Quais são os países que mais investem em propaganda?
Lista dos 5 maiores investidores de propaganda do mundo
Saber quais são os países que mais investem em propaganda pode ser muito interessante. Em primeiro lugar, porque há uma clara disparidade entre os países da lista, como você verá logo a seguir. Em segundo, porque mostra que há espaço para o mercado publicitário crescer muito, caso todos os países invistam na mesma proporção que o líder do setor (que é o responsável por essa grande disparidade mencionada).
Entender quais são os países que mais investem em propaganda ajuda a entender quais são os países que estão mais avançados em termos de técnicas e conhecimento específico dentro do segmento. Além disso, também ajuda a entender onde existem mais oportunidades de emprego, quais são os países com mais cursos e como criar uma carreira interessante no setor, caso você queira.
E aí, quer aprender quais são os países que mais investem em propaganda no mundo todo? Então siga a leitura do artigo abaixo agora mesmo!
Quais são os países que mais investem em propaganda: top 5
1. EUA
Os Estados Unidos é o país que mais investe em propaganda e Marketing no mundo inteiro. E de longe, sem sequer uma competiçãozinha do segundo colocado da nossa lista.
O investimento anual de propaganda nos EUA é de cerca de $369,2 bilhões de dólares. Isso mesmo: quase 400 bilhões de dólares por ano que são gastos em propaganda no solo americano. Agora imagine o retorno desse investimento e dá para entender porque o país tem o maior PIB do mundo.
Grande parte desse investimento é direcionado a propaganda internacional que as multinacionais americanas fazem, claro, além de bilhões que são gastos em projetos únicos do país, como os filmes de Hollywood (um grande blockbuster tem orçamento publicitário médio entre $150 milhões e $200 milhões), as grandes ligas esportivas (NBA, MLS), as grandes multinacionais de tecnologia e os licenciamentos de marcas do país.
Em termos per capita, os EUA também surpreendem: são cerca de $1.124,30 dólares gastos em publicidade por ano para cada pessoa que vive no país.
2. Japão
Em segundo lugar na nossa lista vem o Japão. A Terra do Sol Nascente também tem um polpudo orçamento de marketing, mas nada perto do orçamento americano: são $51,5 bilhões de dólares investidos pelas empresas japonesas todos os anos. Em termos de investimento per capita, o valor é o equivalente a $407,76 dólares por habitante do país todos os anos. Se o Japão investisse na mesma proporção per capita que os EUA, o seu gasto anual em publicidade seria de aproximadamente 141 bilhões anuais.
Os principais investimentos publicitários no Japão são no setor de comércio e nas grandes indústrias tecnológicas do Japão, com especial destaque para o setor automotivo (de empresas como Honda, Nissan e Toyota), de entretenimento (como Sony e Nintendo) e de eletrodomésticos (Panasonic, Toshiba e Sharp).
3. China
A China é o país mais populoso do planeta Terra. Por isso, deveria ser o país com maior orçamento de marketing, não é mesmo? No entanto, não é assim que as coisas funcionam - embora isso possa mudar em breve.
Explica-se: o orçamento publicitário anual na China é de cerca de $36,1 bilhões de dólares por ano. É o terceiro maior do mundo, mas um dos menores per capita de todos: apenas $26 dólares por cabeça. Parte disso se explica pelo fato de que grande parte da população chinesa ainda vivia em ambiente rural até pouco tempo. Por isso, a indústria de marketing ainda engatinha no país. No entanto, o potencial de crescimento é enorme. Se a China investisse anualmente o mesmo valor per capita que o Japão, por exemplo, seu orçamento publicitário seria de mais de $570 bilhões anuais, muito acima dos EUA. Ou seja: o potencial de crescimento lá é gigantesco.
4. Alemanha
A Alemanha é o quarto maior mercado publicitário no mundo todo. O país tem cerca de $25,6 bilhões de dólares anuais para investir em publicidade para as suas empresas. Isso faz com que as multinacionais alemãs (como a Volkswagen, por exemplo) tenham bastante recursos para vender no próprio país, além de levar conteúdo publicitário para outros países do mundo também.
Em termos de investimento per capita, a Alemanha gasta cerca de $312,4 dólares por pessoa. É o terceiro maior número do Top 5.
5. Brasil
Por fim, um país na lista que não está entre os mais desenvolvidos do mundo! O mercado publicitário nacional é o 5º maior do planeta, com investimento anual médio de $21,3 bilhões de dólares. Isso dá cerca de $109,9 dólares per capita. De um lado, mostra que há potencial para crescer (poderíamos, por exemplo, investir 4 vezes mais se tivéssemos o mesmo ritmo per capita que o Japão). No entanto, o ponto negativo é que nossa moeda é muito mais fraca se comparada ao dólar do que o iene japonês ou o euro. Por isso, é muito mais difícil seguir o mesmo ritmo que os países de primeiro mundo.
Isso, no entanto, não muda o fato que temos uma das indústrias mais criativas do mundo, ganhando prêmios constantes no mundo inteiro. Além disso, temos profissionais técnicos de alto nível, como aChili, agência especializada em SEO que é uma das melhores do planeta.
Pronto! Agora que você já viu o Top 5 de países que mais investem em propaganda no mundo inteiro, deu para perceber como os EUA estão muito acima do resto do planeta nesse aspecto, não é mesmo? É claro que o país americano conta com os investimentos pesados em marketing feitos pelos filmes de Hollywood, que são coisas que os outros países não têm, mas mesmo assim a disparidade é sensível.
E aí, se surpreendeu com a lista? Acredita que o mercado nacional tem potencial para crescer na mesma proporção que o americano? Deixe um comentário abaixo!
Nenhum comentário