Prefeituras da Região de Campinas investem na transformação digital dos serviços públicos
Webinar das Cidades Digitais da região, nesta terça, reúne mais de 60 municípios para o compartilhamento de experiências e soluções tecnológicas
Servidores de mais de 60 Prefeituras participaram do encontro virtual promovido pela Rede Cidade Digital (RCD). “As cidades atravessam uma pandemia e o início de novas administrações, o que reforça ainda mais a importância deste evento para trazermos informações e inspirações. Toda cidade pode ser conectada, digital e inteligente. Cada qual a sua maneira”, frisa o diretor da RCD, José Marinho.
Em Campinas, o presidente da IMA (Informática de Municípios Associados S/A), Eduardo Coelho, ao comentar sobre diversos avanços, disse que a meta da cidade é aumentar a malha de fibra óptica e disponibilizar cerca de 200 serviços, já ofertados no portal da Prefeitura, na palma da mão da população.
A criação do Parque Tecnológico Municipal de Campinas em andamento também é outra proposta que, segundo o presidente da IMA, irá auxiliar na retomada econômica e se tornar um espaço de criação de novas tecnologias e soluções. “Queremos também trazer startups e fazer a evolução desse polo em direção à cidade inteligente”, comentou Eduardo Coelho.
O prefeito de Paulínia, Du Cazellato, lembrou que a prioridade durante a pandemia foi investir em tecnologia em setores estratégicos como Saúde, Educação e Segurança. Entre as inovações, Du Cazellato cita a informatização na área da farmácia da rede pública, serviços online e investimentos que auxiliassem a educação municipal, que vão desde plataforma de ensino, tablets a chips com pacotes de internet para os alunos. “A nossa cidade ficou um pouco atrasada no quesito conectividade, mas desde que assumi investimos muito, mas temos muito trabalho pela frente ainda para que a população tenha todos os benefícios na palma da mão ou na sua casa ou no trabalho”, argumentou.
Considerada uma das cidades mais conectadas e inteligentes entre municípios com população de 50 mil e 100 mil habitantes, Jaguariúna é outro destaque da região. O prefeito Gustavo Reis destaca os aplicativos CCC Jaguariúna e Cidadão Online, que disponibilizam e facilitam o acesso a serviços públicos e agendamentos, além do Busão na Palma da Mão, que fornece em tempo real os horários e localização do transporte público. “Estamos avançando e colocando toda a parte de serviços no site da Prefeitura. Isso facilita muito. Acho que o nosso papel enquanto prefeito é facilitar a vida do cidadão”, destacou o prefeito.
Políticas Públicas – O Webinar das Cidades Digitais da Região de Campinas também contou com a participação da coordenadora-geral de Projetos de Infraestruturas para Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Daniela Schettino, que trouxe detalhes das políticas públicas da pasta.
Daniela lembrou que o leilão do 5G, previsto para acontecer neste ano, irá contribuir para o fomento das cidades inteligentes no país, já que entre os compromissos para as empresas vencedoras está o atendimento em banda larga móvel em tecnologia 4G ou superior para população superior a 600 habitantes, a cobertura em rodovias federais com banda larga móvel e ainda a implantação de redes de transporte em alta velocidade em localidades que ainda não são atendidas. “São ações estruturantes importantes pra gente ter um país inteiro chegando ao nível de ter a conectividade resolvida e então tratar de aplicações, de cidades inteligentes”, argumenta.
PDTI – Planejar e posicionar o setor de Tecnologia como estratégico dentro da administração pública também são passos importantes para o desenvolvimento das cidades, segundo o Prof. Dr. Rodolfo Miranda de Barros, do Departamento de Computação da Universidade Estadual de Londrina (PR).
O especialista também completa que o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) é fundamental para as Prefeituras que buscam a implantação de uma cidade conectada, digital e inteligente. “É muito importante entender que o PDTI é o instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de Tecnologia da Informação que visa atender às necessidades tecnológicas e de informação”, explica.
O evento, apresentado pela jornalista Valdireni Alves, teve a parceria da S. Clara Comunicação, Sigma Telecom, Furukawa, ClipEscola, Totalware, Valid e Sonner.
Assista na íntegra:
https://youtu.be/2Z5QSvkSdIs
Nenhum comentário