Malinski utiliza energia de biomassa para produção sustentável
Unidade fabril da companhia em Porto Velho (RO) produz mais de dois milhões de cabos de madeira por mês, com energia gerada a partir dos resíduos de madeira
A Malinski, uma das principais fabricantes de cabos de
madeira do país, tem investido bastante para tornar sua produção cada vez mais
sustentável. Na fábrica da empresa em Porto Velho (RO), os primeiros resultados
vêm sendo colhidos com sucesso. A unidade já atinge sua autossuficiência
energética, conseguindo gerar a partir de biomassa 100% da energia necessária
para todas as operações da planta.
A partir de resíduos de madeira, oriundos da serragem e de outros processos fabris para confecção dos cabos, a Malinski consegue gerar cerca de 2000 kW/h de energia, suprindo sua necessidade total, que atualmente está estimada em 1350 kW/h. “Desenvolvemos um sistema que permite reaproveitar os resíduos em sua totalidade para a transformação em biomassa. Instalamos uma caldeira na unidade, com capacidade de gerar 21 m³ de vapor por hora. É esse vapor que alimenta a turbina para geração de energia, atendendo toda a demanda no parque industrial da Malinski Porto Velho”, explica Paulo Malinski, fundador e CEO da companhia.
O executivo conta que a experiência foi tão positiva que já está em andamento um projeto para aumentar o rendimento da fonte geradora. “Estamos trabalhando na expansão da capacidade de geração de energia em até 60%. A ideia é reaproveitar resíduos florestais, oriundos de parcerias com fornecedores de matéria-prima para os processos da Malinski, contribuindo assim, com o desenvolvimento sustentável de toda a sua cadeia de produção”, adianta.
A biomassa combina o uso de matérias-primas sustentáveis que resultam em uma menor emissão de CO2, na comparação com outros tradicionais sistemas de geração de energia à combustão. Hoje, ainda é pouco utilizada no país, representando cerca de 9% da matriz elétrica, atrás das fontes hídrica, eólica e gás natural, segundo dados do Ministério de Minas e Energia.
Fundado em Curitibanos (SC), a Malinski expandiu suas atividades e hoje sua principal fábrica está localizada em Porto Velho, em Rondônia. Com cerca de 350 colaboradores em suas unidades, a empresa sempre teve um olhar muito focado nas questões sustentáveis. A companhia promove o uso consciente de recursos naturais, por meio de práticas como a geração de energia limpa e captação da água da chuva para reutilização em seus processos produtivos.
Sobre a Malinski:
A Malinski Madeiras Ltda. é uma das principais fabricantes
de cabos de madeira do país. Fundada em 1994 pelo casal Paulo Vicente Malinski
e Magali Marlene Scur Malinski, a empresa nasceu em Curitibanos (SC), onde
mantém sua sede administrativa até hoje. A principal fábrica do grupo está
localizada em Porto Velho (RO), próxima às Florestas Nacionais de Jacundá e
Jamari, possibilitando a extração sustentável de madeira, principal preocupação
da Malinski desde sua fundação. Atualmente, a empresa possui cerca de 350
colaboradores e produz cerca de 2 milhões de cabos por mês, com madeira
certificada, com destino ao mercado interno e externo, incluindo países como
Estados Unidos, México, Holanda, Canadá e Reino Unido. Saiba mais em: https://malinski.com.br/
Nenhum comentário