Últimas

Primeira Jornada ONE2030 aborda o tema comunidades sustentáveis

O evento em São Paulo reuniu cerca de 150 pessoas e discutiu soluções para os problemas das grandes cidades com foco no ODS 11, da ONU

A iniciativa brasileira ONE2030, lançada em março na sede das Nações Unidas, tem por objetivo realizar jornadas de debates sobre os temas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. A primeira Jornada ONE2030, cujo tema foi o ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, aconteceu, em São Paulo, na última quarta-feira (28 de junho), no WTC Sheraton, e contou com a presença de cerca de 150 pessoas engajadas e preocupadas em encontrar soluções para o problema da falta de estrutura e de moradia nos grandes centros urbanos.

Este primeiro evento foi apresentado pela FUNASA (Fundação Nacional da saúde), SUS, Ministério da Saúde e apoio institucional da Prefeitura de São Paulo, Yunus Negócios Sociais, Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), e-Cycle e Campus Party.

André Carvalhal, presidente da MCI Brasil, uma sociedade independente com 30 anos de mercado e líder mundial em congressos profissionais, abriu o evento falando sobre a proposta da organização. “Temos que nos reciclar o tempo todo e quando surgiu a ideia de criar o ONE2030 imediatamente me apaixonei, porque acredito que cada um pode fazer um pouco. Essa comunidade foi criada com o objetivo de unir pessoas e buscar soluções para tornar nossa vida melhor, principalmente para as próximas gerações”, disse.

Na ocasião, foram apresentados cases de sucesso com foco no ODS 11. A primeira palestra do dia ficou a cargo do Secretário Municipal do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de SP, Gilberto Natalini, que entre outras iniciativas importantes é o autor da Lei 13.309, pioneira no país ao estabelecer a aplicação de água de reuso na lavagem de ruas e calçadas, economizando muitos bilhões de litros de água potável na cidade de São Paulo.

Para o secretário Natalini, São Paulo não é uma cidade sustentável e a distância para ser sustentável é gigantesca. “Eu não sou especialista, mas gosto de praticar o ambientalismo. Por isso, divido as poluições existentes em São Paulo, em seis (ar, água, solo, sonora e climática), dessas, São Paulo é a campeã em todas! Temos que mudar isso. A secretaria tem trabalhado para diminuir essa distância, nosso desafio é melhorar esse quadro e precisamos de verbas para realizar as ações, se eu dependesse exclusivamente dos recursos destinados à pasta (0,3% do orçamento do munícipio) não faria nada. Então, iniciativas como as do ONE2030 são importantes, pois reúnem pessoas engajadas em buscar alternativas para todas essas problemáticas urbanas de formas criativas, inovadoras e com empreendedorismo”, disse.


Na sequência falou Rodrigo Sérgio Dias, presidente da Funasa, Fundação Nacional de Saúde - braço executivo do Ministério da Saúde. Inicialmente explicou como se dá a atuação do órgão com foco em projetos de saneamento básico. “Um dos objetivos da Funasa é chegar em 2030 como referência no ramo de saneamento básico, não só no Brasil como no mundo, por isso, entendemos que a proposta do ONE2030 tem muita sinergia com nosso trabalho”.

Dias mencionou os esforços da organização com foco em levar saneamento básico a pequenas comunidades. Uma delas é o projeto Salta Z, que permite o tratamento de água a custo baixo. “São filtros portáteis de fácil instalação, manutenção e que qualquer pessoa pode manusear. Por enquanto instalaremos 500 mini-estações de tratamento de água. Por meio dessa nova tecnologia, vamos empoderar as comunidades treinando-as para a utilização da tecnologia”. As comunidades quilombolas e ribeirinhas serão as primeiras beneficiadas pela iniciativa, porém, o próximo passo é levar a solução para pequenos municípios do Norte e Nordeste.

A FUNASA apoia 8 mil empreendimentos e atua em municípios com até 50 mil habitantes, sempre com foco em melhorar as condições de vida naqueles locais. “Sem saneamento básico, não tem como tornar as cidades e comunidades mais sustentáveis e, essa é a nossa proposta. Como comparativo de que estamos no caminho certo, a cada R$ 1 investido em saneamento básico economizamos R$ 4, em atendimento nas redes públicas de saúde, por isso temos que continuar trabalhando e unindo esforços para oferecer melhores condições para a população”.

Sucessos Inspiradores

Confirmando sua proposta de unir pessoas/organizações em busca de soluções para os problemas dos grandes centros urbanos, a 1ª Jornada ONE2030, apresentou histórias vencedoras de quem, com criatividade e empreendedorismo, está conseguindo mudar a realidade de muitas comunidades.

Este é o caso do “so+ma”, lançado em 2014, é um programa de fidelidade que cria novos hábitos e um ambiente empreendedor nas comunidades de baixa renda, utilizando resíduos como “moeda” de engajamento. “Atuamos na mudança de atitude e empoderamento, valorizando o resíduo e, ao mesmo tempo, trazendo benefício real para o cidadão”, explica Claudia Pires idealizadora da iniciativa.

Os pontos acumulados podem ser trocados por alimentos, cursos de cabeleireiro, inglês, costura, consulta oftalmológica. “Por enquanto atuamos na região do Capão Redondo e Grajaú e já recebi relatos de moradores que economizaram 1/3 do salário da família com a ajuda das trocas.”

Mas os benefícios vão além. Quem ganhou também com o programa foi o meio ambiente. Em economia de energia foram 3.207 KWh - o suficiente para abastecer 385 residências por dia; 14 árvores foram salvas, foi possível compensar a emissão de gás carbônico de 1.433 pessoas durante um dia, cerca de 42 mil litros de água economizados - suficiente para o consumo diário de 233 pessoas e, com a entrega de 61 litros de óleo cerca de 61 mil litros de água deixaram de ser contaminados.

Outro belo exemplo de engajamento vem do poder público, a prefeita da cidade de Monteiro Lobato, Daniela Cássia dos Santos, apresentou o projeto “Desbravadores Digitais”, que é o resultado da interação entre a área de tecnologia da informação e alunos do Ensino Fundamental do Município. “A ferramenta permite que eu monitore áreas irregulares, e crie um plano de manutenção para estradas rurais, de iluminação pública e ainda regularize o cadastro de logradouros, a partir da definição de novos Códigos de Endereçamento Postal (CEP), entre outras atividades realizadas por meio de georreferenciamento (com imagens de satélite)”.

A prefeita falou também sobre o Projeto Monteiro Lobato Cidade Inteligente, Humana e Encantada, até 2030. “Nosso objetivo geral é fazer com que a cidade seja reconhecida como uma das primeiras cidades, com população abaixo de 10.000 habitantes, Smart City. Pretendemos alcançar isso a partir de esforços do poder público, com a conversão de um modelo tradicional de cidade para e potencializando as características locais”. Entre os objetivos específicos do Plano da prefeitura está a implementação de políticas públicas para atingir os indicadores de gestão municipal alinhados aos ODS da ONU.

Negócios Sociais

A atuação em rede e a união de esforços definitivamente são o caminho para o sucesso e alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Para falar de que forma isso vem acontecendo na área social, Tulio Notini, coordenador de Projetos Corporativos da Yunus Negócios Sociais apresentou dois programas da organização: a Aceleradora de Negócios Sociais e o Action Tank, este último lançado no Brasil, no ano passado com o objetivo de apoiar empresas que buscam desenvolver seus negócios sociais.

A Yunus Negócios Sociais Brasil tem como objetivo desenvolver negócios sociais pelo país através de seu fundo de investimentos e aceleradora. Oferece serviços de consultoria para empresas, governos, fundações e ONGs. Promove também os negócios sociais no meio acadêmico, realiza palestras, workshops e eventos por todo o Brasil.

O projeto Moradigna, instalado no Jardim Pantanal, extremo da Zona Lesta de São Paulo, é um dos negócios sociais que recebeu apoio da Aceleradora Yunus. Matheus Cardoso, fundador e CEO do Moradigna, foi mais um dos convidados da Primeira Jornada ONE2030 e apresentou o projeto que nasceu para solucionar as problemáticas de habitação social no Brasil. “Nosso principal programa é o Reforma Express, onde reformamos casas sempre com foco na salubridade do ambiente, a família opta pelo ambiente que ela quer reformar, mas o mais importante é que estamos empoderando essas famílias, depois que elas percebem as melhorias, elas mesmas começar a querer reformar sozinhas, mudar as suas realidades”. O Moradigna já realizou mais de 300 reformas, que representa 1300 pessoas impactadas.

Ainda para apresentar iniciativas com foco em melhorias e resultados para a habitação ao redor do mundo, Carolina Guimarães, coordenadora de Gestão do Conhecimento do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU Habitat) iniciou falando sobre a Terceira Conferência das Nações Unidas sobre Moradia realizada em outubro de 2016, em Quito, Equador, que reuniu 167 países, 2.000 autoridades locais e regionais e 30.000 participantes. “Esta foi a maior participação civil na história das conferências da ONU, o Hábitat III Village exibiu 42 projetos urbanos pioneiros de todo o mundo”, comemora.

Como resultado da reunião foi criado um documento orientador da urbanização sustentável no mundo pelos próximos 20 anos. “O grande destaque deste documento é que ele é uma extensão da agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável e orientado à ação, estabelece padrões globais para o sucesso do desenvolvimento urbano sustentável”, explicou.

A agenda não vincula os Estados-membros ou prefeituras a metas ou objetivos específicos, mas é uma “visão compartilhada” que estabelece normas para a transformação de áreas urbanas em regiões mais seguras, resistentes e mais sustentáveis, com base em um melhor planejamento e desenvolvimento.
Encerrando sua apresentação Carolina relembrou que o Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo, apresentado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, foi uma das quatro iniciativas premiadas na Convocação Pública de Práticas Inovadoras da Nova Agenda Urbana, naquele Conferência.

As próximas jornadas

A ONE2030 é uma iniciativa que tem como realizadores a MCI Brasil - uma sociedade independente com 30 anos de mercado e líder mundial em congressos profissionais e a ProjectHub, uma rede social voltada para investidores, empreendedores e empresas compartilharem oportunidades. O objetivo é identificar, articular e reunir personalidades relevantes em torno dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), com a missão de acelerar a criação de soluções para os mais importantes desafios da humanidade.

Além dessa Jornada até o final do ano serão organizadas mais duas Jornadas com foco nos ODS´s da ONU. São elas ODS 3 (Saúde Bem-estar), que deve acontecer em agosto e o ODS 6 (Água Potável e Saneamento) que deve acontecer em setembro.

Sobre o ONE2030

O ONE2030 é um ecossistema formado por empresas, empreendedores, líderes, especialistas, acadêmicos, pesquisadores, formuladores de políticas públicas e outros agentes de mudança para debater, discutir e implementar soluções para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável até 2030. Esse ecossistema se organizará em uma rede de caráter profissional e social, em formato de site e plataforma de marketplace, além de encontros presenciais mensais, para que haja ricos debates sobre cada um dos 17 ODS.

Sobre a MCI Brasil

Sociedade independente, de capital fechado, com sede em Genebra, na Suíça, criada em 1987, com escritórios em 31 países distribuídos pela Europa, América, Ásia e Pacífico, Índia, Oriente Médio e África, atendendo clientes em todo o mundo.

Reconhecida por reunir pessoas por meio de eventos, congressos e gerenciamento de associações inspiradoras. A partir de experiências presenciais, híbridas e digitais, apoia empresas e associações a engajar e ativar estrategicamente seus públicos-alvo, construindo as comunidades on-line e off-line dedicadas que elas precisam para fortalecer suas marcas e melhorar seu desempenho.

Sobre a ProjectHUB

É uma rede social para investidores, empreendedores e marcas conectarem negócios e oportunidades de colaboração. Desde 2011, a ProjectHub viabilizou mais de R$ 4 milhões em investimentos de empresas como Google, 3M, DuPont, Fundação Lemann, BIC e outras para diversos projetos e startups liderados por empreendedores e empreendedoras que acreditam no poder da criatividade e da inovação para construir um mundo melhor para todos.

A ProjectHub também lidera premiações para empreendedores no Brasil e no Canadá e já realizou iniciativas em parceria com a ONU e governos da Holanda, Dinamarca e Reino Unido, além de integrar a comunidade SOLVE liderada pelo MIT desde 2015. Em 2017, a ProjectHub é idealizadora do ONE2030 em parceria com a MCI Brasil.

Nenhum comentário