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Unilever faz da inclusão social estratégia de negócio

Por meio de seu Plano de Sustentabilidade a companhia tem como compromisso melhorar as condições de vida de 5,5 milhões de pessoas ao redor do mundo por meio de negócios inclusivos até 2020

São Paulo, junho de 2017 - Fernando Fernandez, presidente da Unilever Brasil, abriu as portas da empresa para um encontro diferente. Ciente do papel da companhia em transformar realidades, o executivo convidou influenciadores de diferentes setores para discutir projetos de inclusão social liderados pelas marcas Brilhante, Kibon e Seda. O objetivo: submeter as iniciativas ao olhar externo de pessoas críticas e, principalmente, engajadas em transformar o mundo para melhor.

Participaram do debate Camila Achutti, criadora do blog Mulheres na Computação, fundadora e CTO do Mastertech e a primeira estudante latino-americana a conquistar o prêmio Women of Vision, em 2015; Marcel Fukayama, co-fundador do Sistema B Brasil e da startup Din4mo; Ralf Toenjes, da ONG Renovation e gestor nacional da OneDollarGlasses; Ricardo Politi, co-fundador do Broota Brasil e sócio da Mindset Ventures; e Rogério Oliveira, um dos fundadores da Yunus Negócios Sociais Brasil.

Na ocasião, os influenciadores convidados puderam conhecer, avaliar e sugerir melhorias em três projetos que estão em diferentes graus de maturidade. O Projeto Ciclo Brilhante - programa de capacitação voltado para mulheres que tem o próprio negócio ou querem empreender - está entrando em seu terceiro ano e já impactou mais de 150 mil pessoas; a iniciativa Eu Sou Kibon - que fornece treinamento, equipamentos de segurança e condições especiais para compra de produtos para pequenos varejistas e sorveteiros - está finalizando a fase piloto em Recife, transformou a vida de 180 sorveteiros e 30 micro-operadores e será expandido para outras capitais do Nordeste ainda este ano; e Seda lançará esse mês o Plano de Menina #Juntasarrasamos – plataforma digital que tem o objetivo de conectar meninas de comunidades de todo o Brasil, fornecendo conteúdos para ajuda-las a buscarem um futuro melhor e fomentando o empoderamento por meio da colaboração feminina. A iniciativa surge da parceria com o projeto social Plano de Menina e a rede social para a troca de conhecimento Bliive.

“Os projetos comprovam que seguimos progredindo na construção de marcas sustentáveis. Aquelas que, a partir de um propósito, implementam ações para transformar realidades. Isso tem se mostrado extremamente relevante para o consumidor e, consequentemente, benéfico para o negócio”, afirma Fernando Fernandez, presidente da Unilever Brasil.

Somente em 2016, as marcas sustentáveis entregaram mais de 60% do crescimento total da companhia (em 2015 foi 46%), cresceram 50% mais rapidamente que o restante do negócio e registraram incremento de vendas acima da média, com taxas de cerca de 10% ou mais durante os últimos seis anos. Hoje, 18 das 40 principais marcas da Unilever são sustentáveis (em 2015, eram 12).

“O Plano de Sustentabilidade da Unilever mostra que é possível fazer negócio de uma maneira diferente, que é possível crescer de forma responsável. A questão da desigualdade social é mundial, mas ganha contornos mais complexos no Brasil. Queremos usar a força do nosso negócio para melhorar a vida das pessoas, gerando oportunidade de renda e trabalho em toda a nossa cadeia de valor”, conclui Fernando Fernandez, presidente da Unilever Brasil.

Além dos projetos liderados pelas marcas, a Unilever busca uma atuação cada vez mais inclusiva em toda a sua cadeia de valor, abarcando fornecedores e clientes - por meio da Política de Fornecimento Responsável e de iniciativas para fomentar pequenos e médios agricultores e varejistas -; e o público interno, por meio de uma sólida política de Diversidade e Inclusão (D&I).

Os principais pontos levantados durante o bate-papo:

  • Sustentabilidade rentável: inserir o conceito de responsabilidade ambiental e social no coração do negócio é o único caminho viável para as empresas que visam o longo prazo; 
  • Conexão com o business: projetos que tenham ligação direta com o negócio têm mais chances de serem perenes justamente por que ajudam o negócio a crescer; 
  • Independência financeira: iniciativas que se tornam autossustentáveis do ponto de vista financeiro, além de mais duradouras, tem maior potencial de escala; 
  • Aliança de expertises: a soma de forças enriquece as iniciativas na medida que estimula múltiplos olhares sobre uma mesma questão, promove escala e aumenta, assim, o impacto positivo na sociedade. 

CASES

EU SOU KIBON
  • Eu Sou Kibon consiste na revisão do canal mobile da marca (carrinhos), que passa a ter como foco o desenvolvimento econômico das pessoas que fazem a distribuição e comercialização de sorvetes ao consumidor final: micro-operadores e sorveteiros; 
  • O projeto Eu Sou Kibon foi desenvolvido a partir da missão social global da marca - construir um mundo mais feliz e mais inclusivo - e dá oportunidade de geração de renda para pessoas em situação vulnerável; 
  • O projeto consiste no treinamento de micro operadores (Ex: mercadinhos, restaurantes, lanchonetes e cafés localizados em bairros periféricos), além de dar condições especiais para adquirir produtos e uma frota de carrinhos para formar outros microempreendedores que atuarão como sorveteiros; 
  • Estes sorveteiros também são treinados pelos próprios micro-operadores, recebem todos os equipamentos de segurança e condições diferenciadas para comprar os produtos; 
  • O projeto piloto teve início em 2016, em Recife, e já transformou a vida de 180 sorveteiros e 30 micro-operadores; 
  • Ainda em 2017, Eu Sou Kibon será implementado em Salvador, Teresina, São Luís e Fortaleza; 
  • A meta é impactar, até 2018, 8 mil pessoas. 

PROJETO CICLO BRILHANTE
  • Lançado em maio de 2015, o Projeto Ciclo Brilhante tem como objetivo incentivar mulheres do Brasil todo a abrir ou aperfeiçoar o próprio negócio. Com isso, a marca concretiza seu compromisso de inspirar e fortalecer a autoconfiança feminina, despertando todo potencial para um futuro melhor; 
  • O Programa Ciclo Brilhante oferece cursos online 100% gratuitos focados no aprimoramento pessoal e profissional, além de uma fase final onde são selecionadas 10 empreendedoras pelo Brasil que recebem treinamento presencial e suporte direcionado ao seu próprio negócio; 
  • Em 2016, a marca criou o hub Meu Negócio Brilhante (www.meunegociobrilhante.com.br), com conteúdo complementar de dicas para empreendedoras em todas as fases do negócio; 
  • A iniciativa já impactou mais de 150 mil pessoas. 

SEDA #JUNTASARRASAMOS
  • A campanha #Juntasarrasamos trata-se de uma série de iniciativas para promover a colaboração feminina (sororidade) entre as mulheres brasileiras. Entre essas iniciativas, está o lançamento da plataforma digital Plano de Menina #Juntasarrasamos, missão social de Seda, que tem o objetivo de proporcionar novos estímulos para meninas de comunidades, fomentando o empoderamento através da colaboração entre as mulheres; 
  • A plataforma aborda assuntos como empoderamento feminino, comportamento, gênero & raça, direitos, beleza & consumo consciente, auto estima, uso de mídias sociais e educação financeira. O intuito é criar uma rede colaborativa de mulheres para ajudar as meninas das comunidades a tirarem seus planos do papel; 
  • A missão social de Seda Plano de Menina #Juntasarrasamos nasce de uma parceria com o projeto social Plano de Menina, da jornalista Viviane Duarte, que atua fisicamente em São Paulo promovendo os mesmos temas da plataforma digital. 

Sobre a Unilever

A Unilever é líder mundial na comercialização de produtos alimentícios, de cuidados com a casa, de cuidados pessoais e de refreshment, com vendas em mais de 190 países, alcançando 2,5 bilhões de consumidores por dia. A empresa tem 169 mil funcionários e gerou vendas de €52.7 bilhões em 2016. Mais da metade (57%) da pegada da empresa se encontra nos mercados emergentes e em desenvolvimento. A Unilever possui mais de 400 marcas, que são encontradas em domicílios ao redor do mundo.

No seu Plano de Sustentabilidade a Unilever se compromete a:
  • Ajudar mais de um bilhão de pessoas a tomar iniciativas para melhorar sua saúde e bem-estar até 2020; 
  • Reduzir pela metade o impacto ambiental de nossos produtos até o ano 2030; 
  • Melhorar as condições de vida e trabalho de milhões de pessoas até o ano 2020. 

O USLP cria valor ao impulsionar crescimento e confiança, eliminando custos e reduzindo riscos. As marcas sustentáveis da empresa estão crescendo 50% mais rapidamente que o restante do negócio e entregaram mais de 60% do crescimento da Unilever em 2016.

A Unilever é a primeira empresa de seu setor no Índice Dow Jones de Sustentabilidade 2016. No FTSE4Good Index, obteve a pontuação ambiental máxima de 5. Liderou a relação de Líderes Globais em Sustentabilidade Corporativa na pesquisa anual GlobeScan/SustainAbility 2016 pelo sexto ano consecutivo. A Unilever se comprometeu a se tornar uma empresa carbono positivo.

No Brasil há 88 anos, os produtos da Unilever são encontrados em 100% dos lares brasileiros, e, ao longo de um ano, atingem, mensalmente, 46 milhões de domicílios. São mais de oito décadas de sucesso, conquistas, convívio e relacionamento com o consumidor, antecipando desejos, atendendo necessidades e construindo marcas consagradas como Arisco, Axe, Becel, Brilhante, Cif, Close-Up, Comfort, Dove, Fofo, Hellmann’s, Kibon, Knorr, Lifebuoy, Lux, Maizena, OMO, Rexona, Seda, TRESemmé, VIM, entre outras.

Para obter informações adicionais sobre a Unilever e suas marcas, acesse www.unilever.com.br. Para obter informações adicionais sobre o Plano de Sustentabilidade da Unilever acesse: https://www.unilever.com.br/Images/brazil-relatorio-de-progresso-2016_tcm1284-507284_pt.pdf

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