Restaurantes adotam nova forma de utilizar alimentos com mais tecnologia, menos estoques e menos perdas
Apostas em delivery e take away, além de menos estoques e desperdícios têm sido a saída dos negócios
Ingredientes da Vapza são embalados a vácuo,
cozidos a vapor e não precisam de refrigeração Divulgação |
Os decretos
municipais e estaduais instituídos por conta da pandemia ainda não permitem que
os restaurantes funcionem como antes, isto é, com 100% da capacidade de
público, em todos os dias da semana e em horários regulares. O “abre e fecha”
dos estabelecimentos fez com que as gestões tomassem medidas para preservar a
qualidade dos alimentos, diminuir os desperdícios e utilizá-los em outros meios
de consumo.
É o caso da
rede Taco Bell, que tornou o delivery o principal canal de vendas nacional
atingindo a marca de 400% de aumento no pico da pandemia, no último ano. “No
Brasil, trabalhamos com os principais parceiros de entregas do país e também
lançamos nosso app próprio. As lojas seguiram operando com take away de acordo
com as orientações das autoridades de cada cidade. O drive-thru também foi uma
alternativa em alguns shopping centers que oferecem esta opção”, revela o
general manager da Taco Bell Brasil, Cesar Antonelli.
Mesmo com a
retomada gradual, o delivery continua representando cerca de 80% das vendas da
marca e para se adaptar e atender a essa demanda que veio para ficar, os
processos de qualidade e segurança alimentar tanto no país quanto no mundo,
seguem rigorosos padrões de qualidade e segurança, garantindo a excelência dos
insumos desde o estoque até chegarem na mesa dos clientes. “Nossos fornecedores
passam por um processo rigoroso com auditorias, testes de seus produtos e
seleção comercial antes de serem escolhidos. Trabalhamos com parceiros que nos
tragam inovações, diferenciais competitivos como o armazenamento de proteínas
“shelf stable” (estável na prateleira) e que estejam alinhados aos planos
estratégicos para o crescimento e desenvolvimento de nossa marca no Brasil. O
mundo atual exige isso”, argumenta Antonelli.
Cadeia
do food service e importância dos fornecedores
O food service representa 40% das vendas da empresa, e todos
os projetos são tailor made, ou seja, de acordo com a necessidade do
cliente. As linhas oferecidas aos restaurantes são: Vegetais, que inclui seleta
de legumes e beterraba em cubos, por exemplo; Grãos, que conta com ingredientes
como quinoa vermelha e feijão preto; Carnes, que contém carne bovina e suína em
diferentes formatos, além de frango; Orgânicos, que inclui, por exemplo, soja e
7 grãos; e Recheios, que unem determinado molho a uma proteína animal.
Enrico
Milani, CEO da Vapza, comenta que a segurança alimentar desde a matéria-prima
dos produtos ao cozimento, embalagem e envio são essenciais na cadeia do food
service. “Os nossos produtos não têm adição de conservantes em todo
o processo, e isso significa que entregamos insumos mais naturais e saudáveis
aos clientes. A maneira como fazemos o processamento de esterilização e o fato
de utilizarmos uma embalagem específica para esse processamento permite
disponibilizarmos produtos sem aditivos. Para manter a qualidade da embalagem e
do alimento, orientamos o máximo de cuidado em todas as partes do processo para
que chegue perfeito aos restaurantes. Toda essa cadeia é essencial para
entregarmos produtos personalizados, com qualidade e segurança, além de
potencializarmos nossa marca no setor”, salienta Milani.
Ele também
ressalta a importância do armazenamento adequado para cada tipo de produto,
garantindo a correta conservação. “Cada ingrediente que comercializamos no food
service tem seu tempo correto de utilização. Enquanto a embalagem
estiver fechada, não é necessário refrigeração ou congelamento, porém, após
aberto, deve ser refrigerado e consumido em até dois dias ou pode ser congelado
por 30 dias. Durante a pandemia e para a continuidade das vendas é uma das
nossas grandes forças porque os produtos são enviados prontos, em embalagens de
1 e 3 kg para os restaurantes, têm um longo tempo de validade, entre nove e 24
meses, facilitam o estoque e reduzem a perda, oferecendo também economia aos
estabelecimentos”, finaliza o CEO.
Uma projeção
da Food Consulting somado aos levantamentos da Associação Brasileira da
Indústria de Alimentos (ABIA) com o Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE), defendem que o setor de food service deve ter uma alta de 22% a
25% em 2021.
Sobre a Vapza
A Vapza
Alimentos é pioneira e referência em alimentos cozidos a vapor e embalados a
vácuo; proporcionando alimentação saudável, prática e segura. Fundada em 1994
com origem nos Campos Gerais do Paraná, possui tecnologia exclusiva de ponta no
Brasil e oferece em seu portfólio: grãos, tubérculos, vegetais e carnes. Com
distribuição nacional e com exportação para mais de 11 países, a empresa conta
com certificações de qualidade e segurança alimentar nacionais e internacionais
como a BRCGS, além de ter os selos Halal, Kosher, Vegan e Orgânico, atendendo
todos os públicos que buscam comida de verdade. Para saber mais, acesse: www.vapza.com.br
Sobre
a Taco Bell
Fundada por
Glen Bell em 1962, a Taco Bell está no mercado há 59 anos e é a maior rede
californiana de restaurantes inspirada em comida mexicana do mundo. Seus
principais produtos são tacos, burritos, nachos, quesadillas e uma série de
outros produtos únicos. O Taco Bell conta no país com mais de 35 unidades nos
estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Saiba mais sobre a Taco Bell: www.tacobellbrasil.com.br
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