Telefónica Tech e IBM lançam soluções empresariais de nuvem híbrida baseadas em inteligência artificial e blockchain
• Assistente virtual com tecnologia IBM Watson, na plataforma Cloud Garden da Telefónica, melhora o atendimento ao cliente
• Nova plataforma de blockchain otimizará o gerenciamento da cadeia de suprimentos e permitirá a rastreabilidade dos ativos empresariais
Madri, 28 de junho de 2021 - A Telefónica Tech, uma holding de negócios digitais da Telefónica, e a IBM anunciaram hoje novas soluções de nuvem híbrida que ajudarão as empresas a impulsionar sua transformação digital utilizando inteligência artificial (IA) e a tecnologia blockchain. Essas soluções, um assistente virtual com inteligência artificial e uma plataforma blockchain para o gerenciamento de ativos empresariais, são parte do trabalho contínuo da Telefónica Tech e da IBM para lançar plataformas de nuvem híbrida que possam acelerar a inovação nas empresas e responder às novas necessidades dos clientes.
À medida que muitas empresas se transformam digitalmente para impulsionar novas fontes de receita e a satisfação do cliente, elas estão adotando cada vez mais tecnologias avançadas baseadas em nuvem, como a IA e o blockchain. Por exemplo, quase um terço dos profissionais de TI entrevistados no Índice Global de Adoção de IA da IBM em 2021, realizado pela Morning Consult, afirma que sua empresa está utilizando a IA, e 43% asseguram que estão acelerando a adoção da IA como resultado da pandemia de COVID-19. Mas, com muitas empresas usando várias plataformas de nuvem e TI, implementar e adaptar tecnologias avançadas nesses ambientes pode ser um desafio.
"Esses acordos reforçam nossa estratégia de ser os melhores parceiros para que as empresas encarem a transformação digital com garantias, complementando as soluções baseadas em nossa própria tecnologia com os melhores serviços de nossos parceiros", afirmou Gonzalo Martín-Villa, CEO de IoT & Big Data na Telefónica Tech.
"A IBM e a Telefónica compartilham a visão de oferecer aos clientes soluções empresariais de última geração que respondam às suas necessidades únicas de transformação digital. As novas ofertas que anunciamos hoje são chave para acelerar o valor que a Telefónica pode obter ao adotar uma estratégia de nuvem híbrida aberta que pode acelerar a entrega dessas soluções ao mercado. Ao aproveitar tecnologias como inteligência artificial e blockchain através de uma plataforma que permite uma implementação flexível - nas instalações do cliente ou em qualquer nuvem - os clientes podem aproveitar e adaptar essas novas soluções para apoiar suas estratégias específicas de inovação", assegurou Steve Canepa, Diretor Geral do setor de Telecomunicações da IBM.
Assistente virtual permite flexibilidade na implementação e personalização
A Telefónica Tech e a IBM criaram uma solução de Assistente Virtual com inteligência artificial para agilizar os serviços de atendimento ao cliente das empresas e entidades públicas. Uma equipe de IBM Global Business Services (GBS) treinou e implementou a solução utilizando o IBM Watson Assistant e está disponível na Cloud Garden da Telefónica Tech, uma plataforma de nuvem híbrida que usa Red Hat OpenShift. As empresas agora podem dispor de um serviço de atendimento ao cliente 24x7, adaptável aos diversos casos de uso e pode ser integrado com segurança em um ambiente omnicanal.
A Telefónica Tech e a IBM construíram a solução se baseando na plataforma de contêineres como serviço do Cloud Garden. Essa arquitetura permite aos clientes obter uma maior flexibilidade na forma de construir, implementar e adaptar a solução em qualquer ambiente de nuvem ou nas instalações do cliente em função de suas necessidades e requisitos. Os clientes podem incorporar mais facilmente essas soluções e adaptá-las a suas plataformas de telecomunicações existentes.
Utilizando as capacidades de processamento de linguagem natural do IBM Watson Assistant, a nova solução é desenvolvida para aumentar a eficiência e melhorar a experiência do cliente, proporcionando informação rápida, consistente e de confiança através de uma variedade de plataforma de mensagens, aplicações, dispositivos ou canais. A solução e a nova experiência omnicanal para clientes ajuda a eliminar os desafios do longo tempo de espera e as buscas tediosas, automatizando as perguntas mais frequentes e as tarefas mais comuns, como as mudanças de informação do cliente, as perguntas de faturamento, o processamento de reclamações, entre outras.
Como resultado, a automatização e o movimentação dos dados dos clientes liberam os funcionários de atendimento ao cliente para que eles se concentrem nos problemas mais complexos. Além disso, a solução ajuda a automatizar a forma com que as empresas processam as funções internas, como suporte de TI, processos de recursos humanos, processos de cobrança, dívida, débito direto, e outros.
Solução de blockchain otimiza a cadeia de suprimentos e o gerenciamento de ativos
Ao mesmo tempo, a Telefónica Tech e a IBM construíram uma nova solução usando IBM Blockchain Platform, baseado em tecnologias de nuvem híbrida, para melhorar o controle de ativos das empresas ao longo da cadeia de suprimentos. A solução adota a visibilidade da cadeia de suprimentos, de uma ponta a outra, e habilita, de forma segura, a rastreabilidade de qualquer tipo de material com um padrão aberto. Desenvolvida para ser personalizada e escalada, a Telefónica Global Technology está utilizando primeiro a solução internamente e começará a implementá-la em seu ecossistema de gerenciamento de ativos e cadeia de suprimentos na Espanha e Alemanha, com o objetivo de estendê-la a outras operadoras do Grupo.
Esta plataforma, construída usando a abordagem de IBM GBS, centrada no usuário, e baseada em Red Hat OpenShift, permite a personalização de participantes, transações, locais e do status de materiais, é adaptável a inúmeros casos de uso e pode ser implementada através de qualquer ambiente de nuvem ou on-premise que o cliente escolher.
Em qualquer momento, a procedência ou localização de um ativo podem ser revisadas pelo fabricante, pelos fornecedores ou transformadores, as empresas de controle de qualidade e o cliente final em um repositório comum, visível, padrão e imutável. A tecnologia blockchain permite que todo o ecossistema de empresas envolvido no suprimento, instalação e consumo de ativos interaja de forma eficiente e facilmente acessível, assegurando a rastreabilidade durante todo o ciclo de vida do ativo.
Além disso, a Telefónica Tech e a IBM estão explorando a possibilidade de comercializar esta solução no mercado empresarial local e internacional, oferecendo uma solução de plataforma de rastreamento blockchain que permite que as empresas estabeleçam seu próprio ecossistema de compartilhamento seguro de dados com seus parceiros da cadeia de suprimentos.
Madri, 28 de junho de 2021 - A Telefónica Tech, uma holding de negócios digitais da Telefónica, e a IBM anunciaram hoje novas soluções de nuvem híbrida que ajudarão as empresas a impulsionar sua transformação digital utilizando inteligência artificial (IA) e a tecnologia blockchain. Essas soluções, um assistente virtual com inteligência artificial e uma plataforma blockchain para o gerenciamento de ativos empresariais, são parte do trabalho contínuo da Telefónica Tech e da IBM para lançar plataformas de nuvem híbrida que possam acelerar a inovação nas empresas e responder às novas necessidades dos clientes.
À medida que muitas empresas se transformam digitalmente para impulsionar novas fontes de receita e a satisfação do cliente, elas estão adotando cada vez mais tecnologias avançadas baseadas em nuvem, como a IA e o blockchain. Por exemplo, quase um terço dos profissionais de TI entrevistados no Índice Global de Adoção de IA da IBM em 2021, realizado pela Morning Consult, afirma que sua empresa está utilizando a IA, e 43% asseguram que estão acelerando a adoção da IA como resultado da pandemia de COVID-19. Mas, com muitas empresas usando várias plataformas de nuvem e TI, implementar e adaptar tecnologias avançadas nesses ambientes pode ser um desafio.
"Esses acordos reforçam nossa estratégia de ser os melhores parceiros para que as empresas encarem a transformação digital com garantias, complementando as soluções baseadas em nossa própria tecnologia com os melhores serviços de nossos parceiros", afirmou Gonzalo Martín-Villa, CEO de IoT & Big Data na Telefónica Tech.
"A IBM e a Telefónica compartilham a visão de oferecer aos clientes soluções empresariais de última geração que respondam às suas necessidades únicas de transformação digital. As novas ofertas que anunciamos hoje são chave para acelerar o valor que a Telefónica pode obter ao adotar uma estratégia de nuvem híbrida aberta que pode acelerar a entrega dessas soluções ao mercado. Ao aproveitar tecnologias como inteligência artificial e blockchain através de uma plataforma que permite uma implementação flexível - nas instalações do cliente ou em qualquer nuvem - os clientes podem aproveitar e adaptar essas novas soluções para apoiar suas estratégias específicas de inovação", assegurou Steve Canepa, Diretor Geral do setor de Telecomunicações da IBM.
Assistente virtual permite flexibilidade na implementação e personalização
A Telefónica Tech e a IBM criaram uma solução de Assistente Virtual com inteligência artificial para agilizar os serviços de atendimento ao cliente das empresas e entidades públicas. Uma equipe de IBM Global Business Services (GBS) treinou e implementou a solução utilizando o IBM Watson Assistant e está disponível na Cloud Garden da Telefónica Tech, uma plataforma de nuvem híbrida que usa Red Hat OpenShift. As empresas agora podem dispor de um serviço de atendimento ao cliente 24x7, adaptável aos diversos casos de uso e pode ser integrado com segurança em um ambiente omnicanal.
A Telefónica Tech e a IBM construíram a solução se baseando na plataforma de contêineres como serviço do Cloud Garden. Essa arquitetura permite aos clientes obter uma maior flexibilidade na forma de construir, implementar e adaptar a solução em qualquer ambiente de nuvem ou nas instalações do cliente em função de suas necessidades e requisitos. Os clientes podem incorporar mais facilmente essas soluções e adaptá-las a suas plataformas de telecomunicações existentes.
Utilizando as capacidades de processamento de linguagem natural do IBM Watson Assistant, a nova solução é desenvolvida para aumentar a eficiência e melhorar a experiência do cliente, proporcionando informação rápida, consistente e de confiança através de uma variedade de plataforma de mensagens, aplicações, dispositivos ou canais. A solução e a nova experiência omnicanal para clientes ajuda a eliminar os desafios do longo tempo de espera e as buscas tediosas, automatizando as perguntas mais frequentes e as tarefas mais comuns, como as mudanças de informação do cliente, as perguntas de faturamento, o processamento de reclamações, entre outras.
Como resultado, a automatização e o movimentação dos dados dos clientes liberam os funcionários de atendimento ao cliente para que eles se concentrem nos problemas mais complexos. Além disso, a solução ajuda a automatizar a forma com que as empresas processam as funções internas, como suporte de TI, processos de recursos humanos, processos de cobrança, dívida, débito direto, e outros.
Solução de blockchain otimiza a cadeia de suprimentos e o gerenciamento de ativos
Ao mesmo tempo, a Telefónica Tech e a IBM construíram uma nova solução usando IBM Blockchain Platform, baseado em tecnologias de nuvem híbrida, para melhorar o controle de ativos das empresas ao longo da cadeia de suprimentos. A solução adota a visibilidade da cadeia de suprimentos, de uma ponta a outra, e habilita, de forma segura, a rastreabilidade de qualquer tipo de material com um padrão aberto. Desenvolvida para ser personalizada e escalada, a Telefónica Global Technology está utilizando primeiro a solução internamente e começará a implementá-la em seu ecossistema de gerenciamento de ativos e cadeia de suprimentos na Espanha e Alemanha, com o objetivo de estendê-la a outras operadoras do Grupo.
Esta plataforma, construída usando a abordagem de IBM GBS, centrada no usuário, e baseada em Red Hat OpenShift, permite a personalização de participantes, transações, locais e do status de materiais, é adaptável a inúmeros casos de uso e pode ser implementada através de qualquer ambiente de nuvem ou on-premise que o cliente escolher.
Em qualquer momento, a procedência ou localização de um ativo podem ser revisadas pelo fabricante, pelos fornecedores ou transformadores, as empresas de controle de qualidade e o cliente final em um repositório comum, visível, padrão e imutável. A tecnologia blockchain permite que todo o ecossistema de empresas envolvido no suprimento, instalação e consumo de ativos interaja de forma eficiente e facilmente acessível, assegurando a rastreabilidade durante todo o ciclo de vida do ativo.
Além disso, a Telefónica Tech e a IBM estão explorando a possibilidade de comercializar esta solução no mercado empresarial local e internacional, oferecendo uma solução de plataforma de rastreamento blockchain que permite que as empresas estabeleçam seu próprio ecossistema de compartilhamento seguro de dados com seus parceiros da cadeia de suprimentos.
Nenhum comentário