Empresas brasileiras lideram a adoção de IA na América Latina
• Quatro em cada dez profissionais de TI brasileiros relatam que sua empresa implantou IA em operações de negócios, enquanto pelo menos metade dos profissionais de TI em outros países latino-americanos disseram que estão explorando, mas ainda não implantaram IA em operações de negócios.
• 60% dos profissionais de TI no Brasil relatam
que as necessidades de negócios estão impulsionando a adoção da IA nas
empresas.
São Paulo, SP - 14 de maio de 2021: Uma nova pesquisa de mercado encomendada pela
IBM (NYSE: IBM) revelou que 21% dos profissionais de TI entrevistados na América
Latina afirmam usar inteligência artificial (IA) em suas organizações, enquanto
no Brasil, 40% deles relatam ter implantado IA em seus negócios. Avanços
recentes na tecnologia estão tornando a IA mais acessível do que nunca. A
pesquisa anual conduzida pela Morning Consult também descobriu que a falta de habilidades em IA e o
aumento da complexidade dos dados são os principais desafios.
Mesmo que a América Latina tenha um grande
desafio em relação à adoção de IA, o ritmo está aumentando à medida que as
mudanças nos imperativos de negócios, como resultado da pandemia, trouxeram
maior aceleração das necessidades de IA. Nesse sentido, 37% das empresas
brasileiras afirmam que, devido à pandemia, intensificaram o foco no
atendimento ao cliente, seguido pela automação de processos (35%) e a segurança
(28%). A IA já está mudando a forma como as empresas operam hoje, desde como se
comunicam com seus clientes, por meio de assistentes virtuais, até a automação
de fluxos de trabalho importantes e gerenciamento da segurança da rede. Outra pesquisa recente da IBM revelou que mais da metade dos CEOs em
todo o mundo espera que a IA forneça benefícios de negócio tangíveis nos
próximos anos.
Os destaques do "Global AI Adoption Index 2021" da IBM incluem:
• Mais investimentos significativos em IA estão
planejados: 30% dos profissionais de TI
brasileiros relatam que sua empresa está na fase de implantação da IA em toda a
organização, enquanto os profissionais de TI em todos os outros países
latino-americanos estão mais propensos a estar na fase exploratória. A adoção
está sendo impulsionada por múltiplas pressões e oportunidades que as empresas
enfrentam, desde a pandemia da COVID-19 até os avanços na tecnologia que a
tornam mais acessível. Quase metade dos profissionais de TI no Brasil (49%)
relatam que suas organizações planejam investir em aplicativos de IA prontos
para uso nos próximos 12 meses.
• COVID-19 acelerou a forma como as empresas
estão usando automação hoje: seis em dez
(68%) profissionais de TI brasileiros relatam que sua empresa está usando
software ou ferramentas de automação, e 18% relatam que planejam adotar o uso
de software ou ferramentas de automação nos próximos 12 meses. Além disso, dois
terços (66%) dos profissionais de TI brasileiros, de empresas que exploram e
implantam IA, afirmam que a grande eficiência em processos e tarefas é o motivo
de estarem usando ou considerando a automação e reconhecem que devolver um
tempo valioso aos funcionários é um grande motivador nas empresas que estão
implantando AI.
• IA confiável e explicável é crítica para os
negócios: mais de nove em cada dez
profissionais de TI no Brasil (94%) relatam que é importante para seus negócios
ser capaz de explicar como a IA chegou a uma determinada decisão. Embora em
todos os mercados latino-americanos sete em cada dez profissionais dizem que a
confiança de que a produção de IA é justa, segura e confiável é algo
importante, 60% dos profissionais de TI no Brasil dizem que é extremamente
importante. Os profissionais de TI no Brasil (68%), Colômbia (65%) e Peru (65%)
também tendem a concordar fortemente que os consumidores são mais propensos a
escolher os serviços de uma empresa que oferece transparência e uma estrutura
ética sobre como seus dados e modelos de IA são construídos, gerenciados e
usados.
• A capacidade de acessar dados em qualquer lugar
é fundamental para aumentar a adoção de IA: a proliferação de dados em toda a organização resultou em mais da
metade dos profissionais de TI da América Latina utilizando mais de 20 fontes
de dados diferentes para informar sua IA. Três em cada quatro (74%) dos
profissionais de TI no Brasil acham que é muito importante que sua empresa
possa construir e executar projetos de IA onde quer que seus dados residam.
• O processamento de linguagem natural está na
vanguarda da adoção recente: os
profissionais de TI no Brasil são mais propensos a usar aplicativos de
processamento de linguagem natural (PLN): 46% deles estão atualmente usando
aplicativos de PLN. No Brasil, os agentes virtuais para atendimento ao cliente
são os casos de uso mais comuns de tecnologias de processamento de linguagem
natural (42%), seguido de automação de call center e análise de
pesquisas.
"Os resultados desse estudo demonstram como
a pandemia mudou a forma como as empresas interagem com seus consumidores e
funcionários e como diferentes setores da economia identificaram uma grande
vantagem competitiva do uso de IA", diz Marcela Vairo, Líder de Cloud,
Data Platform & AI Platforms da IBM Brasil. "À medida que as
empresas continuam suas transformações digitais, os investimentos serão focados
nos três principais recursos que definem a IA para negócios - automatização de
TI e processos, construção de confiança nos resultados de IA e compreensão da
linguagem de negócios. Acreditamos que esses investimentos continuarão a
acelerar rapidamente, à medida que os clientes procuram maneiras novas e
inovadoras de impulsionar suas transformações digitais, aproveitando a nuvem
híbrida e a IA".
Embora a adoção esteja prestes a crescer, as
empresas brasileiras ainda enfrentam uma série de desafios quando se trata de
adotar a IA. Barreiras persistentes em todos os mercados e setores destacam a
necessidade de foco contínuo na abordagem das lacunas de habilidades e
soluções.
• As três principais barreiras para a adoção de
IA são: O aumento da complexidade e dos silos de dados (25%), experiência ou
conhecimento limitado de IA (24%) e dependência de fornecedor, ou seja, IA e
nuvem vinculadas a um único fornecedor (21%).
• A falta de habilidades/treinamento para
desenvolver e gerenciar IA confiável e explicável é a principal barreira para
profissionais de TI no Brasil (79%).
A IBM está trabalhando para acelerar a adoção
oferecendo uma IA projetada às necessidades das empresas. Para dar a
companhias, cientistas de dados e desenvolvedores os recursos de que precisam
para escalar IA, a IBM está continuamente trazendo inovações para o IBM Watson
a partir do trabalho de IBM Research, o que ajuda as organizações a compreender
melhor a linguagem dos negócios, automatizar processos e TI e gerar confiança
em seus resultados de IA. Além disso, o IBM Global Business Services traz
profundo conhecimento em tecnologia, indústria e design de processos para
cocriar soluções com os clientes que incorporam IA aos principais processos de
negócios e criam fluxos de trabalho inteligentes em escala.
Baixe
o relatório completo aqui.
Metodologia
Os dados lançam uma nova luz sobre a implantação
de IA em 5.501 empresas na China (500), França (500), Alemanha (500), Índia
(500), Itália (500), América Latina (1000 no Brasil, México, Colômbia,
Argentina, Chile, Peru), Cingapura (500), Espanha (500), Reino Unido (500) e
Estados Unidos (501). A pesquisa foi conduzida online por meio da rede
proprietária de fornecedores online da Morning Consult em abril de 2021. Era um
requisito que todos os entrevistados tivessem uma visão significativa ou
opinião sobre a tomada de decisões de TI de sua empresa. Veja todos os detalhes
da metodologia no final do resumo.
Sobre IBM Watson
Nenhum comentário