Últimas

Pesquisa nacional sobre consumo de orgânicos aponta que 15% da população já consome produtos do gênero

A região Sul registra o dobro do consumo nacional, apurou a inédita pesquisa nacional com consumidores de orgânicos da Organis – Conselho Brasileiro de Produção Orgânica e Sustentável, realizada pea Market Analisys com 905 pessoas em nove capitais.

Os dados da primeira pesquisa nacional com consumidores de orgânicos foram fornecidos hoje, 7 de junho, na BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA e NATURALTECH – Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia, de 7 a 10 na Bienal do Ibirapuera, em São Paulo.

Adultos com idades entre 18 e 69 anos, das capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Recife, Porto Alegre e Goiânia representam 15% da população urbana consumidora de produtos orgânicos, especialmente a região Sul, com o dobro do consumo nacional.

Verduras, legumes e frutas são os alimentos mais consumidos, no entanto há disposição de introduzir outros produtos orgânicos nos hábitos de consumo – exemplo disso é que nas feiras abertas hoje há 1.200 produtos e serviços à disposição do público, que nos dois últimos dias pode visitar os eventos no Ibirapuera.

O mercado de produtos orgânicos é um dos que mais crescem no Brasil. O setor ganhou impulso depois da regulamentação em 2011 – que instituiu a obrigatoriedade de certificação e um selo de garantia para orientar o consumidor – e vem crescendo a taxas significativas desde então. Em 2016, o faturamento chegou a R$ 3 bilhões, um crescimento de 20% sobre o ano anterior (Fonte: Organis - Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável).

A pesquisa aponta que não existe uma marca forte que represente o setor de orgânicos e a percepção do consumidor é para marcas que aparecem mais na mídia e nas gôndolas dos supermercados, ponto de venda mais relevante. De acordo com o apurado, a maior barreira para o consumo aumentar é o preço e maior clareza sobre os benefícios desses produtos e a aplicação da certificação.

Prova de que há espaço para crescer nesse mercado é que 25% da população não estão interessados em mudar o hábito de consumo do convencional para o orgânico.

Outras informações da pesquisa

Quando há mais de uma marca de produto orgânico disponível, o preço é o principal fator decisor de compra.

Qual é o principal motivo para você não consumir produtos orgânicos atualmente? Respostas: falta de preços acessíveis (41%), falta de interesse (14%) falta de lugares próximos (12%) e falta de conhecimento (7%) predominantemente. “Precisávamos ter um perfil por região, com consumo, costumes e percepção do consumidor de orgânicos“, diz Ming Liu, responsável pela pesquisa. “Se há cerca de 600 feiras orgânicas mapeadas no Brasil e a cada ano o crescimento do setor chega a 20%, temos potencial de aumento de consumo”, diz ele.

Segmentação

O crescente desenvolvimento da produção orgânica brasileira – que vai muito além dos frutas, verduras e legumes in natura – se reflete na segmentação dos expositores dentro da BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA:

Bio Alimentos: carnes; sucos e bebida; leites, laticínios e ovos; frutas, verduras e legumes; pães, massas, bolos e biscoitos; mel e derivados; chocolates; café; alimentos orgânicos in natura e congelados em geral;

Bio Cosméticos: aromas e essências, cremes, shampoos, sabonetes, tônicos e matérias-primas;

Bio Moda: biojoias, confecções, tecidos e acessórios; e

Bio Produção e Serviços: insumos e fertilizantes, equipamentos e máquinas, certificadoras, consultorias, editorias e embalagens.

Em conjunto com a NATURALTECH, a BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA espera superar o número de 20 mil visitantes da edição anterior. Em sua maioria, são compradores de lojas especializadas, supermercadistas, atacadistas, distribuidores, restaurantes, hotéis, hospitais e outros estabelecimentos, e também profissionais como nutricionistas, terapeutas e chefs de cozinha

Nos dias 9 e 10, a feira é aberta ao público em geral, que tem oportunidade de degustar e comprar em pequenas quantidades diretamente dos produtores e fabricantes. Com isso, a BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA colabora na disseminação da cultura orgânica junto ao consumidor final e no desenvolvimento do mercado como um todo.

Rodadas de Negócios

Visando a ampliar ainda mais as oportunidades de negócios para seus expositores, a BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA e NATURALTECH promovem mais uma edição das Rodadas de Negócios. Trata-se de um conjunto de reuniões pré-agendadas entre empresas expositoras e compradores convidados pela organização que tenham interesse nos produtos oferecidos por esses expositores.

Nas Rodadas, as empresas expositoras ganham a oportunidade de conhecer potenciais e novos clientes, com reais possiblidades de concretizar negócios e ampliar seu mercado, uma vez que permitem apresentar os lançamentos e produtos de forma mais objetiva e direcionada. As reuniões acontecem nos dias 7 e 8 de junho durante a feira, mas fora dos estandes, num ambiente reservado e exclusivo, e não têm qualquer custo adicional para os expositores inscritos.

Realização

Desde 2013, a feira conta com a parceria da NürnbergMesse, promotora alemã da BIOFACH – mais importante feira de negócios de orgânicos do mundo, com edições na Alemanha, Índia, China, Japão e Estados Unidos. Com a parceria, a BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA passou a integrar o calendário internacional de feiras dedicadas à produção orgânica, incrementou a grade de seminários com a presença de importantes players mundiais do setor e ampliou as oportunidades de negócios de seus expositores com compradores de diversos países.

Sobre a Francal Feiras

O dinamismo, profissionalismo e alta qualidade que a Francal Feiras imprime a suas feiras de negócios nos quase 50 anos de atuação posicionam a empresa como uma das líderes do setor. Atualmente, a promotora colabora para o desenvolvimento de 15 importantes segmentos da economia por meio de eventos que ampliam a visibilidade das marcas, apresentam processos e produtos inovadores, e ampliam as oportunidades de negócios e relacionamento de toda a cadeia. O ambiente de negócios de todas essas feiras é enriquecido por um amplo e diversificado conteúdo profissional, transmitido por renomados especialistas, visando a contribuir para a disseminação do conhecimento, o aprofundamento do debate e a capacitação profissional. Conheça todos os eventos em www.francalfeiras.com.br.

Sobre a NürnbergMesse Brasil

Responsável por promover os mais importantes encontros de fornecedores, distribuidores e revendedores do país em suas feiras de negócios, a NürnbergMesse Brasil é uma subsidiária do Grupo NürnbergMesse e uma das maiores empresas internacionais organizadoras de eventos e exposições no Brasil. A companhia movimenta diversos segmentos da economia nacional, com alto nível de profissionalismo e competência. Os principais eventos são American Winner FIFé Cat Show, Analitica Latin America, BIOFACH América Latina, Brasil Cycle Fair, FCE Cosmetique, FCE Pharma, Glass South America, it-sa Brasil, PET South America, R+T South America e URB Trade Show.

Sobre o grupo NürnbergMesse

O grupo NürnbergMesse é uma das 15 maiores empresas organizadoras de feiras do mundo e faz parte das dez maiores empresas da Europa. O portfólio inclui mais de 120 feiras e congressos internacionais em Nuremberg (Alemanha) e em todo o mundo. Anualmente, cerca de 30 mil expositores (39% internacionais) e mais de 1,4 milhão de visitantes (22% internacionais) participam dos eventos organizados pelo Grupo NürnbergMesse, que está presente por meio de suas subsidiárias na China, América do Norte, Brasil, Itália e agora Índia. O grupo NürnbergMesse possui uma rede com cerca de 50 representantes que operam em 100 países.

SERVIÇO:

BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA 2017 – 13ª Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia

Evento simultâneo: NATURALTECH 2017 – 13ª Feira de Alimentação Saudável, Suplementos, Produtos Naturais e Saúde

Data: 7 a 10 de junho (quarta a sábado) – dias 9 e 10 abertos ao público

Horário: das 11h às 19h

Local: Pavilhão da Bienal do Ibirapuera

Promoção/Organização: Francal Feiras

Colaboração: NürnbergMesse

Patrocínio: Itaipu Binacional

Apoio: AAO (Associação de Agricultura Orgânica), Organis (Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável), Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), Sebrae Nacional (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Organic Food Fest

Apoio Institucional: Câmara de Comércio Brasil-Canadá e Câmara de Comércio Mercosul

Informações pelo telefone: (11) 2226-3100
Site: www.biobrazilfair.com.br
Twitter: @biobrazilfair
Facebook: BioBrazilFair
Google+: Bio Brazil Fair

FEIRA DE NEGÓCIOS, COM ENTRADA GRATUITA. DIAS 7 E 8: RESTRITA A PROFISSIONAIS DO SETOR. DIAS 9 E 10: ABERTA AO PÚBLICO

Nenhum comentário