Últimas

Trabalhos da Fundação Espaço ECO® (FEE®) são destaque em evento na Colômbia

Exemplos como Demarchi+Ecoeficiente e a comunicação que engaja para a mudança do Pensamento do Ciclo de Vida serão apresentados no CILCA 2017

A partir desta segunda-feira (12/06), a Fundação Espaço ECO® (FEE®) estará em Medellín, na Colômbia, para participar da VII Conferência Internacional de Análise de Ciclo de Vida na América Latina (CILCA 2017). Na ocasião, serão apresentados casos de sucesso da FEE® que podem contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), tema central da conferência este ano. Especialistas de todo o mundo apresentarão os resultados de suas pesquisas, destacando como o Pensamento do Ciclo de Vida pode contribuir para o alcance destas metas.

A FEE® destacará projetos de consultoria que realizou para a gestão de empresas com base na sustentabilidade, bem como a disseminação do tema como ferramenta indispensável para o dia-a-dia da sociedade. Iniciativas que envolvem diversos objetivos, como “Indústria, Inovação e Infraestrutura” (ODS 9) e “Consumo e Produção Responsáveis” (ODS 12).

Entre os casos concretos apresentados, está o Demarchi+Ecoeficiente, iniciativa pioneira da BASF que consistiu em uma Análise do Ciclo de Vida organizacional, ou seja, a empresa decidiu verificar os impactos econômicos e ambientais gerados direta e indiretamente por um de seus complexos industriais, o Demarchi, em São Bernardo do Campo (SP).

“Este tipo de projeto auxilia a tomada de decisão dos executivos com base em informações e dados concretos. Assim é possível gerenciar os impactos na cadeia e buscar formas estratégicas de redução, reutilização e reciclagem dos recursos para que a economia circular possa ser desenvolvida”, afirma Max Silva, analista de Sustentabilidade Aplicada que apresentará o estudo.

Atualmente, diversas publicações técnicas abordam o conceito de Pensamento do Ciclo de Vida como argumento para o desenvolvimento sustentável, mas é necessário tornar este tema relevante para a sociedade. Durante o evento, a Fundação Espaço ECO® abordará o papel da comunicação para mobilizar e engajar a sociedade a repensar seus hábitos com uma lógica racional, ou seja, como governos, empresas e consumidores precisam entender que são apenas parte da vida de um produto.

A conferência CILCA acontece a cada dois anos em diferentes países da América Latina. A primeira ocorreu em 2005, em San Jose, Costa Rica, passando por: São Paulo, em 2007; Pucon (Chile), em 2009; Coatzacoalcos (México), em 2011; Mendoza (Argentina), em 2013; e Lima (Peru) em 2015.

Sobre a Fundação Espaço ECO®

Criada em 2005 pela BASF, empresa química líder mundial, com apoio da GIZ, agência de cooperação técnica internacional do governo alemão, a Fundação Espaço ECO® atua como consultoria em sustentabilidade, com a missão de promover o desenvolvimento sustentável no ambiente empresarial e na sociedade e estimular a melhoria contínua e inovação de processos e produtos. A FEE® aplica metodologias que medem os impactos econômicos, ambientais e sociais com base no conceito de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV), gerando resultados tangíveis consolidados em planos de ação, com levantamento de indicadores, treinamento e suporte na implementação de projetos para seus clientes e parceiros. Além disso, a organização realiza parcerias com órgãos públicos, universidades, institutos de pesquisa e associações e coordena iniciativas voltadas à conservação ambiental e à gestão sustentável de recursos naturais. Saiba mais em: www.espacoeco.org.br e em www.facebook.com/fundacaoespacoeco.

Sobre a BASF

Na BASF, nós transformamos a química para um futuro sustentável. Nós combinamos o sucesso econômico com a proteção ambiental e responsabilidade social. Os 112 mil colaboradores do Grupo BASF trabalham para contribuir para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e quase todos os países do mundo. Nosso portfólio é organizado em 5 segmentos: Químicos, Produtos de Performance, Materiais e Soluções Funcionais, Soluções para Agricultura e Petróleo e Gás. A BASF gerou vendas de mais de € 70 bilhões em 2015. As ações da BASF são comercializadas no mercado de ações de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurich (AN). Para mais informações, acesse: www.basf.com.br.

Nenhum comentário