Últimas

Pedro Aizza, piloto mais jovem da GT Sprint Race, é campeão da primeira corrida em Cascavel

Piloto curitibano de 16 anos venceu a prova de abertura na cidade paranaense. Na segunda, liderava sua categoria na última volta até ser tocado pelo piloto Pedro Ferro e sair da pista

Luciano Santos / SigCom
O piloto Pedro Aizza, mais jovem do grid da GT Sprint Race nesta temporada, foi um dos destaques da etapa de Cascavel (PR), no Autódromo Zilmar Beux. Após largar em quinto lugar na primeira corrida, na manhã deste domingo (18), Aizza garantiu seu primeiro triunfo na classificação geral do evento. Já na segunda, ocupava a terceira colocação geral e primeira em sua categoria até a última volta, quando foi tirado da pista pelo piloto Pedro Ferro. Assim, Aizza cruzou a linha de chegada em nono lugar e em quarto na PROAM e, no entanto, ganhou uma posição em cada classificação após Ferro ser punido pela direção de prova por outro incidente.

A primeira corrida foi perfeita para Pedro Aizza. Depois de largar em quinto lugar, Aizza já ocupava a terceira colocação ainda na primeira volta. Com cinco voltas, ele superou o pole Beto Cavaleiro, da PRO, assumindo a ponta instantes antes da entrada do carro de segurança. A partir daí, ele soube manter o foco e o bom ritmo, garantindo o topo do pódio no geral de uma das principais categorias do automobilismo nacional.

"O que posso dizer é que seguimos o planejamento em relação ao que foi combinado com minha equipe. E assim foi a corrida mais perfeita que eu fiz, com as ultrapassagens logo no começo. Tivemos o carro de segurança após eu assumir a ponta, o que foi essencial porque consegui uma ótima relargada e abri uma bela vantagem. Uma felicidade que não dá para esquecer. Eu gritei tanto que até fiquei sem voz. É incrível", comemorou o piloto de Curitiba.

“Significa muito para mim essa primeira vitória no geral em uma prova. Esse é o meu início na GT Sprint Race e sei que a competição tem pilotos muito mais experientes do que eu. Sinto que estou evoluindo com a equipe, sempre concentrado e isso é incrível. Nada melhor para provar isso do que esse resultado. Vai ficar na memória para sempre”, completou.

Já na segunda corrida, Pedro Aizza largou em primeiro e consegui manter a posição nas primeiras voltas. Após ser ultrapassado pelo vencedor Thiago Camilo, Aizza foi atrapalhado pelo líder e caiu outra posição. O piloto ocupava o quinto lugar quando aproveitou outra entrada do carro de segurança para fazer ótima relargada e aproveitou a disputa de dois rivais pela terceira posição, para ultrapassá-los. Ao entrar na última volta, foi tocado pelo quarto colocado até então, Pedro Ferro, que o pôs para fora e assim tirou sua chance de garantir a dobradinha na PROAM.

"Eu havia ultrapassado o Pedro Ferro a três voltas do fim e ao abrir a última ele bateu em mim logo na primeira curva da entrada. Isso tirou a minha vitória da PROAM e também o terceiro no geral. Ele saiu no lucro, porque perdeu apenas duas posições e se manteve em segundo na nossa categoria. Esta foi a segunda vez que ele faz isso comigo nesta temporada da GT Sprint Race. Foi uma pena", finalizou Pedro, antes de saber da decisão da organização de punir o adversário em 20 segundos por atitude antidesportiva.

O calendário da GT Sprint Race está dividido em duas séries e nove etapas: o campeonato nacional, com seis etapas (duas corridas em cada), – Velocitta (SP), Interlagos (SP), Cascavel (PR), Palmeira (PR) e duas em Curitiba (PR) –, e as três etapas da “Special Edition” – Goiânia (GO), Tarumã (RS) e Potenza (MG) –, com três corridas cada. Na 10ª edição serão três títulos distintos da Sprint Race: Brasil, Special Edition e Overall, nas suas respectivas classes: PRO, AM e PROAM. E, ainda, o título do minitorneio do Rookie Of The Year.

Nenhum comentário