Santo André é homenageada em livro lançado pela Assemae
Publicação ‘Experiências Municipais Exitosas em Saneamento – 2017’ tem o objetivo de demonstrar que a gestão pública é a melhor forma de prestar os serviços
“Para demonstrar que a gestão pública é a melhor forma de prestar os serviços, a Assemae lança hoje a publicação do livro ‘Experiências Municipais Exitosas em Saneamento – 2017’”, afirmou o presidente nacional da Assemae, Aparecido Hojaij, ressaltando ainda que as experiências reunidas no livro foram realizadas por 31 municípios que são referências nacionais no saneamento.
No caso de Santo André, a publicação destaca em 4 páginas o pioneirismo do Plano Diretor de Drenagem. Elaborado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) em 1999, o PDD de Santo André foi o primeiro do país e serviu de modelo para vários outros estudos do tipo Brasil afora, sendo que no município ele ainda hoje norteia obras e ações de combate às cheias.
O lançamento do livro aconteceu durante o 47º Congresso da Assemae, realizado esta semana em Campinas, com tema principal “Saneamento Público Municipal: um caminho para o Brasil”. Durante a entrega da publicação para os municípios homenageados, representou Santo André o diretor do DPO (Departamento de Planejamento e Obras) do Semasa, Sergio Bombachini.
Durante o evento, o presidente nacional da Assemae também ressaltou a importância da gestão municipal no saneamento, com a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, para demonstrar que o serviço público tem competência de prestar serviços com qualidade e eficiência. Aparecido Hojaij lembrou ainda que a Lei 11.445/2007 foi o marco legal que alavancou o setor do saneamento no país, e abrange os serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo de águas pluviais urbanas.
A publicação “Experiências Municipais Exitosas em Saneamento – 2017” é uma iniciativa da Assemae, com organização de Dieter Wartchow, ex-presidente da Assemae, e coordenada pelo secretário executivo da Assemae, Francisco Lopes.
Além do PDD de Santo André, os demais ações que integram a obra são dos municípios de Araraquara (SP), Blumenau (SP), Brasília (DF), Cacoal (RO), Campinas (SP), Campo Maior (PI), Caxias do Sul (RS), Caxias (MA), Ibiporã (PR), Itabirito (MG), Itaúna (MG), Ituiutaba (MG), Jaboticabal (SP), Jaraguá do Sul (SC), Jundiaí (SP), Jussara (PR), Lucas do Rio Verde (MT), Marechal Cândido Rondon (PR), Novo Hamburgo (RS), Penápolis (SP), Poços de Caldas (MG), Porto Alegre (RS), Rondonópolis (MT), São José do Rio Preto (SP), São Lourenço (MG), Uberaba (MG), Uberlândia (MG), Volta Redonda (RJ), além dos consórcios Consimares, em São Paulo, e o Simae, em Santa Catarina.
Nenhum comentário