Investimento de US $4,2 mi trará a europeia Ignitia para auxiliar agro brasileiro
Evitar quebras por estiagem e geadas já nas próximas safras, estão entre os objetivos da Ignitia
Estocolmo, 15
de julho de 2021 - A empresa sueca Ignitia, líder mundial em meteorologia
tropical, anunciou nesta quinta-feira (15) o fechamento de uma rodada de
financiamento de US $ 4,2 milhões para lançar seus serviços de apoio à tomada
de decisão agrícola no mercado brasileiro. Com uso de Inteligência Artificial e
Machine Learning a empresa garante 84% de precisão nas previsões do tempo, isso
equivale a mais que o dobro de precisão, em relação às demais disponíveis no
mercado.
“O produtor
rural brasileiro, assim como outros atores do agronegócio, necessita de
ferramentas de planejamento, a fim de reduzir seus riscos, em particular os
riscos climáticos, e para melhorar sua produtividade. Estamos entusiasmados em
expandir nossa presença para o Brasil e contribuir para o fortalecimento do
agronegócio brasileiro, influenciando já nas safras de 2021/2022” destaca o CEO
da Ignitia, Rui Antunes.
(CEO da
empresa - Ruy Antunes)
O diferencial
da empresa está na precisão, garantida de forma científica, após 5 anos de
investimento em Pesquisa e Desenvolvimento. No Brasil, as empresas não atingem
a mesma habilidade. Operam em sua maioria, com modelos meteorológicos criados
para o hemisfério norte, que não correspondem à realidade dos trópicos. A
empresa moldou o sistema à realidade brasileira, por meio de um processo que
durou cerca de 18 meses.
Considerando
que 90% das atividades agrícolas do Brasil dependem direta ou indiretamente da
meteorologia (como se verificou recentemente com as graves geadas nas áreas de
milho, cana e café), a Ignitia desempenha um papel significativo na
estabilização das cadeias de valor agrícolas, por meio de seus serviços de
previsão do tempo hiperlocal e de alta precisão. Desde a preparação da terra
até a colheita da safra, os serviços da Ignitia permitem que os produtores
melhorem as atividades agrícolas e aumentem sua produção.
A empresa já
garantiu sua primeira grande parceria no Brasil, através da colaboração com o
líder em agricultura de precisão Starksat, atendendo produtores em mais de 3
milhões de hectares. “Fizemos uma parceria com a Ignitia há muito tempo,
considerando que ela tem a melhor Inteligência Artificial e Machine Learning de
previsão do tempo do setor. Nós os usamos em algumas de nossas plataformas e
seguros baseados em índices, ou index insurance, para prevenção de perdas
agrícolas na África e na América Latina,” destaca o CEO da Starksat, Bernardo
Arnaud, CEO da Starksat.
Referente aos
US $ 4,2 milhões investidos nesta rodada, a origem dos recursos inclui a
gigante IKEA, varejista de móveis, que investiu por meio de sua empresa de
empreendedorismo social IKEA SE BV. A rodada também é apoiada por investidores
como o Banco de Microcrédito Finca International.
Sobre a Ignitia AB
Os serviços
da Ignitia permitem que os produtores tomem decisões mais oportunas sobre todas
as atividades agrícolas e alcancem melhores resultados - desde a preparação da
terra até a colheita da safra. Atualmente os serviços da Ignitia aumentaram a
produtividade de mais de 1,9 milhões de clientes.
A Ignitia foi
fundada em 2010 por três cientistas de renomadas instituições de pesquisa como
a NASA, que uniram forças para enfrentar a tarefa aparentemente impossível, de
produzir previsões meteorológicas tropicais confiáveis. Cinco anos e 20.000
horas-homem depois, em 2015, a equipe produziu a primeira previsão
meteorológica tropical hiperlocal e altamente precisa do mundo. IA preditiva,
algoritmos proprietários e dados ininterruptos 3-D @multisource se reúnem para
criar uma previsão tropical que é duas vezes mais precisa que os modelos
globais em regiões tropicais.
Nenhum comentário