Setor pet é um dos mais promissores para investir em 2021
Especialista em negócios pets explica como empreender nesta área; Padaria Pet cresce 200% em 2020 e projeta duplicar número de franquias ainda em 2021
Arquelau So é diretor de expansão da Padaria Pet
Divulgação |
O Brasil conta com quase 140 milhões de
animais de estimação, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de
Alimentos para Animais de Estimação (Abinpet). Destes quase 140 milhões, 54,2
milhões são cães, 23,9 milhões são gatos, 19,1 milhões são peixes, além de 39,8
milhões de aves. Em 2020, ano marcado pela pandemia, enquanto alguns nichos
perderam mercado, o pet foi um dos mais promissores para investir.
Um case que retrata este cenário é um
crescimento expressivo de 200% de uma rede de padaria para pets, a Padaria Pet
que, não só triplicou seu tamanho, como também encontrou novas maneiras de
inovar num mercado que só expande. Em 2020, a rede fechou o ano com 18 novas
franquias no Brasil, chegando também no Nordeste do país.
Para crescer, a marca optou por
implantar novos formatos de negócios. Se antes a rede contava com lojas
físicas, desde 2020 os quiosques passaram a integrar o portfólio de novos
formatos de negócios para empreendedores. O novo formato foi uma das
contribuições para a expansão da rede no país. “O setor pet é um dos mais promissores
pelo crescimento no número de animais nos lares durante a pandemia e os tutores
passaram a conviver mais tempo com os seus pets, o que resultou no aumento do
consumo de alimentos, artigos e acessórios pet. Além disso, visto que foi
elencada como serviço essencial em muitas cidades, o impacto não foi tão grande
se comparado a outros setores do varejo.”, explica o diretor de expansão da
Padaria Pet, Arquelau So.
Atualmente, as lojas físicas e quiosques
da rede pet têm o valor inicial de R$ 85 mil no formato de quiosques e podem
chegar até R$ 300 mil no formato de lojas, com lucros entre 13% a 17%. Para
quem quer empreender e deseja entender melhor sobre o mercado pet, Arquelau
explica mais detalhes abaixo:
Conheça seu propósito de vida
A conexão entre o propósito de vida de
uma pessoa e a maneira que ela deseja transmitir isso no segmento pet é
essencial, até porque o empreendedor enfrentará muitos desafios e sabemos que
aliar o propósito da marca com o objetivo pessoal dele é fundamental para o sucesso
do negócio.
Identifique soluções para problemas
atuais
A identificação de uma dor e/ou
necessidade de um dono de pet é a porta de entrada para conquistar a empatia do
cliente.
Busque conhecimento e referência
A pesquisa é extremamente importante,
procurar por fontes confiáveis que possam oferecer informações sobre o mercado,
como: instituições, associações e entidades do nicho além da expertise de
outros empreendedores da área.
Procure o ponto ideal
A escolha certa do ponto comercial
corresponde a 75% do sucesso do negócio, principalmente se o local depender da
comercialização de produtos como fonte de receita principal.
Além das dicas acima, Arquelau destaca
ainda que a gestão de um negócio no setor pet requer cuidados, seja na
administração ou na forma de conduzi-lo, ressaltando ainda a busca constante
por inovação para superar as expectativas dos clientes, bem como acompanhar os
competidores e ter planejamento para lidar com as incertezas do mercado.
“Um dos maiores desafios é a gestão do
negócio, porque muitos empreendedores se preocupam apenas em realizar as
tarefas que mais gostam, deixando de lado o gerenciamento financeiro, gestão de
pessoas e controle de estoque, setores importantes para o bom funcionamento da
empresa”, explica Arquelau.
Arquelau explica ainda que para compor
uma boa equipe, o empreendedor deve aliar dois aspectos importantes: adquirir
conhecimento e contratar pessoas que o complementem: “Muitas vezes os
empreendedores tendem a contratar pessoas que tenham as mesmas habilidades que
ele, mas na realidade, você deve contratar pessoas com outras habilidades, com
características diferentes, para ter diversidade de ideias e conhecimentos,
contribuindo para o desenvolvimento do negócio”.
Ele cita outros pontos importantes que
podem ser realizados dentro de um treinamento de novos empreendedores. O trecho
abaixo faz parte do treinamento aplicado a novos franqueados da rede:
- Constante inovação e
diferenciação dos produtos: Faz parte do DNA da Padaria
Pet investir na inovação de produtos de fabricação própria e avaliação
crítica da coleção dos produtos dos fornecedores de outras marcas, os
quais são revendidas nas franquias. Faz parte da rotina da marca estar
atenta às oportunidades e tendências do exterior e ouvir os franqueados.
- Qualidade no atendimento:
treinar os colaboradores para que eles tenham a real percepção de valor no
que ele está oferecendo ao cliente e saibam o qual a importância do seu
papel para a empresa.
- Exposição dos produtos:
cada detalhe do local pode proporcionar experiências de compras diferentes
ao cliente. Hoje, é preciso focar em trazer vivências novas para os
consumidores.
- Análise de indicadores de
performance: esteja sempre atento e analise
periodicamente os indicadores de performance do seu negócio pet, número de
vendas, ticket médio, taxa de conversão de venda, recorrência entre outros
indicadores.
Projeções para o futuro
Apesar do impacto causado pela pandemia,
a Padaria Pet tem como objetivo duplicar o número de franquias até o final de
2021, além de aumentar a capilaridade de vendas de produtos de alimentos e
outros acessórios.
Recentemente a Padaria Pet desenvolveu
uma ração 100% natural e, em breve, lançarão uma refeição natural para cães e
gatos sem a necessidade de congelamento.
Sobre Padaria Pet
Em 2011, ao retornarem de uma viagem aos
EUA, os irmãos Rodrigo e Ricardo Chen perceberam um mercado promissor em
ascensão, mas carente da experiência que a Padaria Pet oferece. Igualmente aos
americanos, os brasileiros também humanizaram o tratamento de seus pets,
tratando-os como membros da família. Assim, o conceito da marca é transmitido
até hoje em toda sua rede, que já conta com vinte lojas e produz mais de 100
toneladas por ano entre petiscos e tiras de carnes, além de outros alimentos
para cães e gatos. Para abastecer suas lojas, franquias e mais de 600 petshops
no Brasil, a Padaria Pet tem um centro de distribuição localizado em Cotia (SP)
com 8 mil metros quadrados.
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