"Transversalidades", do CCBB Educativo, apresenta a webinar "Acervos Falantes"
PÚBLICO PODE CONFERIR A ATIVIDADE ONLINE NO DIA 14/07 COM O ARTISTA CLAUDINEI ROBERTO DA SILVA. BATE-PAPO CONTA COM TRADUÇÃO EM LIBRAS
Claudinei Roberto da Silva - Divulgação |
O projeto “Transversalidades”, do CCBB Educativo, convida o artista e curador Claudinei Roberto da Silva para compartilhar saberes e experiências sobre coleções e o que elas têm a falar. A webinar “Acervos Falantes” acontece no dia 14 de julho, às 15h, pela plataforma Zoom. É necessário fazer inscrição prévia no site do Programa para participar do evento ao vivo, que também conta com tradução em Libras.
O encontro visa realçar a importância vital dos museus enquanto equipamentos de educação e formação cidadã, observando o que eles têm a dizer a partir de seus acervos. O professor, curador e artista Claudinei Roberto abordará os diálogos possíveis entre o museu e seu público.
Claudinei Roberto da Silva nasceu em São Paulo em 1963 e vive e trabalha na cidade. Graduado em Educação Artística na Escola de Comunicações e Artes da USP Universidade do Estado de São Paulo. Em 2011 foi bolsista Programa “International Visitor Leadership Program” do Departamento de Estado do Governo dos Estados Unidos. Foi sub-coordenador do Educativo da 27ª Bienal de São Paulo (2007) e coordenador interino dos Núcleos de Educação do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, do Paço das Artes (2009/10).
Foi Coordenador do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil (2010 a 2013) e coordenador Artístico Pedagógico do projeto multinacional “A Journey trough African diáspora” do American Aliance of Museuns em parceria com o Museu Afro Brasil e Prince George African American Museum (2013/14). Coordenou o Núcleo Educativo da 13ª edição de Bienal Naïfs do Brasil do SESC e itinerância (2016-2017).
Realizou entre outras a curadoria da exposição “PretAtitude: insurgência, emergência e afirmação na arte afro-brasileira contemporânea” nos SESC São Carlos, Ribeirão Preto, Vila Mariana, Santos e São José do Rio Preto (2018/21) e Curador da exposição Sidney Amaral “O Banzo, o amor e a Cozinha” Museu Afro Brasil – São Paulo. (2014). Curador da “13ª Edição da Bienal Naïfs do Brasil” no SESC Piracicaba (2016) com Clarissa Diniz e Sandra Leibovitz. Como artista já participou de várias exposições individuais e coletivas.
Acessibilidade no CCBB Educativo
Acessibilidade e inclusão são princípios que pautam todas as ações do Programa CCBB Educativo – Arte & Educação, contribuindo para um ambiente propício à pesquisa, criação e fomento de ações voltadas à garantia de ampla democratização e acesso à cultura.
O Transversalidades traz cursos para professores e educadores, abordando temas transversais aos campos da educação e da arte, conectando questões presentes nas exposições a urgências e reflexões cotidianas. Tem entre seus temas as práticas artísticas e sociais, a memória, a produção de subjetividades, de territórios e de patrimônios.
O curso é ministrado por profissionais convidados de áreas diversas, e sempre conta com intérprete de Libras.
SERVIÇO:
Programa CCBB Educativo – Transversalidades
Acervos Falantes
Com Claudinei Roberto Silva
Quarta-feira, 14 de julho, às 15h
Transmissão: Plataforma Zoom
Inscrições: ccbbeducativo.com/cursos
Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 16 anos
Acessível em Libras
Evento gratuito
Informações: (31) 3431-9440/9441
Sobre o Programa CCBB – Educativo
O Programa CCBB Educativo desenvolve ações que estimulam experiências, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Essas partilhas acontecem por meio de trocas culturais e metodologias de educação que garantem acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade.
Nenhum comentário