5 dicas para pequenas empresas saírem mais fortes da pandemia
por Leonardo Sertã, Head de Desenvolvimento de Mercados do PayPal para a América Latina
Leonardo Sertã, Head de Desenvolvimento de Mercados do PayPal para a América Latina |
As pequenas empresas desempenham um
papel fundamental em nossas comunidades e na economia do País. No ano passado,
conforme a pandemia mudou o cenário do varejo e do comércio, esses negócios
enfrentaram muitas mudanças. Assistimos diversas pequenas empresas digitais
experimentarem um crescimento fantástico atraindo consumidores que se voltaram
para os canais digitais. Paralelamente, muitas outras, que mantiveram a atuação
apenas no varejo físico, viram suas vendas diminuírem – parte delas sendo
forçadas a fechar as portas.
À medida que emergimos da pandemia, as
pequenas empresas precisam se adaptar, rapidamente, aos novos comportamentos e
expectativas dos consumidores. Por isso, reuni cinco dicas que os pequenos
lojistas podem colocar em prática agora mesmo, para se prepararem para o
sucesso.
Crie uma experiência de compra integrada
De acordo com a consultoria
italiana Finaria, as vendas no varejo de e-commerce global atingirão mais
de US$ 2,7 trilhões este ano, devendo chegar a US$ 3,4 trilhões em 2025. Esses
números expressam que o futuro do e-commerce é estável, sem indícios de queda.
Em países como o Brasil, grande parte do
crescimento da indústria foi desencadeado pela massificação do smartphone como
item essencial no dia a dia dos brasileiros. O país está no top 3 dos que mais
usam a internet via celular – e os brasileiros costumam passar mais de 4 horas
por dia em redes sociais.
Apesar dessa realidade, muitas pequenas
empresas ainda não têm presença online – basta ver os últimos dados da pesquisa
"Perfil do E-commerce Brasileiro 2021", parceria do PayPal e da
BigDataCorp., que revelam que somente 6,9% do varejo brasileiro está online. E
mesmo entre as empresas com presença online, muitas carecem de uma experiência
integrada de venda, que conecte seus vários canais, conhecida como multicanal
ou omnichannel. Ao possibilitar essa experiência, as pequenas empresas podem
atender melhor às elevadas expectativas do cliente.
Por exemplo: muitos consumidores gostam
de adicionar um item em seu carrinho de compras online e, em seguida, tê-lo
aguardando para ser experimentado na loja física. Ou, inversamente, querem
poder experimentar algo na loja física e, se o tamanho ou a cor adequados não
estiverem disponíveis, ter o modelo escolhido esperando em seu carrinho de
compras online.
Para tanto, as pequenas empresas devem
se certificar de que seu software de gestão (back-end) seja capaz de integrar
itens como relatórios, pagamentos, gerenciamento de estoque e pedidos, em
integração perfeita com parceiros terceirizados.
Proteja suas informações e as de seus clientes contra fraude
À medida que empresas e clientes se
voltam para a Internet, fraudes e golpes também aumentam no ambiente digital.
Cartões de débito e crédito, por exemplo, são um dos principais alvos de novas
tentativas de golpes. No Brasil, esse índice
bate nos 3,5%. Ou seja, de cada 100 vendas, 3,5 são tentativas de fraude.
Portanto, as pequenas empresas devem
monitorar suas transações e contas de clientes para identificar quaisquer
sinais de alerta. Por exemplo, se a empresa encontrar informações de envio ou
faturamento inconsistentes, que não correspondam aos seus registros, isso
indica alguma atividade incomum, que deve ser investigada.
As empresas também podem ajudar a
prevenir fraudes com ações simples, como exigir que seus clientes criem senhas
sólidas e seguras – com um número mínimo de caracteres, incluindo um caractere
especial.
Ofereça aos clientes variedade de opções
de pagamento
É essencial colocar o cliente em
primeiro lugar – e respeitar a sua vontade. Por isso, as pequenas empresas
devem permitir múltiplas opções de pagamento para que os consumidores façam
suas compras da maneira que preferirem. Por exemplo: oferecer a seus clientes a
possibilidade de pagar de maneiras que os ajudem a estender seu poder de
compra.
Além de boleto, cartões, Pix e vendas a
prazo, uma ótima opção é contar com carteiras digitais na hora do checkout,
como a do PayPal, que reúne as informações financeiras do cliente (cartões de
crédito e débito) e não compartilha esses dados.
Tenha parceiros de confiança para manter o foco no negócio
As pequenas empresas devem garantir que
todas as partes do negócio estejam sendo bem cuidadas – e aqui incluo
gerenciamento de site, marketing para manutenção e captação de clientes,
gerenciamento de back-office, contratação de pessoal, gestão de equipe e
atendimento ao cliente.
É muita coisa para pensar. Por isso, é
fundamental contar com parceiros de confiança, que facilitem o trabalho de
back-end. Assim, o(a) empresário(a) pode se dedicar ao que sabe fazer: vender.
Tome decisões baseadas em dados
Por fim, é vital aproveitar os dados
gerados pelo seu negócio de maneira eficiente e, assim, tomar decisões bem
informadas. Dados bem gerenciados fornecem uma ampla compreensão do cliente, de
suas preferências e geram melhores experiências de compra. Essas informações
também podem direcionar ofertas e estratégias de preços, atraindo mais
visitantes para sua loja online.
Além disso, o uso eficiente de dados ajuda a evitar atividades fraudulentas e aumenta a confiança e a segurança do consumidor. Em última análise, ao usar informações de forma eficaz, você também pode impulsionar boas campanhas de marketing, o que melhora as vendas.
A pandemia não veio para ficar, mas muitas das novas tendências vieram. Por meio dessas cinco dicas, você pode ajudar a sua empresa a sair desse período em uma posição de força, para ganhar ainda mais mercados quando o cenário desanuviar.
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