Pianista pernambucano Amaro Freitas é convidado do CCBB Educativo para o "Múltiplo Ancestral"
ATIVIDADE DIGITAL “BAQUAQUA E SAKOFA” SERÁ REALIZADA NO DIA 24/07
Amaro Freitas - photo by Helder Tavares |
A história de Baquaqua e de Sankofa serão contadas de maneira diferente pelo pianista pernambucano Amaro Freitas, em edição do projeto Múltiplo Ancestral, do CCBB Educativo. A atração estará disponível a partir do dia 24 de julho, às 10h, no site www.ccbbeducativo.com.
Em uma conversa sonora, o pianista pernambucano Amaro Freitas, uma das principais revelações do jazz brasileiro contemporâneo, em material produzido especialmente para o Programa CCBB Educativo, toca e fala sobre suas pesquisas, referências e músicas a partir de sua ancestralidade, da busca espiritual por histórias esquecidas, filosofias antigas e figuras inspiradoras do Brasil negro.
Muito para lá do sempre predominante samba jazz, Amaro Freitas volta-se para a cultura nordestina e traduz o frevo, o baião, o maracatu, a ciranda ou o maxixe para a linguagem do jazz. Baquaqua traz a história raramente contada do africano Mahommah Gardo Baquaqua, que foi trazido para o Brasil como escravo, mas fugiu para Nova York em 1847, onde aprendeu a ler e escrever. Sua autobiografia foi publicada pelo abolicionista americano Samuel Moore e hoje é o único documento conhecido sobre o comércio de escravos escrito por um ex-escravo brasileiro.
Sankofa, por sua vez, é um símbolo da Adinkra (conjunto de símbolos ideográficos dos povos acã, da África Ocidental), representado por um pássaro com a cabeça voltada para trás. Quando se deparou com essa figura em uma bata à venda em uma feira africana no Harlem (bairro de Nova York que foi palco de grandes pianistas do jazz, como Thelonius Monk e Art Tatum), Amaro compreendeu a importância do significado e fez dele o conceito fundamental para o seu novo álbum: “O símbolo do pássaro místico, que voa de cabeça para trás, nos ensina a possibilidade de voltar às raízes, para realizarmos nosso potencial de avançar".
A cultura de Pernambuco transborda naturalmente no estilo de Amaro Freitas, pianista e compositor de 27 anos que é uma das grandes revelações do jazz brasileiro recente. Influenciado pelo mestre do frevo Capiba, por Moacir Santos, Hermeto e Gismonti, mas também pelas grandes referências do piano jazz como Monk, Jarrett ou Corea, lançou o seu disco de estreia Sangue Negro em 2016 e conquistou de imediato a crítica, que nele encontrou uma nova vida ao piano jazz.
Contratado pela gravadora londrina Far Out Recordings, o pianista, acompanhado de Jean Elton (Contrabaixo) e Hugo Medeiros (Bateria) já se apresentou em importantes Clubs, como: Ronnie Scott’s (UK), Duc de Lombards (FR) e Unterfahrt Jazz Club (GE), à festivais internacionais, dentre eles: Outono em Jazz (Casa Da Música / PT), Buenos Aires (ARG), Rio das Ostras e MIMO (BR).
Multiplicidade e riqueza de conteúdo no CCBB Educativo
Com o aumento de atividades online, o público do CCBB Educativo ganhou mais que praticidade e acessibilidade nos conteúdos disponíveis. A programação está ainda mais rica, uma vez que mais atrações foram incluídas e, com os participantes a distância, foi possível contar com especialistas de vários lugares do país, antes inviabilizados por questões de logística.
SERVIÇO:
Programa CCBB Educativo – Múltiplo Ancestral
Baquaqua e Sankofa
Com Amaro Freitas
Sábado, 24 de julho, às 10h
Local: site do CCBB Educativo
Acesso: www.ccbbeducativo.com
Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 3 anos
Evento gratuito
Informações: (31) 3431-9440/9441
www.ccbbeducativo.com
Sobre o Programa CCBB – Educativo
O Programa CCBB Educativo desenvolve ações que estimulam experiências, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Essas partilhas acontecem por meio de trocas culturais e metodologias de educação que garantem acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade.
Nenhum comentário