O que são Soft Skills?
Lucedile Antunes/Divulgação - Literare Books International |
por Lucedile Antunes (*)
Resolvi fazer uma dinâmica de perguntas e respostas com os principais questionamentos que recebo dos meus leitores sobre o tema Soft Skills.
Então vamos lá:
- As soft skills estão ganhando
cada vez mais importância. O que mudou no mercado para que isso
acontecesse?
Esta já era uma grande tendência. As
empresas estão cada vez mais recrutando pelas soft skills. Dados da pesquisa
mundial da Michael Page mostram que 91% dos profissionais são demitidos por
problemas comportamentais, ou seja, ausência de soft skills.
- De que forma as soft skills e
as hard skills podem trabalhar juntas?
Para ser um profissional de sucesso, se
faz necessário ter as soft e as hard skills. É interessante que você faça uma
autoavaliação pessoal e identifique suas melhores soft e hard skills e também
as que precisa se desenvolver para atingir os resultados que você quer
alcançar. Sabiamente Albert Einstein diz: “Loucura é querer resultados
diferentes fazendo tudo exatamente igual”.
- Qual é a melhor forma de
desenvolver soft skills?
O primeiro passo é a expansão de
consciência e consiste em reconhecer seus pontos fortes, fracos, oportunidades
e ameaças. Para isso recomendo fazer um SWOT pessoal.
Você também pode aplicar testes que te
apoiarão nesta descoberta, além de conversar com pessoas a sua volta como seu
líder, pares e subordinados para conhecer deles os seus pontos fortes e a
melhorar.
Depois é necessário conhecer os
resultados que deseja alcançar, como por exemplo: se comunicar melhor, saber
negociar, ter empatia, e por aí vai.
Após este autoconhecimento sobre si, o
próximo passo consiste em buscar novas estratégias para agir e se colocar em
ação praticando com disciplina.
Desta forma começará a ter resultados
diferentes e se sentirá cada vez mais motivado e engajado.
- Na sua opinião, as soft skills
são importantes para qualquer tipo de profissional e ambiente de trabalho?
Sim, são muito importantes desde o cargo
mais simples da operação até o mais alto nível da organização. Soft skills são
para a vida e para os relacionamentos interpessoais.
- Quais são os principais
benefícios das soft skills para a empresa?
Tendo funcionários mais competentes a
empresa atinge melhores resultados. Clientes são pessoas, funcionários são
pessoas. Portanto se a sua empresa não entende de pessoas ela não entende de
negócios.
- De que forma elas auxiliam no
crescimento do negócio?
Funcionários com as soft skills bem
desenvolvidas, se relacionam melhor, criam mais alianças, resolvem os problemas
com muito mais facilidade, agem com mais inteligência emocionante por aí vai.
(*) Lucedile Antunes - Palestrante e mentora organizacional, apaixonada pela evolução das pessoas, autora de diversos artigos e livros sobre gestão organizacional e desenvolvimento humano, Autora e Idealizadora do Best-Seller “Soft Skills – Competências Essenciais para os Novos Tempos - Literare Books Internacional”, Coach com credenciamento internacional - ACC pela International Coach Federation.
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