Últimas

Sistema de monitoramento e a violência

As taxas de criminalidade no Brasil têm níveis acima da média mundial no que se refere a crimes violentos, observa-se, no entanto, que um bom sistema de monitoramento pode inibir uma possível ação de contravenção ou ajudar a elucidar um delito.

No Reino Unido existem 4,2 milhões de câmeras de vigilância em ruas e outros locais públicos. Isso quer dizer uma câmera para cada 14 habitantes. Em média cada pessoa neste país é gravada 300 vezes por dia. O país é considerado o mais vigiado por câmeras no mundo.

No Brasil ainda é baixo o investimento do governo em câmeras de monitoramento, mas existem bons exemplos, como a cidade de Parapuã, no interior de São Paulo, a prefeitura adotou um sistema de monitoramento, por meio de câmeras de segurança, nos principais pontos da cidade com o intuito de inibir o índice de criminalidade. Segundo a Polícia Militar, do período em que os aparelhos foram instalados os crimes tiveram redução de 40%, assim como o vandalismo.

A tecnologia não é uma solução isolada para os problemas de criminalidade, mas é uma excelente alternativa para coibir as ações criminosas.
Constituído com o objetivo de distribuir soluções em segurança, o Grupo Brako, união comercial entre Brasil e Korea (em inglês) é reconhecida entre os líderes de soluções tecnológicas customizadas. A idealizadora do grupo foi Joelma Dvoranovski que agregou seu conhecimento e expertise de mais de 10 anos no desbravamento do segmento de segurança no Brasil. Atitudes arrojadas e audaciosas lhe renderem o prêmio de melhor distribuidor do segmento por uma grande marca coreana, quando apresentou o projeto de segurança para o maior museu de artes da América do Sul, o MASP.

A vocação para os negócios nesse segmento fez com que o grupo rapidamente ampliasse seu portfólio de produtos e serviços. Em pouco tempo, expandiu seu quadro de distribuidores e trouxe ao mercado brasileiro as mais avançadas tecnologias, gerindo a adequação de equipamentos de segurança e softwares de monitoramento inteligente.

O know-how adquirido trouxe a confiança para abrir novos negócios e ampliar o “leque” de produtos e serviços para proporcionar soluções de segurança para pessoas e ao patrimônio público e privado.

Condomínios

Um sistema de segurança para condomínios engloba vários fatores, como por exemplo, cercas elétricas em todo o perímetro com a utilização de câmeras térmicas para diferenciar pequenos animais de meliantes, por exemplo. Na entrada e saída devem ser usadas câmeras identificadoras com biometria; além disso, um cadastro prévio deve ser realizado com todos os funcionários e moradores, dificultando a entrada de indivíduos sem autorização no local. Em toda a área comum devem ser instaladas cãmeras que monitorem determinados epaços com imagens contínuas, pois muitas vezes se instalam câmeras e se perdem os criminosos em pontos mortos.
Cada entrada de elevador deve possuir uma câmera com alta definição para identificar o fluxo de pessoas. A entrada e saída dos estacionamentos devem ser monitorados com câmeras que identificam as placas dos veículos.

Varejo

Em lojas que atendem o público pode-se implementar sistemas de segurança para proteger os clientes e os funcionários, e assim diminuir a incidência de subtração de mercadorias e identificação de meliantes. Com a intimidação de criminosos e monitoramento dos funcionários, interferindo na melhoria do atendimento, podendo desta maneira aumentar os lucros do estabelecimento comercial.
Monitoramento Urbano.
O sistema de monitoramento urbano é um auxiliar para a segurança pública, as câmeras de segurança atuam na prevenção e na correção de atos ilícitos. Formado pela interligação de câmeras, sonorização e softwares especializados que ampliam as áreas monitoradas da cidade, ajudando na mobilidade dos policiais quando necessários.

Hospital

Os hospitais devem possuir cancelas com câmeras de segurança para monitorar o movimento nos estacionamentos, ter acesso através de catracas e identificação de visitantes. Após a identificação todas as áreas poderão possuir câmeras de segurança com uma ferramenta especial chamada WDR (Wide Dynamic Rangers), que diminui a luminosidade causada pela intensa cor do branco, desta maneira obtem-se imagens com altíssima qualidade. Em ambientes, como salas de cirurgia, pode-se implementar câmera de alta definição para acompanhamento de procedimentos, e assim diminuir significamente processos judiciais causados por possíveis erros médicos. Também pode-se implementar softwares de monitoramento inteligente, detectando desta maneira movimentos suspeitos em área de acesso restrito. Uma solução de segurança para um hospital engloba análise de vulnerabilidade de todos os setores do empreendimento
Acertando nas escolhas

“Muitas empresas compram câmeras baratinhas e cobram preços de equipamentos importados”, comenta Joelma Dvoranovski. "Além disso, conferir a qualidade é complicado, diz. É preciso ver a imagem da câmera no escuro. Mas, quando nova, até uma câmera de segunda linha se mostra eficiente. O problema surge quatro ou cinco meses depois, quando um aparelho de má qualidade perde essa eficácia".

Fonte: GRUPOBRAKO.COM.BR

Nenhum comentário