Últimas

Os 100 anos da animação brasileira é o tema da 3ª edição da Maratona Animada SENAI

Agora, equipes têm 7 dias para produzir o curta-metragem que deve ter galinha como elemento obrigatório. Lançamento do desafio contou com palestra do animador Andrés Lieban

Andrés Lieban faz selfie com integrantes da Maratona Animada SENAI. foto Vinicius de Magalhães
Os 100 anos de animação brasileira é o tema da terceira edição da Maratona Animada SENAI. O lançamento do desafio assim como o anúncio do elemento obrigatório – galinha para esta edição - ocorreram na noite de terça-feira (4/7) após a palestra do animador Andrés Lieban no SENAI Maracanã, na Zona Norte do Rio. A partir de agora, as 156 equipes participantes do concurso têm até o dia 11 para criar, roteirizar, animar, finalizar e enviar o link do vídeo, hospedado em uma plataforma de vídeos.

A Maratona Animada SENAI é uma competição criada pelo SENAI Rio em parceria com o Anima Mundi para promover a produção de curtas-metragens de animação. As produções serão julgadas por um júri técnico indicado pelo Anima Mundi.

O concurso premiará a equipe vencedora com R$ 5 mil e bolsas para cursos na instituição de educação profissionalizante. Além disso, as três produções finalistas serão exibidas no encerramento do Festival Anima Mundi, que tem entre seus patrocinadores o SENAI Rio e que ocorre no Rio de 17 a 23 de julho.

Convidado pelo Anima Mundi, o criador da série ‘Meu AmigãoZão’ Andrés Lieban falou para uma plateia formada por jovens alunos dos cursos de animação e audiovisual do SENAI Rio e profissionais do setor de animação, quase todos integrantes das equipes que participam da maratona atual. Animador reconhecido internacional, ele falou sobre o mercado nacional de animação e deu dicas para os competidores de como criar um curta-metragem de até 5 minutos, como determina o regulamento.

Segundo Andrés, independente da técnica a ser usada, o principal é focar na história a ser contada e na construção do personagem. “Procurem contar histórias que tenham a ver com vocês, dentro de uma esfera pessoal”, afirmou.

O animador deu explicação técnicas sobre como usar os tempos narrativo, dramático e mecânico na produção de um desenho animado, destacando que a simplicidade ainda é a melhor fórmula de atrair a atenção da plateia.

SENAI Rio oferece cursos de animação,
games e para o segmento do audiovisual

A Maratona Animada é mais uma ação do Sistema FIRJAN para movimentar e fomentar o desenvolvimento da indústria audiovisual no estado do Rio. Além disso, por meio do SENAI Rio são oferecidos diversos cursos em animação e audiovisual, tais como: Animador 2D Digital Cut-Out, Concept Art Para Games, Desenho e Criação de Personagem, Modelagem 3D, Pós-Produção em After Effects, Processos Avançados de Animação, Pintura Digital com Tablet e Photoshop, Desenho e Técnicas de Ilustração. Mais informações em http://www.cursosenairio.com.br/segmento-,47,0,0,0.html .

Sobre o Anima Mundi

Criado em 1993 com o objetivo de promover e difundir a animação no país, o Anima Mundi é o principal festival de animação da América Latina e o segundo maior no ranking mundial. Já exibiu 8,5mil filmes oriundos de 75 países para um público de mais de 1,3 milhão de espectadores.

A cada ano o festival recebe um público de 100 mil pessoas de todas as idades e diversas classes sociais. Por conta de seu reconhecimento internacional os filmes premiados no Festival Anima Mundi são selecionados automaticamente para concorrerem à indicação ao Oscar de melhor curta-metragem de animação pela Academia americana. Mais informações: www.animamundi.com.br

Nenhum comentário