SBAIT lança guia de prevenção a queimaduras em festas juninas
Material está disponível gratuitamente na internet e traz dicas de manuseio de fogos e cuidados domésticos
Dados da Sociedade Brasileira de Queimados apontam que cerca de 1 milhão de acidentes que causam queimadura acontecem por ano. Crianças com menos de dez anos e adultos em idade produtiva (entre 20 e 29 anos) estão entre as principais vítimas. “Poucas doenças trazem sequelas tão importantes como a queimadura. Mesmo que a vítima sobreviva, ela pode ter cicatrizes e contraturas que vão distorcer sua imagem, trazendo limitações físicas e problemas psicológicos, muitas vezes”, diz o diretor do Capítulo São Paulo e autor do guia, Bruno Pereira.
Além de dicas de como manusear os fogos de festas juninas, o guia também explica como a vítima deve proceder em caso de queimadura. “A primeira coisa a fazer é colocar o membro ou o segmento queimado embaixo da água fria por pelo menos dez minutos ou até o alívio da dor”, explica Pereira. Também é importante remover objetivos, como anéis, sapatos e cintos. Logo na sequência, deve-se cobrir a área queimada com panos limpos e procurar auxílio médico imediatamente. “As pessoas jamais devem usar medicamentos caseiros ou outras substâncias, como café, creme dental ou manteiga sobre a ferida”, orienta o médico.
Confira as dicas para manusear fogos nas festas juninas:
- Nunca aponte para pessoas
- Não solte fogos perto de copas de árvores e fios elétricos
- Acenda apenas um por vez
- Nunca tente reacender uma bomba que não tenha explodido
- Não solte rojões segurando-os nas mãos. Interponha rojões já usados ou varetas, mantendo-os a uma distância de 60 centímetros das mãos
- Não carregue bombinhas no bolso
- Antes de jogar um rojão usado fora, mergulhe-o em um balde de água
- Não guarde grandes quantidades de fogos em um só local
- Nas festas juninas, dê preferência para fogueiras pequenas e acenda-as longe de matas, depósitos de papel, produtos inflamáveis e ventania.
Nenhum comentário