IBM e Instituto Ayrton Senna unem-se em projeto para o desenvolvimento socioemocional de alunos da rede pública do Brasil
Voluntários da IBM e a equipe do IAS desenvolveram uma solução totalmente digital e nativa na nuvem, para substituir o processo manual de digitalização e atualização dos resultados dos questionários que avaliam as competências socioemocionais dos alunos
São Paulo, 1
de julho de 2021 - A IBM e o
Instituto Ayrton Senna anunciam um projeto para a aplicação de novas
tecnologias com o objetivo de ajudar a desenvolver habilidades socioemocionais
dos alunos da rede pública de ensino no Brasil, monitorando competências e
planejando ações pedagógicas para o desenvolvimento dos estudantes.
Um mundo
digital em constante evolução pede um modelo de educação e formação dos
estudantes que vá além do modelo tradicional de alfabetização, até as
competências socioemocionais. Segundo o relatório sobre o Futuro dos Empregos
2020 do World Economic Forum, a inteligência emocional é uma das 5 maiores habilidades
emergentes mais demandadas no Brasil, tornando-se uma das habilidades mais
necessárias do século 21 a todos os estudantes.
"O
Instituto Ayrton Senna sempre trabalha para que os conhecimentos cheguem ao
maior número possível de gestores, professores, crianças e jovens. Com esta
parceria, conseguimos ampliar ainda mais nosso alcance, impactando a vida de
estudantes e educadores com acesso a soluções inovadoras e que dão oportunidade
de desenvolvimento pleno", afirma Ewerton Fulini, Vice-Presidente Corporativo
do Instituto Ayrton Senna.
O Instituto
Ayrton Senna criou uma metodologia de monitoramento de habilidades
socioemocionais com base em referências de diversas abordagens científicas e
experiências educacionais, voltada para alunos da rede pública de ensino e,
desde 2014, aplica um questionário para avaliá-los em aspectos como autogestão,
engajamento com os outros, amabilidade, resiliência emocional e abertura ao
novo, com objetivo de obter insights e resultados que são utilizados por
educadores e instituições de ensino para conhecerem o potencial e os desafios
de suas turmas e assim planejar ações pedagógicas para o desenvolvimento pleno
dos estudantes.
Um time de
desenvolvedores e líderes voluntários da IBM trabalhou lado a lado da equipe do
Instituto Ayrton Senna para desenvolver uma prova de conceito de uma solução
totalmente digital e nativa na nuvem, para substituir o processo manual de
digitalização e atualização dos resultados dos questionários que avaliam as
competências socioemocionais dos alunos. Cinco voluntários da IBM investiram
1.500 horas ao longo de um ano e meio, estabelecendo os processos e tecnologias
para acelerar o modelo manual que anteriormente levava muitas horas,
reduzindo-o a apenas alguns minutos.
A solução foi
implementada e agora está disponível para que o IAS e os seus parceiros possam
coletar, gerenciar e analisar os dados. O aplicativo tornou possível a leitura
das folhas dos questionários respondidos pelos alunos por meio de uma foto
tirada em qualquer dispositivo móvel, para identificar as respostas de forma
automática e atualizar o banco de dados do Instituto em tempo real, permitindo
que tanto o Instituto quanto as instituições de ensino possam analisar o nível
dos alunos nas diferentes competências socioemocionais, e assim, desenvolver
ações e estratégias pedagógicas para endereçar o desenvolvimento daquelas que
necessitam de mais atenção.
Segundo
Ricardo Gazoli, Gerente Geral da unidade de Global Technology Services da IBM
para a América Latina, que atua diretamente com o Instituto desde 2019,
"sempre admiramos o trabalho do Instituto Ayrton Senna, pois temos uma
visão em comum de que a educação é um fator chave para transformar a vida das
pessoas. Desenvolver as competências socioemocionais é uma necessidade cada vez
mais importante no mundo corporativo, que exige um alto nível de adaptabilidade
por parte dos profissionais frente às rápidas mudanças do mercado e às novas
tecnologias. Quando soubemos da complexidade de estruturar todas as informações
dos questionários respondidos por milhares de estudantes, vimos uma
oportunidade de trabalhar em conjunto dentro da iniciativa, agregando experts
em tecnologia para transformar esse processo por completo e torná-lo mais
simples, mais rápido e efetivo".
As primeiras
experiências de aplicação realizadas nas escolas reabertas neste ano foram
muito positivas, com participação de aproximadamente 90 alunos de escolas de
Teresina, no Piauí, onde professores que rodaram as avaliações elogiaram muito
a velocidade e agilidade na geração dos resultados.
Sobre o Instituto Ayrton Senna
Desde sua fundação, o Instituto Ayrton Senna vem
produzindo conhecimento e experiências educacionais inovadoras capazes de
inspirar práticas eficientes, capacitar educadores e propor políticas públicas
com foco na educação integral.
https://institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/quem-somos.html
Sobre a IBM
Os esforços de Responsabilidade Social
Corporativa da IBM procuram garantir que a tecnologia e o talento da empresa
abordem alguns dos maiores desafios da sociedade. As iniciativas incluem
multisetor, parcerias globais como P-TECH e IBM SkillsBuild para ajudar a criar escolas e forças de
trabalho mais inclusivas e inovadoras; aprimorando o voluntariado do
funcionário IBM, como por meio do IBM Service Corps, para fomentar o sucesso e o bem-estar da
comunidade; e práticas corporativas que demonstram ética e transparência
intransigente nas operações da IBM e na pegada ambiental. Para obter mais
detalhes, por favor, consulte o Relatório Anual de Responsabilidade Corporativa
da IBM, aqui.
Nenhum comentário