Últimas

Você sente dor entre os dedos dos pés depois de correr? Pode ser neuroma de Morton

 

Visto que seus pés absorvem mais força do que qualquer outra parte do corpo (especialmente durante a corrida), quando algo dá errado lá, a dor pode ser especialmente intensa. 

 

Se, ultimamente, você se pega estremecendo a cada passo, uma condição comum chamada neuroma de Morton pode ser a culpada.

 

Caracterizado por uma dor aguda e em queimação na sola do pé, o neuroma de Morton pode causar estragos em sua programação de treinamento. 

 

Felizmente, existem algumas correções caseiras simples que você pode implantar para aliviar seus sintomas e voltar para a estrada o mais rápido possível.

 

Aqui está o que você precisa saber.

O que é o neuroma de Morton e sua causa?

O neuroma de Morton descreve o aumento do tecido ao redor de um nervo na planta do pé, geralmente entre o segundo e o terceiro dedos (embora às vezes entre o terceiro e o quarto). 

 

Ocorre quando o nervo está irritado ou danificado e inflama devido ao "estresse mecânico" desencadeado por:

 
  • Um tênis de corrida muito apertado
  • Técnicas de corrida ruim
  • Panturrilhas apertadas
  • Pé chato
  • Joanetes
  • Pé de garra
  • Arcos altos
 

O neuroma de Morton é mais comum em pessoas entre 40 e 50 anos, mas pode ocorrer em qualquer idade, geralmente se desenvolvendo de forma inesperada e piorando com o tempo. 

 

Se você deixar de agir, essa condição agonizante e frustrante pode levar a danos permanentes nos nervos, deixando você estacionado no sofá por um longo período.

 

Quando o neuroma de Morton é detectado precocemente, o tecido inflamado ao redor do nervo se acalma e os sintomas se resolvem. 

 

Se não for verificado, no entanto, o nervo irritado fica espesso e torna-se progressivamente mais dolorido devido ao aumento da pressão.

Quais são os sintomas do neuroma de Morton?

O sintoma mais proeminente do neuroma de Morton é a dor intermitente que começa quando você coloca pressão ou peso no pé - seja quando você amarrar os tênis ou depois de sair - e só diminui quando você tira os sapatos e massageia o área.

 

Pode parecer uma pontada aguda ou surda emanando da planta do pé, embora alguns corredores sintam apenas a dor nos dedos dos pés. 

 

As pessoas costumam comparar a sensação de estar em pé sobre uma pedra ou mármore, uma meia amassada ou mesmo uma lâmina de barbear.

 

A área pode latejar ou arder conforme a dor irradiar, ou pode ficar entorpecida com alfinetes e agulhas. 

 

Os sintomas do neuroma de Morton podem ser intensos e algumas pessoas têm dificuldade para caminhar porque a dor é muito forte. No entanto, não há inchaço perceptível.

 

O primeiro sintoma do neuroma de Morton costuma ser dormência; portanto, se você perder a sensação nos dedos dos pés de vez em quando, é um sinal para tomar uma atitude com remédios caseiros. 

 

Se você estiver mais adiante - com uma dor terrível e mancando -, há uma chance de que você precise de um procedimento cirúrgico, chamado neurectomia, para remover uma parte do nervo.

Como tratar o neuroma de Morton

Se começar a sentir dor nos pés, você deve consultar um médico ou podólogo imediatamente para uma avaliação precisa. 

 

Eles geralmente conseguem descobrir o neuroma de Morton manipulando o pé, mas podem encaminhá-lo para um raio-X, ultrassom ou ressonância magnética para descartar outras causas, se necessário.

 

Depois de ser diagnosticado, você pode ser aconselhado a trocar de calçado, tomar analgésicos e tentar exercícios de alongamento. 

 

Se a dor persistir, você pode ser encaminhado para injeções de esteróides para acalmar o nervo, com o pior cenário envolvendo cirurgia, mas de qualquer forma, procure um ortopedista especialista em pé para um diagnóstico preciso. 

 

Quanto mais os sintomas persistirem, mais difícil será consertar o problema; portanto, utilize todas as ferramentas de seu arsenal para tratar pequenas dores em casa. 

 

Coloque gelo na área, tente manter o pé elevado o máximo possível e use palmilhas ou protetores para ajudar a espalhar o antepé. 

 

Tome analgésicos conforme necessário. Você também pode usar géis anti inflamatórios na área. 

 

Dê ao seu pé a chance de se curar também. Isso significa fazer uma pausa tática na corrida regular em favor de atividades de baixo impacto, como natação . 

 

Como o neuroma de Morton geralmente está associado a movimentos esportivos repetitivos, dependendo da gravidade, seria aconselhável descansar e deixar o pé cicatrizar antes de continuar o exercício. 

O neuroma de Morton foi embora?

Cerca de um terço das pessoas com neuroma de Morton melhora depois de trocar os calçados e usar protetores metatarsais. 

 

Teste os tênis de corrida antes de comprá-los, removendo o forro ou palmilha e pisando neles - se o seu pé for mais largo do que o forro, isso comprimiu os ossos do metatarso e irritou o nervo.

 

Se você sofre de neuroma de Morton, pode descobrir que seus sintomas aparecem e desaparecem ao longo dos anos. Quando a condição piora, é provável que atrapalhe seu treinamento por um tempo.

 

Mas com os devidos cuidados e descanso adequado, você estará de volta à linha de partida em um piscar de olhos.

Nenhum comentário