setor público, foi pesquisador no IPEA, presidente do IBGE e presidente do BNDES. Integrou a equipe econômica responsável pelo Plano Real. No setor privado, foi consultor sênior do Banco Itaú BBA e presidente da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).
É autor de inúmeros livros e artigos em revistas acadêmicas brasileiras e internacionais. Seu último livro autoral é “Belíndia 2.0: Fábulas e Ensaios sobre o País dos Contrastes” (Civilização Brasileira, 2012), que ganhou o Prêmio Jabuti de 2013. Recentemente, organizou um novo livro com o título: “A Crise Fiscal e Monetária Brasileira”, também publicado pela Civilização Brasileira e já em 2a. edição.
SERVIÇO:
Palestra “Henriqueta, Alaíde, José Carlos e Lourenço: um roteiro afetivo”, com Edmar Bacha
Data: 28 de junho
Horário: 20h.
Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466 - Lourdes - BH/MG).
Entrada gratuita. academiamineiradeletras.org.br
Instituto Unimed-BH
Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH foi criado em 2003 com a missão de conduzir o Programa de Responsabilidade Social Cooperativista da Unimed-BH. Os projetos desenvolvidos têm na saúde sua área prioritária, mas mantêm interface com outros campos por meio de cinco linhas de ação: Comunidade, Meio ambiente, Voluntariado, Adoção de espaços públicos e Cultura.
Nenhum comentário