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Dicas essenciais para fazer marketing boca a boca

Quais são as vantagens do marketing boca a boca

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O marketing boca a boca pode ser considerado um dos mais antigos meios de divulgação de uma marca, onde a principal forma de disseminação acontece por meio de conversas entre um cliente da empresa que ficou satisfeito, com uma pessoa de dentro de seu grupo.

De modo geral, podemos entender que essa prática nada mais é do que uma geração de buzz, ou em português, burburinho, onde a marca se torna a principal atração dos papos.

A importância dentro dessa situação é a forma como a empresa de acessórios pet atacado, por exemplo, consegue projetar toda a situação, trabalhando desde o ponto em que um cliente se torne fiel à marca, até o momento em que ele vai repassar a experiência.

Apesar de parecer fácil, essa é uma estratégia que demanda alto nível das equipes, principalmente em pontos que geralmente não têm grande reparo, como o pós-vendas e o próprio atendimento em meio ao fechamento de um contrato de, por exemplo, seladora de pedal.

A seguir vamos entender melhor sobre o que consiste esse tipo de marketing, sabendo melhor quais as vantagens de aplicá-lo dentro de uma empresa e algumas dicas para que você possa começar a colocar o boca a boca em prática de forma cativante e autêntica.

Marketing boca a boca: um tradição atual

Boca a boca é uma expressão que simboliza a passagem de uma informação entre uma pessoa e outra, seguindo um fluxo que pode ser tudo menos limitado, direcionando ações, pensamentos, atitudes e, até mesmo, levantando desejos de compra em uma pessoa.

Quando falamos no marketing boca a boca, tudo se torna ainda mais fácil de compreender, afinal, se seguirmos dentro da mesma linha, fica fácil entender que ele se trata, basicamente, de indicações.

Por exemplo, por meio do marketing boca a boca, uma empresa de avental cirúrgico descartável impermeável, por exemplo, passa a ser mais requisitada dentro de meios médicos, fruto de experiências de clientes que compraram e fizeram uma boa avaliação.

Se a empresa chegou a investir para que essa indicação fosse realizada, e que a marca estivesse em meio a conversas entre um cliente e outro, estamos vendo um tipo de marketing boca a boca acontecendo de forma eficaz.

Em uma análise mais aprofundada, podemos verificar que esse tipo de veiculação e validação social de um produto ou serviço não é algo novo, acontecendo há séculos.

Afinal, antes mesmo da existências das principais formas de comunicação atuais, como a internet e suas extensões, que é o caso de redes sociais, havia-se uma grande consideração pelas indicações feitas boca a boca, em conversas a partir de encontros.

Desde esse momento, o mercado como um todo veio se modificando, mas ainda mantendo como principal base para a potencialidade de uma empresa a dedicação que ela tem com seu cliente e principalmente, a qualidade atestada daquilo que ela oferece.

Essa, dentre todas as questões que podem ter influência no início do marketing boca a boca, é sem dúvida a mais considerável, visto que a potência do produto é unânime.

É o caso de uma loja de produtos para limpeza de piscina conhecida por poucas pessoas, mas que vende produtos de extrema qualidade. Isso é essencial para que suas contas estejam em dia, principalmente sua lucratividade em questão anual ou além.

Tudo isso só é possível graças à potência de uma sugestão feita por uma pessoa, ainda mais se essa informação é repassada para outra que tem proximidade com ela.

Podemos ver isso quando temos contato com indicações feitas por amigos próximos, pessoas que confiamos e sabemos dos gostos e critérios. Se um colega faz esse tipo de promoção de uma assessoria contábil em São Paulo, certamente, a empresa é boa.

Quais as principais vantagens dessa prática?

O primeiro ponto considerado de máxima vantagem dentro do marketing de boca a boca é a forma como ele pode ser executado, sem nem ao menos levar a empresa a grandes investimentos ou pagamentos de campanhas e anúncios desse tipo.

Com um pouco de criatividade e trabalho bem empenhado nas áreas importantes, é possível fazer com que sua marca se torne a mais falada do mercado com economia.

A sequência dessa ação se torna um grande benefício para, por exemplo, uma empresa de lençol hospitalar descartável: a captação de novos clientes. Ao invés de outras maneiras tradicionais de fazer com que isso aconteça, o boca a boca é ideal para atração de consumidores.

Ou seja, quando um cliente da sua empresa, que está satisfeito com um produto ou serviço, fala sobre este para alguém, aquela terceira pessoa logo se interessa e resolve entrar como candidata a conhecedora do negócio, criando então um caminho para o consumo.

Em muitos dos casos essa é uma prospecção feita com tanto afinco, conquistando resultados excelentes, que outras maneiras de atingir o cliente podem ser passáveis.

Isso agrega outro ponto, que é justamente a redução de custos. Afinal, em empresas de diferentes setores e proporções, é essencial investir para que haja uma maior entrada de clientes, isso por meio de:

  • Conteúdos;
  • Anúncios digitais;
  • Publicidades offline;
  • Parcerias;
  • Dentre outros.

Ou seja, de modo geral sempre haverá um tipo de pagamento para que as pessoas encontrem o negócio. No caso do marketing boca a boca, dependendo também da potencialidade dessa troca, esse investimento pode ser algo desnecessário.

Por fim, podemos citar como ponto totalmente influenciador para que essa técnica seja bem utilizada por empresas de prateleiras para pet shop, por exemplo, a criação de uma fidelização do cliente, tanto com aquele que indicou quanto com a pessoa nova que ainda comprará.

A proximidade do boca a boca pode nos mostrar isso com mais clareza. Certamente uma pessoa que fala sobre sua experiência com um negócio para outra pessoa, de maneira aberta, tem de fato um tipo de apreço e conexão com a marca, ainda que minimamente.

Isso mostra que a fidelização aconteceu, e aquela pessoa estará sendo uma replicadora da marca. A mesma coisa podemos dizer que acontece nos casos das pessoas que conhecem a empresa por meio de uma conversa ou uma indicação de outra.

Algumas maneiras de colocar em ação

Agora que entendemos melhor sobre o que de fato significa o marketing boca a boca, bem como de que forma ele pode ser compreendido no mercado, vamos conhecer as principais maneiras de colocar isso em prática dentro da sua empresa, de forma prática e simples.

Não importa o tipo de área que você trabalhe, seja em um hospital de transplante de fígado ou em uma loja de moda. O foco do boca a boca é fazer com que isso aconteça genuinamente, e para isso, nada melhor do que começar com a base: encantamento. 

Veja mais sobre a seguir:

Relacionamento é tudo

O relacionamento com o seu cliente é o que vai definir a conversa que ele terá com uma pessoa conhecida, para fazer então a transmissão da potencialidade do negócio.

Por isso, essa deve ser a prioridade dentro da sua atuação. O ideal é que haja comunicação no pós-venda, análise sobre necessidades do cliente e principalmente conversas constantes com este.

Foque naquilo que se torna viral

O viral é o que de fato vai ser tornar um ponto de conversa entre as pessoas, e ainda que existam outras maneiras de pautar a potencialidade de uma empresa, geralmente é o assunto do momento, que está dando o que falar, que vai fazer a ponte.

Por isso, sempre que for pensar em comunicação para sua empresa, lembre-se de guiar suas escolhas com aquilo que é criativo e altamente interessante para um papo.

Pense sempre no melhor atendimento

Você provavelmente voltou em uma loja e falou bem dela após ter tido um atendimento impecável, não é? A mesma coisa acontece quando falamos de um cliente que propaga a sua empresa para outras pessoas. Para que isso aconteça, o melhor é a qualidade ao atender.

Crie a melhor experiência possível

A experiência do cliente tem sido um dos pontos mais essenciais nos últimos anos, nos mais variados mercados. Isso porque essa fase determina o que de fato será a sensação e a satisfação do consumidor após a compra.

Por isso, foque sempre em entregar a melhor forma de venda, atendimento, mas também a conexão com a sua marca para o cliente.

Considerações finais

O marketing boca a boca é de fato um dos maiores e mais funcionais meios de fazer a propaganda de uma empresa, induzindo a conversa entre aqueles que já foram seus clientes com os que querem saber mais sobre o seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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