Alô, líderes e gestores! Mantenham o CV atualizado. Seu telefone irá tocar no segundo semestre!
A hora e a vez dos "chefes" que se saíram bem na pandemia conduzindo de forma mais humanizada suas respectivas equipes chegou. Ou a empresa atual irá valorizá-los ou a chance de receberem alguma boa oferta de mercado surgirá em meio a retomada econômica.
Por:
Marcelo Arone
Se o
início de 2020 ficou marcado como um período letárgico, onde boa parte das
empresas não sabiam como agir por conta do início da pandemia agora, mais
do que nunca, viveremos a “tempestade perfeita” para os profissionais que
se destacam em suas respectivas organizações.
Com o
volume de trabalho remoto acima do que se esperava as habilidades que
ganharam ênfase no mercado de trabalho de quase 1 ano e meio pra cá não
são detectadas no CV. Sim, fomos testados dia e noite mentalmente e
fisicamente pra dar conta de tudo. Casa, família, trabalho, equipe, etc...
passaram a fazer parte do cotidiano.
Ano
passado, as mudanças que ocorreram, em sua maioria, foram substituições
pontuais ou trocas já planejadas antes até do COVID-19. Notamos, desde o
final de 2020 (mesmo ainda com a segunda onda do vírus) que as
contratações passaram a ser pra ganho de performance efetivamente, ou
mesmo uma nova posição que não existia anteriormente.
O
esgotamento mental dos colaboradores, somado a essas novas demandas por
profissionais e ocorrendo em paralelo com a volta ao escritório dará o tom
da “dança das cadeiras” no restante do ano. Historicamente, o mercado de
trabalho no Brasil se antecipa as tendências do cenário econômico. Sejam
elas positivas ou negativas. E agora, fica a percepção de que se o pior já
passou o momento de buscar “gente boa” é latente.
Os
fatores todos nós sabemos: Projeção do PIB acima do esperado, alta das
commodities no mercado global, vacinação em massa junto ao público mais
economicamente ativo. E esperem um 2022, ao menos no primeiro semestre,
tão ou mais aquecido ainda. Em ano eleitoral as empresas planejam 80% das
contratações na primeira metade do ano.
Em suma:
Nos próximos 12 meses imaginem um jacaré (não o da vacina, mas você mesmo
como profissional) com a boca aberta. Esperando a melhor oportunidade de
sua carreira pra “abocanhar”. Vai acontecer, só mantenha seu CV atualizado
e seu telefone ligado.
A dica
nesse momento: Surfem a onda! Empresas ou profissionais. Entendam a
real motivação das pessoas a médio e longo prazo e não somente pro agora.
Empresa com cultura forte e clima positivo contrata gente que quer deixar
uma marca ou um legado na carreira. Não avaliem somente o CV ou as
experiências do passado.
Tente
projetar o futuro com seus novos colaboradores. O mundo mudou e vai mudar
ainda mais. Essa nova geração de líderes que estão sendo formada não
coloca o “holerite” como principal fator decisório numa movimentação. Não
é incomum que pessoas troquem de emprego sem um aumento efetivo no
salário. Não se procura somente emprego hoje em dia.
Melhorem
e humanizem quem conduz a empresa. No pós pandemia as pessoas valorizam
detalhes de gestão e skills humanos do líder que não era tão perceptível
antes. Com o Home Office, que fatalmente se manterá nesse novo modelo
híbrido idealizado pro futuro, a cultura organizacional que entra em nossa
casa e não o inverso.
Recentemente
fizemos um levantamento na OPTME entre Outubro/2020 e Abril/2021 e
constatamos um aumento de 230% nas contratações pra alta liderança comparado ao
mesmo período antes da pandemia. Na absoluta maioria que participou dessa
pesquisa conosco as habilidades buscadas pelas empresas, clientes e
parceiros não eram técnicas. Temas como diversidade, ESG e
Sustentabilidade também já fazem parte do vocabulário do (a) líder moderno
(a).
* Marcelo
Arone é headhunter e especialista em empresas que passam por processo
de transformação e profissionalização. Há 12 anos atua com recrutamento e
seleção pra alta liderança, C-Level e Conselhos. Em 2015 tornou-se Sócio
Fundador da OPTME RH. Durante sua carreira já entrevistou mais de 9000
profissionais e contratou aproximadamente 350 pessoas pra mais de
100 clientes em diferentes segmentos.
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