A pandemia e a gestão de pessoas no comex
A pandemia trouxe a necessidade de olhar para a própria empresa de uma outra forma: como manter resultados e ainda assim cuidar de seus colaboradores? A DMS Logistics conta como fez para que tudo corresse bem, mesmo em meio ao caos. Saiba como.
Durante o
primeiro ano de pandemia, a prioridade das empresas foi se adequar, rapidamente,
às necessidades de cuidados com as pessoas. Ana Paiva, Gestora de Recursos
Humanos da DMS Logistics, uma das maiores empresas do setor do país e do mundo,
conta como a companhia se organizou assim que a pandemia começou: “a partir do
decreto de pandemia, direcionamos 100% da equipe para o formato home-office”,
lembra ela, que enfatiza: “o fato de já estarmos tecnologicamente preparados
nos permitiu fazer esse movimento sem prejuízo às operações”.
Ana conta
que a empresa teve todo cuidado para que as pessoas tivessem os equipamentos
certos e, inclusive, acessórios para manter a ergonomia. “Também criamos
campanhas internas com foco em manter a produtividade, para garantir a saúde de
todos sem precisar reduzir salários ou realizar demissões”. Esse ponto era a
segunda maior preocupação da empresa, a primeira era o receio de não conseguir
se manter ativa, como aconteceu com alguns seguimentos: “o fato de sermos
classificados como atividade essencial nos deu um fôlego diante de um contexto
tão instável”, complementa a gestora.
Ana
revela ainda que a diretoria criou um comitê̂ que definiu vários pontos de
ataque e controle para que a companhia se mantivesse saudável e competitiva
frente ao mercado, gerando soluções e agregando ainda mais valor para o
cliente, que precisou muito do apoio e expertise dos especialistas para manter
suas atividades, também.
Outras
iniciativas da empresa foram o programa de remuneração variável, a avaliação de
desempenho e premiações mensais por meta, para incentivar a produtividade durante
o período de home-office. “Implementamos, também, o programa DMS WELLNESS, com
foco em cuidar da saúde dos nossos times”, conta Ana, que continua: “além de
diversas campanhas e eventos on-line para nos mantermos próximos, mesmo à
distância”.
Ela lembra
que um dos grandes diferenciais da empresa é exatamente valorizar a colaboração
e investir fortemente em treinamento e capacitação e dar autonomia: “aqui,
desde o estágio o colaborador já é incentivado e encorajado a participar,
contribuir e ser parte da solução”, conta ela, que enfatiza: “essa conexão
entre todos foi e ainda é essencial nessa época em que estamos preparando, aos
poucos, o retorno às instalações da companhia, logo que 100% do quadro estiver
vacinado”.
Ela conta
os planos para 2022: “seguimos ampliando nosso leque de investimento, com
aumento no quadro de colaboradores, reformulação do programa de estágio,
trilhas de carreira, metas de sustentabilidade e melhores práticas de gestão. O
time de talentos tem como foco, em 2022, preparar as pessoas para novas
carreiras que vão surgir a partir da ampliação das indústrias. Precisaremos ter
um time cada vez mais preparado e capacitado para gerar e criar oportunidades
de negócios para nossos clientes”, finaliza Ana.
Sobre a
DMS
Com
tecnologia em freight forwarding e uma equipe especializada em encontrar
soluções sob medida, a DMS conduz operações mais complexas, repletas de
particularidades. São mais de 30 anos de sucesso e muita responsabilidade junto
aos mais variados segmentos: de healthcare, telecom, aerospace e muitos outros.
Entre os serviços, estão: Transporte Aéreo, Marítimo, Rodoviário, Desembaraço
Aduaneiro e Seguro Internacional.
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