Alta nos preços: vale a pena adquirir um veículo agora?
Precisa de ajuda para saber se é a hora de comprar um veículo? Leia este texto para tirar suas dúvidas e usar empréstimo online a seu favor!
Foto: Pixabay |
Comprar um veículo não é apenas o sonho de infância de muita gente. Mas representa, também, a possibilidade de ganhar independência.
Porém, com a alta nos preços, fica a dúvida sobre esse ser ou não um bom momento para comprar um carro.
Assim, se você quer saber por qual motivo os automóveis estão mais caros e entender algumas opções de conseguir capital para investir no seu próprio carro, então este texto é para você!
Por que os veículos estão custando mais?
Não podemos negar a alta nos preços dos veículos. E isso se deve a diversos fatores.
Primeiramente, a alta inflação decorrente da atual situação econômica brasileira, principalmente por causa da pandemia, faz os preços subirem. E o desequilíbrio entre oferta e demanda de veículos também.
Além disso, São Paulo, que contém a maior frota circulante do Brasil, aumentou as alíquotas do imposto ICMS, o que também contribui para a elevação do valor dos carros.
Outro fator influenciador foi a paralisação da produção de certos veículos no país em decorrência de um problema mundial de escassez de microprocessadores.
Quais as opções financeiras para adquirir um veículo?
Se apesar dos valores altos você ainda considerar que precisa comprar um carro agora, então saiba algumas opções que você tem para conseguir o capital necessário.
Empréstimo
Você tem a possibilidade de pedir um empréstimo online para o seu banco. Porém, deve ficar atento às taxas cobradas para não pagar um valor abusivo.
Se você tiver uma casa em seu nome, uma ótima opção é pedir o empréstimo com garantia de imóvel, porque ele tem uma das taxas mais baixas do mercado.
Outra alternativa é o empréstimo com garantia de investimento. Mas, para isso, a aplicação deve ser no mesmo banco que você quiser fazer o empréstimo.
Lembre-se de ler o contrato com bastante atenção para que nenhum custo extra passe despercebido. Além disso, caso você tenha alguma dúvida, entre em contato com a sua instituição financeira para esclarecê-la.
Financiamento
Você também pode pedir um financiamento para o seu banco. A diferença entre o empréstimo e o financiamento é a necessidade de informar ao banco o destino do dinheiro.
Ou seja, se você optar pelo financiamento, precisará dizer qual carro irá comprar e por qual motivo você precisa deste veículo.
Quando as razões são relacionadas a trabalho, há uma chance maior de o banco aprovar o crédito.
Além disso, o financiamento pode ter uma taxa mais baixa do que certos tipos de empréstimo.
À vista
Você também tem a possibilidade de fazer o pagamento à vista. Isso pode fazer você conseguir um desconto considerável na compra do automóvel.
Contudo, essa opção normalmente é um pouco menos acessível a grande parte das pessoas, visto o alto custo de aquisição de um veículo.
Assim, sempre analise bem suas opções. Observando se a diferença de valor pago com o desconto adquirido compensa as taxas de juros pagas mensalmente.
O que considerar ao adquirir um veículo?
Além de tudo o que já ressaltamos, você deve fazer algumas considerações antes de fechar o negócio e comprar o seu carro.
Entenda seu orçamento
Nesse contexto, primeiramente, entenda o seu orçamento. Se você conseguir o empréstimo online ou o financiamento, por exemplo, conte com este valor. Mas, lembre-se de apenas se envolver em dívidas se você tiver a certeza de que conseguirá pagar as parcelas mensais ao banco.
Além disso, entender o seu orçamento ajuda você a saber o máximo que pode investir em um veículo. Isso te auxilia na negociação da compra, por exemplo, e a decidir entre diferentes opções de carro.
Considere custos adicionais e de manutenção
Também não esqueça de considerar os custos adicionais e de manutenção. Um carro demanda gasolina, revisão e consertos esporádicos.
Assim, se o seu orçamento estiver contado, você não conseguirá arcar com essas despesas que são inevitáveis ao adquirir um veículo.
Por isso, considere adquirir um veículo de preço um pouco inferior ao que você estava planejando, para conseguir lidar com imprevistos e custos extras relacionados ao carro.
Sempre compare as opções
Por fim, sempre compare as opções e não feche negócio com a primeira empresa que fizer uma oferta.
Vendedores podem ser bastante persuasivos e apresentar argumentos que farão você acreditar neles.
Porém, se você não fizer uma pesquisa prévia, então não terá um parâmetro para conseguir identificar se o preço e forma de pagamento aplicado está justo.
Além disso, após conversar com outras empresas, o seu poder de barganha aumenta e você pode, inclusive, solicitar uma redução de preço alegando o valor da concorrência ser menor.
O mesmo serve para solicitar empréstimo também. Busque comparar opções de diversas empresas, observando prazos e taxas de juros. Para facilitar, você pode optar por um simulador de empréstimo online, que irá fazer tudo isso por você.
Considerações finais
O objetivo desse texto foi explicar a você as múltiplas razões para o aumento do preço dos veículos. A partir disso, você consegue analisar se quer comprar um carro agora ou se prefere aguardar um momento mais favorável do mercado.
Assim, fique de olho nas formas de conseguir capital para adquirir o seu veículo e lembre-se de comparar as opções para encontrar a empresa que ofereça as melhores condições para você.
E se a sua decisão for pedir um empréstimo online, eu sugiro que você utilize o nosso simulador de empréstimo para descobrir qual oferta de crédito faz mais sentido para você.
Nenhum comentário