Marketing e saúde: como complementar o trabalho médico oferecendo informação de qualidade
Mais do que nunca estamos vivendo a era da disseminação rápida de informações. Acompanhamos de perto o quanto esse acesso modificou os relacionamentos empresariais e seus clientes e parceiros.
Quando falamos em saúde e marketing,
geralmente o primeiro pensamento é de algo em que não há conversa, porém, com a
era moderna, pudemos ver o quão essa área é estratégica para que informações de
grande relevância e qualidade cheguem até a população e complementem os
esclarecimentos médicos dentro dos consultórios e também por meio da
telemedicina.
Há muito tempo o marketing na área de
saúde deixou de apenas buscar o aumento da carteira de clientes e sim, em
contribuir socialmente com as informações prestadas por meio das redes sociais,
jornais e outras formas de comunicação. Com toda a certeza, quanto mais
conteúdo qualificado, mais a empresa que o oferece ganha novo espaço no mercado
de saúde suplementar e isso, reflete diretamente no aumento da carteira de
vidas atendidas.
Ao se colocar no mercado estadual de
referência em planos empresariais, a Paraná Clínicas adota uma gestão
humanizada, que dá preferência por uma boa conversa entre médico e paciente, do
que apenas em registrar aumento de números.
Esse direcionamento tem reflexo direto
na área de marketing, afinal, o desafio é colocar em todos os meios de
comunicação entre operadora e paciente a humanização, o sentimento de
pertencimento e o carinho desta entidade curitibana e que possui planos ousados
de expansão.
A chegada da pandemia do novo
coronavírus, acentuou ainda mais essa troca de informações, fazendo com que
intensificássemos as comunicações para esclarecer as dúvidas dos pacientes e
tranquiliza-los em relação aos atendimentos que não podiam ser descontinuados.
De forma rápida e qualificada, a Paraná
Clínicas se adiantou ao momento e em março de 2020 iniciou os atendimentos
remotos sem perder sua referência em acolhimento humanizado. Mais de 26.400
pacientes, já utilizaram a telemedicina da Paraná Clínicas e, em sua grande
maioria, com altos níveis de satisfação.
O marketing no setor de saúde, assim
como os demais, precisa acompanhar as inovações tecnológicas, as novidades de
mercado e saber como aplicar tudo isso em favor dos clientes, por meio de
campanhas que sejam marcantes e não sensacionalistas, que os pacientes consigam
se sentirem acolhidos com palavras e imagens. A linha deste tipo de comunicação
é muito tênue neste mercado, visto que muitas campanhas precisam ser um pouco
mais impactantes, mas sem esquecer as premissas que conduzem a companhia.
Essa área, permeia todo o funcionamento
de uma operadora de saúde, desde sua fachada, os uniformes, o método com que as
pessoas são acolhidas, disposição de mobiliário, inovações tecnológicas,
métodos de abordagem, linguagem de redes sociais e a lista de todas as áreas
que o marketing atua seria infinita.
Arrisco dizer, que o marketing é um
instrumento gerencial, uma ponte entre a empresa e seu público resultado em
áreas como vendas e na fidelização de sua carteira de clientes, lembrando
assim, dos do marketing citados pelos autores Nascimento e Lauterborn, em 1990
(Entusiasmar colaboradores; encantar Clientes; enlouquecer concorrentes;
enriquecer a todos). Demonstrando mais uma vez, o quanto o marketing na área de
saúde é uma ciência que precisa ser igualitária e diferenciada ao mesmo tempo,
passando por todas as áreas e deixando sua marca com qualidade e
precisão.
Juliane Kosiak Poitevin é formada em
administração, especialista em marketing pela ESPM, com MBA em marketing pela
FGV e, desde 2016, atua como gerente de marketing e comunicação da
operadora de planos de saúde empresariais Paraná Clínicas, empresa integrante
do Grupo SulAmérica com sede em Curitiba (PR).
Sobre a Paraná Clínicas
Fundada em 1970, a Paraná Clínicas é
referência em planos de saúde empresariais e também atua na modalidade coletiva
por adesão. Desde setembro de 2020, é operadora integrante da SulAmérica, o
maior grupo segurador independente do Brasil. Carrega a missão de cuidar com
excelência empresas e pessoas, oferecendo como diferencial os programas de
saúde preventiva e promoção de qualidade de vida. Com uma infraestrutura
moderna e planejada em uma rede interligada, a Paraná Clínicas conta com sete
unidades próprias em Curitiba e Região Metropolitana, chamadas de Centros
Integrados de Medicina: CIM Araucária; CIM CIC - 24h; CIM Fazenda Rio Grande;
CIM Rio Branco do Sul; CIM São José dos Pinhais; CIM Unidade Infantil - 24h (ao
lado do Hospital Santa Cruz) e CIM Água Verde – onde também operam o Hospital
Dia, projetado para oferecer o que existe de mais moderno em procedimentos
eletivos, e o Centro de Infusão, estruturado para atender com excelência os
pacientes de oncologia, hematologia e reumatologia. Mais informações em www.paranaclinicas.com.br.
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