Últimas

Coca-Cola FEMSA Brasil recebe inscrições para edital “Ideias para um Mundo Melhor” em Minas Gerais

 Projetos devem ser focados em inclusão, empreendedorismo ou meio ambiente; no estado, podem participar ONGs com atuação em Itabirito, Brumadinho, Moeda e Nova Lima

Divulgação

A Coca-Cola FEMSA Brasil, maior engarrafadora de produtos Coca-Cola no mundo em volume de vendas, está recebendo inscrições, até o dia 31 de agosto, para a sexta edição do edital ‘Ideias para um Mundo Melhor’. Neste ano, as ONGs selecionadas vão receber até R$ 50 mil, cada, para projetos sociais que atuem no desenvolvimento comunitário e bem-estar social nos estados onde a companhia tem operações: Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Em Minas, as organizações sociais com atuação em Itabirito, Brumadinho, Moeda e Nova Lima podem participar e se inscrever pelo http://ideiasparaummundomelhor21.com.br/edital.pdf.

 

A edição de 2021 abre oportunidades para propostas provenientes de organizações sociais divididas em três áreas: Inclusão, em que poderão ser tratados temas como diversidade, empoderamento dos públicos feminino, racial, LGBTQIA+, PCD e refugiados; meio ambiente, com temas voltados para água, economia circular e clima; e empreendedorismo, voltado para o fomento econômico, geração de emprego e renda. Além das quatro cidades em Minas Gerais, serão contempladas Bauru, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes (SP), Antônio Carlos (SC), Porto Alegre (RS), Maringá e Curitiba (PR) e Campo Grande (MS). Cada uma delas poderá receber aportes a serem distribuídos entre os projetos selecionados.

 

Para incentivar o maior número de inscrições de projetos, a companhia oferece, anualmente, cursos voltados para a elaboração de projetos, metas e indicadores, além de conceitos de inovação e ferramentas digitais. Neste ano, a capacitação foi realizada em parceria com a ONG Parceiros Voluntários, instituição sem fins lucrativos que dissemina a cultura do trabalho organizado.

 

“Com o avanço da vacinação e a expectativa do retorno à normalidade, essa edição do edital “Ideias para um Mundo Melhor” visa empoderar as pessoas através de crescimento pessoal, profissional e de inclusão. O edital já se mostrou relevante ao impactar 20.600 pessoas por intermédio de ONGs e reforça a missão da Coca-Cola FEMSA Brasil de gerar bem-estar social nos lugares em que está presente”, afirma Camila Amaral, diretora Jurídica e Assuntos Corporativos da empresa.

 

Nos cinco anos de edital, o aporte financeiro da Coca-Cola FEMSA Brasil possibilitou o desenvolvimento de ações capazes de amenizar desigualdades sociais. Selecionado em 2020, a ONG Casa de Mãe, em Nova Lima, utilizou os recursos obtidos para a reativação do projeto Aleliê Social, que oferece capacitação profissional em costura para mulheres que moram no bairro Jardim Canadá e têm baixo poder aquisitivo. “Por conta da pandemia, a Casa de Mãe ficou fechada praticamente o ano passado inteiro e conseguimos reabrir aos poucos em fevereiro deste ano, com distanciamento e respeitando todos os protocolos de segurança. O apoio da Coca-Cola FEMSA foi muito importante para essa reabertura, em que precisamos pensar em vários detalhes diferentes dos anos anteriores”, afirma a diretora da ONG, Michelle Pripas.

 

Em 2019, uma das vencedoras do edital em Minas Gerais foi a Associação para a Recuperação e Conservação Ambiental (Arca Amaserra). A ONG desenvolveu o projeto “Sistemas agroflorestais em rede em Brumadinho” para implantar uma nova tecnologia de agricultura regenerativa na região da Serra da Calçada, no município de Brumadinho. “Por meio do sistema agroflorestal –técnica de manejo da terra na qual se combinam espécies arbóreas (frutíferas ou madeireiras) com cultivos agrícolas–, a ONG conseguiu recuperar 120m² de terra e atendeu 24 famílias, fortalecendo a sustentabilidade socioeconômica e ambiental da agricultura familiar”, explica a coordenadora da Arca Amaserra, Simone Bottrel.

 

A selecionada na primeira edição do edital, em 2016, foi a Escola Municipal Laura Queiroz em Itabirito. De acordo com a coordenadora de projetos ambientais da escola, Flávia Mendanha, “o aporte financeiro foi fundamental para a implantação de um sistema de captação de água de chuva, utilizada para regar a horta e os jardins, limpeza do pátio e descarga dos sanitários”. Ela destaca que o projeto beneficia mais de 300 pessoas da comunidade escolar.

 

Sobre a empresa

A Coca-Cola FEMSA, S.A.B de C.V é a maior engarrafadora de produtos Coca-Cola do mundo em volume de vendas. A empresa produz e distribui bebidas sob as marcas registradas da The Coca-Cola Company, oferecendo um amplo portfólio de 129 marcas para mais de 265 milhões de consumidores. Com mais de 80 mil funcionários, a companhia comercializa e vende por ano aproximadamente 3,3 bilhões de caixas unitárias por meio de quase 2 milhões de pontos de venda. Operando em 49 unidades fabris e 268 centros de distribuição, a Coca-Cola FEMSA está comprometida com a geração de valor econômico, social e ambiental para todos os stakeholders em sua cadeia de valor. A companhia é membro do Índice Dow Jones de Sustentabilidade MILA Pacific Alliance, do Índice FTSE4Good Emerging e do Índice S&P/BMV total México ESG, entre outros. Suas operações cobrem territórios no México, Brasil –onde atua há 18 anos– Guatemala, Colômbia e Argentina e, em nível nacional, na Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Uruguai e Venezuela, por meio do investimento na KOF Venezuela. Para mais informações, visite www.coca-colafemsa.com.

Nenhum comentário