Últimas

Solteiros lideram ranking de consórcios de bens móveis e serviços em 2021

 Segundo a BR Consórcios, 30% dos novos consorciados estão na faixa dos 30 aos 40 anos, seguidos por aqueles de 20 a 30 anos, com 26%

Julho de 2021- Pela primeira vez na história, o sistema de consórcios ultrapassou a marca de 8 milhões de consorciados ativos no Brasil, como aponta a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac). O recorde foi conquistado em razão do aumento de 32,4% nas adesões acumuladas de janeiro a maio, com 1,35 milhão contra 1,02 milhão obtida no mesmo período do ano passado.

O crescimento apontado pela Abac também foi sentido na BR Consórcios (www.brconsorcios.com.br), que reúne as marcas União, Araucária, Santa Emília, Lyscar, Mapfre e Rede Lojacorr. Juntas, elas somam cerca de 60 mil consorciados ativos. De janeiro a maio último foi registrado um salto de 38,1% nas vendas de novas cotas em relação ao mesmo período do ano passado. Em créditos disponibilizados o aumento foi de 23% e nas contemplações, 16%.

A pesquisa da BR Consórcios traz alguns dados interessantes. Os solteiros são os que mais adquirem consórcios para a compra de automóveis, motocicletas e serviços. Trinta porcento deles estão na faixa dos 30 aos 40 anos de idade, seguidos por aqueles de 20 a 30 anos, com 26%. “Os casados, por sua vez, têm ido atrás de estabilidade e ampliação de patrimônio, sendo os maiores compradores das cotas de imóveis principalmente”, revela José Roberto Luppi, diretor Comercial da BR Consórcios.

No comparativo mensal (maio de 2020 e maio de 2021), é possível notar que os solteiros estão preocupados em iniciar cada vez mais cedo um planejamento para suas conquistas. “O consórcio permite essa organização e faz com que os solteiros assumam compromissos com prestações que cabem em seus bolsos”, afirma Luppi. Ele lembra que entre as grandes vantagens da modalidade, em comparação aos sistemas tradicionais dos bancos, é a inexistência da cobrança dos juros, custos menores e mais acessíveis e melhores prazos.

A estudante Morgana de Figueiredo Lichti, 21 anos, é uma jovem solteira que adquiriu um consórcio no princípio deste ano em busca do sonho do primeiro automóvel. Conheceu o sistema por meio de um amigo, fez pesquisas no mercado e chegou a consultar bancos para um empréstimo ou financiamento. “Optei pelo consórcio pela segurança que oferece. Sei que ele é como um investimento de poupança que não posso mexer e que ao final terei crédito para comprar meu carro”, explica. “O consórcio veio de encontro às minhas necessidades, agora já me programo para dar um lance e pegar o carro depois de formar-me na faculdade em 2022”, completa.

SOBRE A BR CONSÓRCIOS (www.brconsorcios.com.br)

A empresa iniciou suas operações em 2012, com o objetivo de unir e fortalecer operadoras de consórcios que desejam expandir sua atuação. Seu modelo de negócio agrega administradoras dentro de uma mesma plataforma, sendo pioneiro no Brasil. Tem sua sede administrativa em Londrina (PR) e conta com cerca de 320 funcionários diretos. As empresas associadas à BR Consórcios são: Consórcio União, Consórcio Araucária, Consórcio Santa Emília, Consórcio Lyscar, MAPFRE Consórcios e Rede Lojacorr Consórcios. As empresas têm, juntas, uma carteira de mais de 60 mil cotas ativas.

Nos últimos anos, a BR Consórcios projeta a ampliação dos seus canais de distribuição com a adesão de novos associados e parcerias. Para alcançar essa meta, além de manter suas equipes próprias de vendas, tem firmado novas parcerias para vendas de cotas de consórcios com empresas dos mais diversos setores, entre elas revendedores de automóveis, concessionários de motocicletas, corretoras de seguros, imobiliárias e empresas especializadas na venda de consórcios.

Nenhum comentário