Compra e venda de itens usados aumentam durante a pandemia
Necessidade de economia em tempos de crise impulsiona o comércio de móveis e outros itens usados
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Os hábitos de consumo dos brasileiros
foram profundamente transformados desde o início da pandemia. Entre as
mudanças, houve um aumento expressivo na procura pela compra e venda de itens
usados, como demonstra a pesquisa “Brasil Digital: Itens Parados em Casa”,
elaborada pela OLX.
O levantamento demonstrou que o
brasileiro não apenas vem adquirindo mais produtos de segunda mão via
e-commerce, mas também passou a utilizar mais este ambiente para gerar renda
extra ao se desfazer de itens que estavam parados em casa.
39% dos brasileiros já realizaram a
compra de um produto usado na internet e, dentro dessa porcentagem, 45% o
fizeram pela primeira vez durante a pandemia, segundo o estudo. Os móveis estão
entre os cinco produtos seminovos mais procurados online, correspondendo a 15%
das preferências de compra.
Economia e
sustentabilidade
“Com a chegada da pandemia, vimos
aumentar o número de pessoas interessadas tanto em comprar móveis usados quanto
em vender. Muita gente começou a passar mais tempo em casa, e itens que antes
passavam despercebidos passaram a incomodar, a ‘sobrar’”, relata Marina
Zaiantchick, da TAG2U,
empresa paulistana especializada em decoração sustentável através da compra e
venda de produtos usados.
“Também foi possível notar um aumento
significativo de pessoas que precisaram mudar de casa nesse período. Vender os
móveis e demais objetos que não seriam mais utilizados no novo lar se tornou
uma possibilidade de ganhar um dinheirinho extra”, complementa.
O levantamento ainda identificou que 63% dos brasileiros possuem ao menos um
produto parado em casa que poderia ser vendido, mostrando o
potencial que este mercado possui.
E não foi só o número de mudanças
residenciais que causou impacto nesse crescimento. Segundo Marina, também foi
possível observar o aumento de empresas, escritórios e comércios que fecharam
suas portas na pandemia e precisaram se desfazer do mobiliário. “As empresas
nos procuram para vender de tudo um pouco: de cadeiras e balcões para bares e
restaurantes a bancadas de trabalho, poltronas e luminárias, enfim, a gama de
produtos é bem ampla”.
Se durante um bom tempo os móveis usados
eram vistos como “velharia”, hoje o cenário mudou bastante. A princípio, tem a
ver com economia, afinal o preço tende a ser mais baixo do que o de peças
novas, mas tem também a ver com o estilo diferenciado que peças mais antigas
têm.
Outro fator que também merece destaque é
a sustentabilidade. “O melhor móvel é aquele que já existe, que já foi
fabricado, e que está em boas condições para continuar a ser útil. Quando um
comprador opta pelo móvel usado, ele evita o descarte inadequado e prolonga a
vida de uma peça de qualidade”, pontua Marina Zaiantchick.
TAG2U
Fundada em 2017, a TAG2U tem como
principal objetivo trazer comodidade para quem quer vender e a oportunidade
para quem quer comprar móveis e produtos usados, com a garantia de um processo
totalmente transparente e seguro para todos. A empresa, sediada na capital
paulista, conta com um showroom de mais de 1.800m² e um e-commerce. São mais de
12.000 clientes beneficiados, e a TAG2U, pioneira em desocupação de espaços, se
orgulha em apoiar e incentivar a decoração sustentável através da compra e
venda de produtos usados.
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