Últimas

Vendas no varejo apresentam alta pela primeira vez em mais de dois anos, revela indicador da Mastercard

Vendas do Dia das Mães cresceram 8,2%, comparadas a 2016
Mais informações sobre a Mastercard no Twitter: @MastercardInfo

São Paulo, julho de 2017 – Pela primeira vez em dois anos, as vendas no varejo mostraram crescimento. Em maio, as vendas totais no Brasil cresceram 0,9% em relação ao mesmo período de 2016, de acordo com o SpendingPulse, indicador de varejo da Mastercard. As vendas nos últimos três meses encolheram 0,4% comparadas ao ano anterior, registrando um resultado ligeiramente melhor do que o trimestre anterior, quando diminuíram 2% em relação aos mesmos meses em 2016.

Setores como supermercados, móveis e eletrodomésticos e vestuário apresentaram desempenho superior às vendas totais, enquanto o comércio eletrônico continuou a aumentar o crescimento das vendas de dois dígitos, crescendo 20,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Dias das Mães: A segunda data comercial mais importante do varejo brasileiro ajudou a aumentar as vendas, ainda mais considerando que a semana anterior à comemoração proporcionou um crescimento de 8,2% sobre o mesmo período equivalente do ano passado.

Desempenho nas regiões brasileiras em maio de 2017: O Sudeste, que representou 60% das vendas totais em maio, teve desempenho acima da média (1,8%), enquanto Norte (-2,3%), Nordeste (-0,4%), Sul (0,6%) e Centro-Oeste (-1,6%) ficaram abaixo do registrado pelo varejo em geral, no comparativo com o mesmo período do ano anterior.

“O ambiente econômico ainda se mantém desafiador, com a perspectiva de alta do desemprego e, consequentemente, a deterioração da massa salarial. Mesmo assim, a confiança do consumidor continuou crescendo em maio em relação ao mês anterior. Nesse contexto, há uma possibilidade de melhora gradativa no comércio varejista do País nos próximos meses”, afirma Kamalesh Rao, Diretor de Pesquisa Econômica da Mastercard Advisors.

Nenhum comentário