Últimas

Beleza sustentável: DHL Supply Chain eletrifica entregas para as lojas do Grupo Boticário na cidade de São Paulo

Ambas as empresas têm a sustentabilidade como valor central e buscam reduzir as emissões de GEE em suas operações

• Serão utilizadas vans e VUCs elétricos para as entregas para lojas de rua e shoppings centers
• Companhia transporta produtos vindos de Centro de Distribuição na Bahia e consolida com outras cargas em um hub na Grande São Paulo para aí prosseguir com a entrega às lojas
São Paulo, agosto de 2021: Assim como a melhoria contínua de suas operações, a sustentabilidade também é um valor muito forte dentro da cultura da DHL Supply Chain, líder global em armazenagem e distribuição. A mais nova iniciativa na área - e uma das mais abrangentes - é uma parceria com o Grupo Boticário para zerar as emissões das entregas da varejista de beleza para suas lojas em São Paulo Capital. O projeto faz parte do objetivo do Grupo Boticário de que 100% das entregas sejam feitas por veículos elétricos até 2025 nas capitais. A DHL Supply Chain, por sua vez, tem a meta de zerar suas emissões até 2050, tendo investido cada vez mais no desenvolvimento de soluções logísticas verdes. Com a parceria, estima-se que mais de 48 toneladas de gases deixarão de ser emitidas por ano a partir de 2022. 
"Já estamos fazendo entregas com nossas vans elétricas e, em breve, também colocaremos caminhões modelo VUC para atender a 40% das lojas localizadas na cidade de São Paulo a partir de agosto", afirma Gabriela Guimarães, Vice-presidente de Retail, E-commerce e Services Logistics da DHL Supply Chain, que complementa que a implantação da nova propulsão nas entregas será realizada em fases. 
Neste projeto, que teve início em janeiro de 2021, a DHL Supply Chain transporta os produtos de beleza mais famosos do Brasil de um Centro de Distribuição em São Gonçalo dos Campos (BA) para um hub de transportes da DHL na Grande São Paulo. De lá, são realizadas as entregas para as cerca de 280 lojas em quase todos os bairros da capital paulista, incluindo a movimentação de produtos das marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?, BeautyBox, Multi B, Vult, Beleza na Web e O.u.i. Por semana, serão cerca de 10 carretas movimentadas. Para este projeto, a DHL Supply Chain utilizará uma frota dedicada elétrica inicial de 14 veículos. Atualmente, o Grupo Boticário é o maior varejista de beleza e a rede de franquias com maior número de unidades no país. 
"Estamos muito felizes com esse projeto por vários motivos, mas o que tem nos motivado de verdade é o fato da união de duas empresas com valores muito parecidos. Sustentabilidade, diversidade, excelência e inovação são alguns deles. Além disso, o uso de veículos elétricos traz muitas vantagens, como é o caso da menor geração de ruído, liberação de restrições de circulação e, claro, a não emissão de gases, reduzindo assim a pegada de carbono das organizações", ressalta Gabriela Guimarães. 
"Esse movimento é um passo importante que reforça o trabalho de longa data que realizamos em ESG, especialmente na frente ambiental. Avançamos nesta agenda, mas sabemos que ainda há muito a ser feito para preservação dos recursos naturais", afirma Fernando Modé, CEO do Grupo Boticário. 
A iniciativa faz parte dos planos do Grupo Boticário de ampliar seu impacto positivo para a sociedade até 2030. Em abril, a companhia assumiu 16 compromissos socioambientais reunidos na plataforma "Uma Beleza de Futuro" que incluem "neutralizar o impacto ambiental de emissões de GEE, água e energia de 100% da operação direta" e "reduzir em 50% o impacto ambiental de emissões de GEE, água e energia dos nossos fornecedores críticos".
Outro aspecto importante da parceria é a diversidade. A DHL Supply Chain está com um programa para formar motoristas femininas para realizar estas entregas, acrescentando uma visão diferente a um universo ainda predominantemente masculino. 
Atualmente, a DHL Supply Chain dispõe de uma frota elétrica de mais de 60 veículos no Brasil, entre vans e um caminhão elétrico, realizando entregas verdes nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro. A operadora logística utiliza também bicicletas para entregas urbanas de baixo volume e dispõe de um Centro de Distribuição com uma usina solar no teto que gera quase toda a energia que consome. Nos próximos doze meses, a companhia planeja adquirir cerca de 200 veículos elétricos no Brasil, a fim de expandir ainda mais suas soluções logísticas verdes, hoje mais focadas nos mercados de varejo, moda, eletroeletrônicos e medicamentos.
Para acessar o vídeo da entrega da DHL Supply Chain para o Grupo Boticário com os carros elétricos, acesse aqui. 

Nenhum comentário