Escolas garantem vagas em torneio nacional de Robótica
Equipe campeã é da Escola Firjan SESI São Gonçalo
Devido à pandemia, 34 equipes, de escolas públicas, privadas, ONGs ou de garagem, entre crianças e jovens de 9 aos 16 anos, toparam o desafio de participar do Torneio SESI de Robótica em formato inédito, o on-line. Cinco equipes de robótica – três fluminenses e duas paulistas - foram classificadas para o Festival SESI de Robótica, etapa nacional que acontecerá em 26 de junho, que será realizada também no modelo remoto. A conquista das vagas ocorreu nos dias 7 e 8 de maio, durante a fase regional do Torneio SESI de Robótica First Lego League (FLL).
A temporada Replay 2020/2021, que faz parte do calendário do SESI Nacional, tem como pergunta-desafio: "O que fazer para tornar as pessoas mais ativas na região onde vivem, seja no campo, na cidade ou em qualquer outro lugar?" O público pôde acompanhar a abertura e a premiação do Torneio FLL ao vivo no YouTube da Firjan SESI: https://escolafirjansesi.com.br/robotica.
Alexandre dos Reis, diretor superintendente da Firjan SESI, destacou que realizar e participar de um evento como esse em formato remoto é um grande desafio e ficará marcado na história da educação. “As profissões do futuro exigem cada vez mais tecnologia. Com o apoio da robótica, nosso propósito é que os competidores sejam os melhores alunos em suas escolas e, desta forma, entregar ótimos profissionais ao mercado de trabalho e cidadãos conscientes à sociedade. A robótica é mais que um robô, máquinas que irão melhorar o mundo”, analisou.
Katia Marangon, gerente de Educação Tecnológica do SESI Departamento Nacional (operador oficial dos torneios FLL no Brasil), explicou que o torneio envolve um enorme e minucioso trabalho pré, durante e pós-evento, e que, independente do resultado, a experiência é muito valiosa por todo processo vivido e pela oportunidade de adquirir diferencial na formação acadêmica do estudante. “Em todo o Brasil, foram mais de 500 equipes e mais de 300 juízos inscritos na temporada regional da FLL, que não desanimaram e tiveram coragem de topar o desafio”, parabenizou Katia, que elogiou ainda a organização do evento.
As equipes têm de dois a 10 adolescentes, com até dois técnicos maiores de 18 anos. Neste torneio, além dos 25 grupos das Escolas Firjan SESI, participaram seis equipes de colégios particulares, uma de escola pública municipal e duas de ONGs.
Além dos três prêmios principais, chamados de Champion’s Award, eles concorrem nas categorias: Projeto de Inovação, Core Values, Design do Robô, Desempenho do Robô e, a partir desta temporada, Prêmio do Técnico.
A grande campeã do Torneio SESI de Robótica First Lego League (FLL) foi a Fênix Robots, da Escola Firjan SESI São Gonçalo, na categoria Champion's Award, a principal do evento. Mais quatro equipes foram classificadas para a etapa nacional: TechnoZacca - Colégio Santo Antônio Maria Zaccaria, Rio de Janeiro; Lego Masters - Associação Beneficente Comunitária Olhar de Laura, São Paulo; FrancoDroid - Liceu Franco Brasileiro – Rio de Janeiro; Star Bots Votu - Lar Frei Arnaldo, Votuporanga – SP.
Regina Malta, gerente geral de Educação da Firjan SENAI SESI, frisou que, este ano, em formato on-line, o Torneio SESI de Robótica agregou ainda mais inovação. “É lindo ver o despertar dos jovens para a iniciação de uma carreira científica, tecnológica e também humana, a fim de construir alternativas e propostas que melhorem a qualidade de vida da sociedade. Levantamos, ainda, discussões sobre valores sociais para uma geração que tem sede de conhecimento e aposta em um futuro transformador”, completou.
Simone Caires, analista da Educação Básica da Firjan SESI, explicou que o torneio não é baseado apenas em programação e montagem de robôs. “Ele fomenta a área de ciência e tecnologia, inspira a colaboração, o respeito e o trabalho em equipe. O torneio da FIRST tem como premissa promover a cultura científica, através da robótica e da solução de problemas do cotidiano, por isso, destacamos que todo o torneio é muito mais que robôs”, avaliou.
Torneio SESI de Robótica
O Torneio de Robótica FLL é um programa internacional de exploração científica, no qual crianças e jovens têm o objetivo de usar a imaginação e a criatividade para investigar problemas do dia a dia e buscar soluções que contribuam para um mundo melhor. Criado em 1998 pela First - uma organização não governamental dos Estados Unidos - em parceria com o Grupo Lego, a competição propõe que estudantes sejam apresentados ao mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida, por meio da construção e programação de robôs feitos inteiramente com peças da tecnologia Lego Mindstorm. No Brasil, desde 2013, o SESI é o operador oficial do torneio (etapas regionais e nacional).
Os desafios são diferentes a cada ano. Em 2020, com o tema Cidades Inteligentes, um dos premiados foi o Piso Gerador de Energia, desenvolvido por uma equipe da Escola SESI Firjan Jacarepaguá. O protótipo gera energia através de uma placa que trabalha quando sofre pressão. Assim, com as pisadas gerando energia, o projeto contribui ainda para a atividade física das pessoas. “O piso foi considerado a opção mais viável, por ter um custo menor e poder ser utilizado em qualquer lugar”, explica Ana Clara Joaquim, aluna da equipe.
Metodologia
A robótica faz parte da metodologia da Escola Firjan SESI, desde a educação infantil até o ensino fundamental. Na educação infantil, as crianças começam com experiências na modelagem e na investigação. A partir do 3º ano, iniciam no campo da programação. “Trabalhamos com o conhecimento científico, o raciocínio lógico e o desenvolvimento do pensamento computacional. Mas a robótica tem viés multidisciplinar e vai muito além da programação, pois permite ao aluno uma mudança de postura, o desenvolvimento de habilidades e a aprendizagem em diferentes campos do saber”, defende Simone.
Resultado das premiações:
Prêmio do Técnico
André Soares de
Almeida – Escola Firjan SESI Macaé.
Desempenho do Robô
1º lugar – FrancoDroid
- Liceu Franco Brasileiro, Rio de Janeiro;
2º lugar – Fênix
Robots - Escola Firjan SESI São Gonçalo;
3º lugar – Os
Sputniks – Escola Firjan SESI Barra Mansa;
Design do Robô
1º lugar – FrancoDroid
- Liceu Franco Brasileiro, Rio de Janeiro;
2º lugar – Wild
Lions - Escola Firjan SESI Nova Iguaçu;
3º lugar – Robot
T’One – Escola Firjan SESI Tijuca.
Projeto de Inovação
1º lugar – Dragon
Bots - Escola Firjan SESI Barra do Piraí;
2º lugar – Suiton’s
– Colégio Atlântico, Macaé - RJ;
3º lugar – RoboCHA
- Colégio Hélio Alonso, Rio de Janeiro.
Core Values
1º lugar – Star
Bots Votu - Lar Frei Arnaldo, Votuporanga - SP;
2º lugar – Pequenos
Brilhantes - Escola Firjan SESI Barra Mansa;
3º lugar – Medal
Hunters - Escola Firjan SESI Barra Mansa.
Champion’s Award
1º lugar – Fênix
Robots - Escola Firjan SESI São Gonçalo;
2º lugar – TechnoZacca
- Colégio Santo Antônio Maria Zaccaria, Rio de Janeiro;
3º lugar – Lego
Masters - Associação Beneficente Comunitária Olhar de Laura, São Paulo.
Equipes Classificadas
Fênix Robots - Escola
Firjan SESI São Gonçalo;
TechnoZacca - Colégio Santo Antônio Maria Zaccaria, Rio de
Janeiro;
Lego Masters - Associação Beneficente Comunitária Olhar de
Laura, São Paulo;
FrancoDroid - Liceu
Franco Brasileiro – Rio de Janeiro;
Star Bots Votu - Lar Frei Arnaldo, Votuporanga – SP.
Equipes Suplentes
Dragon Bots - Escola
Firjan SESI Barra do Piraí;
Medal Hunters - Escola Firjan SESI Barra Mansa;
Wild Lions - Escola
Firjan SESI Nova Iguaçu;
Pequenos Brilhantes -
Escola Firjan SESI Barra Mansa;
Robots Furious -
Escola Firjan SESI São Gonçalo.
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