Muro de escola de Guavate, em Porto Rico, será transformado em um museu ao ar livre
Iniciativa motiva escolas de outros países a apoiar projetos artísticos
Dentro do conceito Renascer Cayeyano, proposto por #GuavArte, o mural começará na curva da escola com uma paisagem do Farol do Conhecimento, a bandeira de Porto Rico e o escudo de Cayey que se iluminam com o sol nascendo entre as montanhas de La Sierra de Cayey. Além disso, eles recriarão a nascente dos rios (contemplando que Cayey significa "onde nasce a água"). Esta paisagem natural irá expressar a flora e fauna do município (coqui dourado, flor de maga, papagaio, borboleta arlequim, carvalho, pinhal, etc.).
Seguem-se paisagens, monumentos e gente famosa, acrescentando o Monumento ao Jíbaro, as "Tetas de Cayey" e Ramón Frade e a sua famosa imagem. Posteriormente, serão colocadas as estruturas dos planos das casas antigas, as plantações de cana e fumo, o engenho, os vales e o Trem Jamaicano da leiteria de Las Vegas, entre outros. Também foram encontrados petróglifos que demonstram a cultura indígena.
O passado vai se fundir com o presente com a cultura gastronômica que identifica Guavate com fotos típicas de Natal que incluem jíbaros dançando bomba e totalmente, gente tocando instrumentos nativos e o tradicional fogão com toda a comida típica. Seguem-se os de uma família que descasca feijão bóer, a avó a montar bolos, o avô a fiar o porco, os rapazes e as raparigas a brincar e os jovens a dançar. Inclui o espaço interativo das silhuetas em movimento com as roupas dos vejigantes, jibaritos, bomba e totalmente.
O coletivo vai destacar tudo isso com várias técnicas de arte, como pintura, mosaico e fresco, entre outras. Um fato marcante é que com esta obra o Piramidismo Cromático ou estilo de cores será introduzido em Porto Rico, cuja forma visual sugere harmonia, rupturas e contrastes promovidos pelo artista mexicano Ernesto Ríos e seu colega equatoriano Gonzalo Gotassi Silva, da Organização Mundial de Artistas. Ambos visitarão a Ilha de 9 a 15 de agosto.
Especificamente, a artista e professora de artes, Sheila E. Ríos Vélez, refletiu num recente encontro as fases do projeto, cujas tarefas a cumprir vão desde a raspagem, limpeza e semeadura até à preparação da parede com “primer” após a limpeza. Indicou ainda que são feitos esboços e apresentadas ideias para pintar, entre outras obras.
Ele explicou que o muro de arrimo tem 611 pés de comprimento, cuja altura varia de acordo com a área dividida entre as fases. Ele estabeleceu que cada fase tem seis seções de 25 pés. Adicione a isso 150 pés de trabalho para cada fase, excluindo a quarta, que mede 161 pés.
Da mesma forma, o professor e artista plástico Jaime Suárez explicou neste encontro que começaram com uma limpeza da parede, pois tem muitas camadas de tinta. Será feita uma vala na parte superior da parede para desviar a água do escoamento e evitar que ela caia na parede. As plantas serão plantadas no andar de cima para evitar a corrosão do terreno e evitar que a sedimentação se acumule novamente na cerca da parede.
Ele explicou que, após a limpeza da parede, será aplicado um "primer" branco à base de selador-primer e tinta, para exterior e acrílico. Enquanto isso, Ríos Vélez recomendou o uso das cores primárias amarelo, vermelho e azul “que são de cor pura e que a tinta não se mistura com o branco. Com essas cores se formam as cores secundárias: laranja, verde e violeta”. Da mesma forma, ele recomendou comprar as cores neutras preto e branco.
Carmen Roig, auxiliar do prefeito Rolando Ortiz Velázquez, destacou que esta iniciativa faz parte do Projeto Consciência 2020, criada com o objetivo de despertar a consciência sobre os aspectos emocionais através das artes, música, meio ambiente e Esportes; Todo o âmbito do programa Escuelas al Día, também manifestou o seu apoio a Francisco Ortiz, do Residentes Pro Guavate, pela iniciativa de integração do muro na escola.
Carmen Rosado, líder recreativa no setor de Las Vegas, reiterou que a arte será dividida com vários temas que reúnem toda a cultura, paisagem, flora, fauna e gastronomia de Cayey, “nada que tenha a ver com política ou religião”.
A participação de Francesca Santiago Soto, criadora do logotipo; Yaritza Ballester e os alunos Alana Díaz e Valeria Rodríguez Roig, que também levantaram suas sugestões. Também foram apresentadas obras de Joseph Morales, embora este não tenha estado presente. Até Gotassi Silva e Ríos fizeram o mesmo por teleconferência, de seus respectivos países.
Por outro lado, Francisco Ortiz, morador de Guavate, explicou que a ideia de desenvolver esta iniciativa começou há dois anos, ao perceber que a parede estava a deteriorar-se e a cair sujidade, embora fosse constantemente pintada. Ele revelou que conversou com a diretora da escola para encontrar uma forma de reabilitar o espaço “pintando-o mais bonito”, mas a diretora sugeriu-lhe o mural. Exprimiu-se satisfeito “pela rapidez com que está a acontecer”, com as ideias que a comunidade contribui.
Pessoas de qualquer parte do mundo, interessadas em fornecer materiais ou fazer uma doação devem entrar em contato com Ortiz pelo telefone (787) 554-8611. Para quem deseja participar desse esforço, recomenda-se o uso de roupas e calçados adequados para limpeza e pintura, luvas, água e lanche nas datas indicadas para o trabalho. Informações adicionais sobre este movimento: guavarte@hotmail.com; no Facebook (GuavArte) e no Instagram (guavarte).
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