Grupo Anjos da Guarda se destaca pela sustentabilidade em seu DNA
Pioneira na compensação de CO2 no segmento, empresa de segurança investe em variadas ações de preservação do meio ambiente
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| Foto/Divulgação |
Reduzir, reutilizar e reciclar são as três palavras que norteiam as ações do grupo Anjos da Guarda quando o assunto é meio ambiente. Criar menos impactos ambientais tem sido um dos principais objetivos da organização nos últimos tempos. O resultado desta preocupação é que a empresa foi a primeira no segmento de segurança a fazer compensação de carbono e ter o selo Carbon Neutral, adotando, em 2018, uma área de 40 mil m² por meio da organização SaveCerrado, que atua na recuperação e preservação de áreas críticas do cerrado e mantém uma área de 180 km².
A Anjos da Guarda também realiza anualmente a troca da sua frota veicular, proporcionando, em média, uma redução de 15% na emissão de poluentes. “A realização dessas ações auxilia na preservação do meio ambiente e, claro, reverte em benefícios para a sociedade. Acredito que toda empresa precisa ter essa preocupação de ser sustentável”, afirma Afonso Oliveira, fundador e CEO do Grupo.
Na sede da Anjos da Guarda, instalada em Belo Horizonte, a captação de energia fotovoltaica sustenta parte da demanda do prédio. O estilo de construção da fachada, em forma aerada, diminui a troca de calor criando um isolamento térmico, o que contribui para a redução de energia, já que há menos necessidade da utilização do ar-condicionado.
A água da chuva é captada e reservada em tanques com capacidade de aproximadamente cinco mil litros. O telhado verde proporciona isolamento acústico e controle de temperatura, além de diminuir a poluição e melhorar a qualidade do ar na cidade. “Com todas essas práticas, já conseguimos uma redução considerável na conta de luz e água, e isso reflete diretamente no dia a dia da empresa”, informa Afonso. Além disso, a implementação de uniformes com tecidos e coloração que utilizam um menor volume de água na sua produção.
Campanhas internas também são desenvolvidas como forma de conscientizar os funcionários para a necessidade da redução dos consumos de papel e de energia, entre outras coisas. “Todos temos responsabilidades neste processo de conscientização. Clientes e consumidores querem, cada vez mais, empresas que têm essa preocupação com o meio ambiente como um dos seus valores”, conclui Afonso Oliveira.

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