Associação Paulista Viva realiza Fórum de Sustentabilidade para discussão de assuntos socioambientais na região da Av. Paulista
Programado para o dia 29/07 com o tema “Caminhos para a Transformação das Cidades”, encontro traz debates sobre o ecossistema de governança corporativa, social e ambiental na Avenida mais famosa do país e a tecnologia como aliada para reduzir gases de efeito estufa
“Há uma tendência global por processos mais sustentáveis e projetos mais eficientes e esse é o nosso objetivo, de propor soluções para redução de custos, com eficiência energética, uso racional de água e de reciclagem do lixo para a região. A percepção hoje é que existem várias possibilidades de participação da sociedade reduzindo as emissões de carbono”, diz Lívio Giosa, Presidente Associação Paulista Viva (APV), organização que trabalha pela melhoria da qualidade de vida, preservação, segurança e valorização da região da Avenida Paulista. Na ocasião ele apresenta o projeto “Av. Paulista Sustentável”, que consiste na criação do Distrito Sustentável Local que envolve a iniciativa privada, poder público, sociedade civil e entidades para identificar o volume de emissão de CO2 e propor metas de redução.
“Estamos sensibilizando todos os agentes locais, como os síndicos dos prédios residenciais e comerciais, líderes empresariais, escolas e faculdades, para que em uma ação coletiva e permanente, possam juntos fazer essa transformação”. A iniciativa do Fórum de Sustentabilidade está atrelada à campanha de aniversário de 130 anos da Avenida Paulista, que conta com uma programação com ações de revitalização urbana conectada aos eixos de reurbanização, inovação e empreendedorismo, sustentabilidade e economia criativa.
“O Projeto Avenida Paulista Sustentável terá início em outubro e vai até 2022, na 1ª fase, e vamos criar indicadores de sustentabilidade, metas para minimizar a emissão de gases poluentes, assim como reorganizar a sensação de pertencimento de áreas verdes do local, como os Parques Mário Covas e Trianon, para preservar o futuro da região e garantir um legado de sustentabilidade para as próximas gerações”, comenta o presidente da APV.
Programação - No primeiro painel, que terá início às 9h30 e terá o tema “A Tecnologia e a Sustentabilidade: mãos dadas para a redução das emissões e impactos”, participam Andrew Storfer, CEO da América Energia; Gabriel Estevam Domingos, Diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) da AMBIPAR Group; Daniela Lerário, Líder Regional na Equipe do Climate Champions para COP26/ONU e Cecilia Seravalli Soares, Gerente de Sustentabilidade da Nespresso, com a moderação de Alessandro Azzoni, Diretor do Núcleo de Sustentabilidade da Associação Comercial de São Paulo. Eles discutem sobre como o desenvolvimento de soluções podem ajudar diversos segmentos a superarem os maiores desafios da sustentabilidade da atualidade para a incorporação com a tecnologia de práticas mais sustentáveis e com menos poluentes.
Às 11h, entre os dois painéis, ideias e projetos para a construção de cidades inteligentes serão abordados na palestra de Aron Zylberman, Vice-Presidente do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), que vai falar sobre “O Modelo ESG empresarial potencializando uma base ESG Urbana: é possível?”, com a moderação de Moira Regina de Toledo Bossolani, Diretora de Governança da Lello Imóveis.
Encerrando o ciclo de palestras às 11h40, o segundo painel, que traz o tema “Transformando a Av. Paulista no eixo sustentável da Cidade – protagonismo local com o envolvimento dos órgãos públicos, da iniciativa privada e das Entidades do Terceiro Setor”, reúne os debatedores Andrea Santos, Secretária Executiva do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC); Eduardo Castro, Secretário do Verde e Meio Ambiente; Lucas Feltre, Diretor da LOGA; Adriano Stringhini, Diretor Gestão Corporativa da SABESP e Caio Carmona César Portugal, Presidente da AELO – Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano. Sob a moderação de Mário Mantovani, Diretor da SOS Mata Atlântica, eles discutem sobre as possibilidades de conservação ambiental e sustentável da região.
Nenhum comentário