Com investimentos recordes em startups, mercado de crowdfunding projeta atingir o dobro de crescimento em 2021
Plataforma que mediou captações em negócios como a Flapper, Origem Motos, Pink Farms, Grana Capital e Dr. Cannabis dá dicas de como conquistar uma captação de sucesso
Segundo dados da Crunchbase, startups
bateram recorde em aportes no primeiro semestre de 2021, foram cerca de US$ 288
bilhões investidos durante o primeiro semestre de 2021, um aumento de 61% sobre
último recorde, de US$ 179 bilhões, no segundo semestre de 2020. Entre as
modalidades em ascensão está o equity crowdfunding, regulado pela instrução CVM
588, que mesmo em meio a pandemia, obteve investimentos recordes, um acumulado
de mais de R$ 84 milhões. Para
Rodrigo Carneiro, CEO da SMU Investimento,
maior plataforma de crowdfunding de investimentos em startups do Brasil,
questões macroeconômicas como a baixa taxa de juros ajuda ainda mais este
mercado. Em 2021, com ritmo ainda mais acelerado de crescimento, este número
deve ficar próximo do dobro.
“Para os próximos meses, estamos
animados com uma recuperação ainda mais forte com um efeito positivo das
vacinas e aquecimento da economia. Pelas nossas prévias, o crowdfunding já
atingiu R$100 milhões captados no primeiro semestre de 2021. O investidor
brasileiro está em busca de investimentos alternativos e mais retorno, dado o
fim dos altos juros em aplicações como títulos do Tesouro Direito”, avalia o
executivo.
À frente da plataforma que já mediou
aportes em negócios como a Flapper, Origem Motos, Pink Farms, Grana Capital e
Dr. Cannabis, Carneiro ainda avalia que parte do sucesso na captação de
startups se dá por alguns fatores e que nem sempre o que deu certo para uma
empresa funcionará para a outra.
“Apesar de variar, encontramos duas
características que sempre se repetem em captações de sucesso: empreendedor
totalmente dedicado à captação durante o período da campanha. Quanto mais ele
se dedicar, mais rápido ela acontecerá. Um outro ponto importante é conseguir
angariar o máximo de investidores antes mesmo da captação iniciar. Quanto mais
rápido a régua subir logo na abertura do oferta, maior o sucesso da captação”,
indica o executivo.
Outros pontos importantes destacados por
Carneiro são questões como:
- Ter uma boa presença online e
engajamento com os seus clientes
- Conseguir fornecer bastante
material didático para sair na mídia, inclusive, por meio da contratação
de assessoria de imprensa,
- Atender muito bem as dúvidas
dos investidores, realizando webinars, lives, atuações diretas com
investidores, dentre outras .
Após a captação a startup deve estar
pronta para contratar e expandir os seus negócios. Essa é a hora de ajustar a
governança corporativa e estar aberto a parcerias e já pensar na próxima
rodada. “ Minha dica é: aproveite a rede de investidores que acabou de
depositar o seu dinheiro e confiança no negócio. Eles são incríveis e muito bem
conectados. Seja fiel a eles e regrado com a divulgação das informações, isto é
uma preparação para os desafios futuros junto aos fundos de Venture Capital”,
indica Carneiro.
Sobre a SMU Investimentos
A SMU Investimentos é a maior plataforma
de crowdfunding de investimentos em startups do Brasil, devidamente registrada
na CVM. Para os investidores, a SMU é a porta de acesso para a diversificação
dos investimentos na economia real e no mundo de inovações. Para os
empreendedores, acesso ao smart money dado pela interconexão de empresas,
fundos, investidores profissionais e investidores-clientes engajados.
Dentre os diferenciais da plataforma
está o fato de que a SMU e seus sócios colocam recursos próprios em todas as
rodadas de investimento, criando assim um alinhamento de interesse com os
investidores (skin in the game). A empresa, que foi fundada em 2013 (primeira
plataforma do Brasil) pelos sócios Rodrigo Carneiro e Diego Perez, iniciou o
seu trabalho no mercado nacional em 2015. Desde então, já realizou 35
captações, movimentando mais de R$45 milhões de reais em investimentos em
startups.
Nenhum comentário