Banco Mercantil do Brasil apresenta relatório de sustentabilidade de 2020
O Mercantil do Brasil (MB), hoje o único banco de varejo com Certificação ISO 9001 pela qualidade no atendimento a beneficiários do INSS, lança, nesta semana, a primeira edição do seu Relatório de Sustentabilidade GRI. No documento, o banco compartilha com seus stakeholders as principais informações relacionadas aos aspectos sociais, ambientais e de governança corporativa, demonstrando suas principais realizações e projetos e o seu compromisso em se tornar cada vez mais transparente, sustentável e alinhado com as melhores práticas de governança.
Entre os destaques no ano de
2020, mesmo diante dos desafios impostos pela pandemia, o MB apresenta um
crescimento sustentado do negócio, com aumento do número de clientes, de transações
e de valores relacionados à saúde financeira.
Pandemia
Durante o período, o banco
desenvolveu um protocolo minucioso para prevenção e combate à Covid-19 e
definiu, a partir do ‘Comitê de Crise’ instaurado, uma série de medidas para
proteger seus colaboradores e clientes. Dentre elas, regras de isolamento com a
implantação do regime de home
office para 95% do quadro de colaboradores da sede
administrativa e afastamento imediato dos funcionários pertencentes ao grupo de
risco, alocando-os em atividades com regime de trabalho remoto.
O Banco Mercantil também
implantou o reembolso de transporte alternativo (Uber ou Táxi) para os
deslocamentos entre casa e trabalho para profissionais da linha de frente das
agências – uma vez que a atividade bancária foi considerada essencial. No
total, foram realizadas mais de 100 mil corridas em 2020. Além disso, foi
reforçada a limpeza de móveis e superfícies de contato e, em caso de suspeita
de contaminação, adotado protocolo de evacuação e higienização da área.
O MB ainda implantou o serviço de
Telemedicina, no qual todos os funcionários com sintomas gripais, casos
suspeitos ou confirmados, desde então, são encaminhados para o
telemonitoramento realizado pela equipe da Teg Saúde, com atendimento médico
on-line. A ação foi acompanhada de reforço nas comunicações internas e externas
sobre o tema e as reuniões passaram a ser realizadas em modo virtual.
Em relação aos clientes, o MB
adequou os processos específicos de atendimento, em conformidade com as normas
vigentes e visando à segurança deles, sempre concentrando seus esforços para
manter um atendimento de qualidade. Foi intensificada a higienização em seus
pontos de atendimento e reforçado o controle de acesso para manter o
distanciamento social. Além disso, a comunicação com os clientes foi
aprimorada, incluindo divulgação de informações e a criação de uma página
exclusiva para esclarecer dúvidas.
Propósitos e valores
Para garantir a ética,
transparência e integridade em todas as suas relações, o Mercantil do Brasil dispõe
de uma ampla estrutura de normas internas e ferramentas, sustentadas, também,
por meio de programas de comunicação e treinamento.
Em julho de 2020, o Mercantil do
Brasil passou a fazer parte do Pacto Global da ONU, maior iniciativa de
sustentabilidade empresarial do mundo, com mais de 13 mil membros em quase 80
redes locais, que abrangem 160 países. A ação é um incentivo para que as
empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios
universais pautados em direitos humanos, trabalho, meio ambiente e
anticorrupção.
Reforçando seu compromisso com a
sustentabilidade e a busca por aperfeiçoamento, em dezembro de 2020, o MB se
juntou à Rede Desafio 2030, que é formada por organizações de Minas Gerais que
se uniram a fim de ampliar a contribuição do setor privado para o cumprimento
da Agenda 2030 da ONU, guiadas pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável (ODS).
A Rede Desafio 2030, que é
parceira do Pacto Global, apoia projetos, iniciativas de educação e ações de
promoção da sustentabilidade empresarial em Minas Gerais, buscando assim
posicionar suas empresas como referências internacionais sobre o tema.
Governança Corporativa
Recentemente, o Mercantil do
Brasil ainda migrou para o segmento especial de listagem Nível I da B3 S.A. A
mudança está diretamente relacionada à estratégia de sustentabilidade da
Instituição e representa mais uma etapa para ampliação dos mecanismos de governança
e aumento da transparência ao mercado e demais stakeholders acerca dos processos e
resultados do MB.
Vale destacar que grande parte
dos requisitos mais complexos de governança exigidos pela B3 nesse nível já
eram atendidos pelo MB antes da migração. Ressalta-se, também, que, com a
admissão da Sociedade no segmento especial de listagem denominado Nível 1 de
Governança Corporativa da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão (“B3”), sujeitam-se à
Sociedade, seus acionistas, Administradores e membros do Conselho Fiscal, às
disposições do Regulamento de Listagem do Nível 1 de Governança Corporativa da
B3 (“Regulamento do Nível 1”).
O documento está alinhado com as
principais tendências mundiais relacionadas à transparência na prestação de
contas. O Mercantil do Brasil segue a metodologia da Global Reporting Initiative (GRI),
que busca dar transparência e comparabilidade ao relatório. Terá periodicidade
anual e a primeira edição abrange o período de 1º de janeiro de 2020 a 31 de
dezembro de 2020. Visando a divulgar informações atualizadas, o relatório traz
também informações pontuais relativas aos primeiros meses de 2021.
O documento completo pode ser
acessado em www.mercantildobrasil.com.br – aba Relações com Investidores.
Nenhum comentário