Profissionais investem em carreiras de impacto e buscam MBA em Gestão de Organizações e Negócios
Por meio de teorias e práticas, curso online desenvolvido pelo Instituto Legado de Empreendedorismo Social oferece ferramentas para criar e gerir iniciativas e negócios que promovam impacto social e ambiental à sociedade
Pioneiro na oferta de cursos de pós-graduação para o setor Social, o Instituto Legado permanece na busca constante de fortalecimento de sua atuação na educação formal para continuar criando novas oportunidades às pessoas que desejam aprofundar seus conhecimentos na área de negócios de impacto. E é cada vez maior a procura por formações como essa por profissionais que investem em carreiras de impacto.
Fernando Assanti é presidente do Instituto Selo Social, que ajuda organizações pelo Brasil a atuar pelos ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Ele atua também em outras organizações da sociedade civil no estado de Santa Catarina (SC) e faz o curso desde outubro de 2020. Fernando decidiu fazer o MBA porque entende que Negócios e Impacto Social estarão cada vez mais conectados. “Um não poderá mais existir sem o outro, muito em breve”, diz ele. “Estou gostando bastante do curso e dos profissionais que ministram as aulas. O Legado tem muitas conexões com negócios sociais e traz cases práticos para complementar a teoria das aulas. Isso agrega muito. Indico fortemente o curso para empreendedores que querem entender mais sobre negócios sociais, para quem já é da área e pretende se aprimorar e também para quem deseja entender detalhes sobre essa nova dinâmica de negócio que está surgindo”, conclui.
“O maior objetivo do MBA é a formação de líderes e empreendedores sociais que se tornem capazes de expandir o impacto social de suas atividades de forma perene e sustentável, seja por meio de organizações sociais, negócios sociais, filantropia empreendedora, governos ou instituições de ensino”, explica James Marins, coordenador científico do curso e presidente do Instituto Legado.
Luzimar Del’ Rei é mulher negra contemplada com a Bolsa para “Mulheres Negras que Transformam”, oferecida pelo Legado, e está criando um negócio social para levar educação financeira para pessoas físicas, famílias e pequenos empreendedores no interior da Bahia. Ela mora no município de Uruçuca, mas, desde que começou a fazer o MBA do Instituto Legado, em novembro de 2020, percebeu que a atuação de seus esforços pode ir muito além e alcançar outras partes do Brasil. A ideia de Luzimar é garantir mais equilíbrio financeiro através de uma boa gestão financeira e melhorar a qualidade de vidas de pessoas por meio da Educação Financeira. Ela já é formada em Administração e Turismo, mas diz ter ampliado a visão que tinha sobre os limites geográficos de atuação do projeto. “O MBA vem me trazendo a solidez de um conhecimento que eu já tinha na prática, mas que ainda estava mais limitado em termos de alcance. Antes de começar o curso, imaginava que negócios sociais só poderiam ser sem fins lucrativos. Passei a ser capaz de enxergar como unir propósito e renda e isso é muito gratificante”, diz ela.
Luzimar destaca que uma das aulas que até agora mais chamou sua atenção foi a sobre Advocacy e Influência de Políticas Públicas. “Despertou a noção de que temos, como cidadãos, o poder de fazer muito mais pelos interesses da sociedade”. Ela também destaca a importância das mentorias ofertadas pelo Legado. “Nelas, tratamos de assuntos que não estão necessariamente listados como disciplinas, mas que fazem parte do cotidiano do empreendedor. Sem falar nas incontáveis oportunidades de troca que existem depois que entramos para a ‘família legado’”
Sobre o curso
O curso tem duração de 12 meses, é registrado pelo MEC (Ministério da Educação) e oferta 10 disciplinas desenvolvidas para criar uma experiência de construção e gestão de iniciativas e negócios que contribuam com transformações sociais e ambientais mais urgentes da atualidade. O design instrucional do MBA foi elaborado em parceria com a Google for Education.
Além disso, o Instituto Legado oferece uma mentoria extracurricular e gratuita a quem deseje aplicar seus projetos na prática. Podem se inscrever pessoas graduadas em qualquer área, líderes na gestão de projetos e organizações de transformação social e socioambiental, empreendedores, gestores e funcionários de negócios sociais e de organizações da sociedade civil, por exemplo.
As aulas são ofertadas por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem e, por serem gravadas, permitem ao estudante autonomia e autogestão na condução dos estudos e das avaliações, o que democratiza ainda mais as possibilidades de realização do curso. A cada mês, uma disciplina diferente é ofertada. O MBA não exige a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), nem de Monografia. Pelo investimento de R$ 250,00 por mês, o aluno tem acesso a 420 horas de formação.
Entre as disciplinas ofertadas ao longo do ano de curso estão: Empreendedorismo Social e Ambiental, Design e Modelagem de Iniciativas Sociais e Ambientais, Estruturação Jurídica de Iniciativas Sociais e Ambientais, Planejamento Estratégico e Gestão de Projetos Socioambientais, Comunicação, Captação de Recursos e Finanças Sociais, Avaliação de Impacto de Iniciativas Sociais e Ambientais e Advocacy e Influência de Políticas Públicas.
Para saber mais sobre o MBA em Gestão de Organizações e Negócios de Impacto Social, clique aqui.
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